Tudo sobre as Eleições 2018
PUBLICIDADE

Siga ao vivo a votação, apuração e o resultado das eleições no Paraná

Acompanhe as informações sobre as eleições 2018 no Paraná: o dia de votação, a apuração dos votos e o resultado dos eleitos

Siga ao vivo a votação, apuração e o resultado das eleições no Paraná
Urna eletrônica
Compartilhar

Os brasileiros foram às urnas neste domingo (7) para escolher o novo presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. A votação começou às 8 horas e se encerrou às 17h no horário local. Para o governo do estado, Ratinho Junior (PSD) já está eleito em primeiro turno. Professor Oriovisto Guimarães (Podemos) e Flávio Arns (Rede) ocupam as duas cadeiras para o Senado. Confira o tempo real:

22h54 Confira todos os deputados estaduais e deputados federais eleitos pelo Paraná neste domingo

22h40 Sargento Fahur recebeu quase 315 mil votos, o primeiro da lista para deputado federal pelo Paraná. “Quero cortar benefícios de bandidos”, declarou à Gazeta do Povo, após ter a vitória nas urnas oficializada.

Reprodução Facebook/Arquivo pessoal

22h30 Saiba quem é o Professor Oriovisto Guimarães, eleito senador do Paraná pela primeira vez. Veja também como acabou a apuração para o Senado no estado

Foto: Antonio Costa/Gazeta do Povo

21h50 Cida Borghetti diz que “onda Bolsonaro” e prisão de Beto Richa foram fatores primordiais para que o estado tivesse a eleição para o governo liquidada ainda no primeiro turno

Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

21h02 O segundo turno está matematicamente confirmado para a Presidência da República. Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) seguem na briga pelo comando do país.

Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL): segundo turno entre o petismo e antipetismo. Fotos: Mauro Pimentel/AFP.

20h36 Em discurso no TRE, o governador eleito Ratinho Junior (PSD) falou em “renovar a esperança na política” e prometeu “modernizar” a gestão do Paraná.

Ratinho Junior (PSD) comemora a eleição para governador do Paraná. Crédito: Albari Rosa/Gazeta do Povo.

20h23 Derrotado na eleição para o Senado, o emedebista Roberto Requião usou as redes sociais para explicar o resultado considerado surpreendente. Segundo ele, o ‘voto útil’ no Professor Oriovisto Guimarães e em Flavio Arns ajudaram a tirá-lo do páreo.

Roberto Requião (MDB). Crédito: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo.

19h54: O caminho de Ratinho Jr. até o Palácio Iguaçu

Ratinho Jr. foi eleito governador do Paraná neste domingo. (Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)

19h30 Confira as promessas de Ratinho Junior, o novo governador do Paraná

Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

19h21 Ao chegar ao TRE-PR, o governador eleito Ratinho Junior (PSD) foi carregado nos braços por seus correligionários, que cantavam a vitória nas urnas já no primeiro turno. Durante a comemoração, porém, Ratinho acabou perdendo um pé de sapato. Após o incidente, ele participou de uma coletiva de imprensa ao lado de seu vice, Darci Piana, e do senador eleito pelo Podemos, Professor Oriovisto Guimarães.

Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

19h10: Acompanhe ao vivo a chegada do governador eleitor Ratinho Junior (PSD) e demais candidatos ao TRE.

19h04  Oriovisto e Arns são eleitos para o Senado e deixam Requião e Richa de fora

18h59 Quase duas horas depois do final do horário oficial de votação, ainda tem urnas chegando ao TRE-PR —, o que indica que a finalização da apuração ainda vai demorar.

18h44: Ratinho Junior é eleito governador do Paraná

18h30: Depois de 1h30 além do fim do horário de votação, terminou a votação na seção 176, localizada no Clube Curitibano. A urna foi uma das que apresentou problema ao longo do dia e precisou ser substituída. O problema não interferiu na votação. Dos 396 eleitores habilitados para votar, 331 compareceram.

18h21: TRE-PR atualizou o resultado parcial da apuração dos votos para os cargos de governador e senador do Paraná. Com 75% das urnas apuradas, Ratinho Junior (PSD) aparece com 59,91% dos votos — o que pode fazer com que ele leve esta eleição já no primeiro turno. A candidata Cida Borghetti (PP) tem 15,70% dos votos. Já João Aruda (MDB) aparece com 12,95%.

Além disso, a parcial revela também como está a corrida pelas duas cadeiras no Senado. Até agora, Professor Oriovisto Guimarães (Podemos) e Flávio Arns (REDE) aparecem na frente, com 27,68% e 25,11% dos votos computados. Com esse resultado, Roberto Requião (MDB) fica de fora. Já o ex-governador Beto Richa aparece com apenas 4,17% dos votos.

Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

17h58: Logo após o resultado de Boca Urna divulgado pelo Ibope, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), já ligou para Ratinho Junior (PSD) para cumprimentá-lo pela vitória. A ligação aconteceu há cerca de 10 minutos. O resultado, porém, ainda não é oficial. O TRE-PR afirmou que só vai retomar a divulgação dos resultados parciais às 18h. Greca participou da campanha de Cida Borghetti (PP).

17h55: O TRE-PR informou que só recebeu informações extraoficiais de eleitores reclamando das urnas e que só irá analisar os casos que forem formalizados. Ao longo de todo o dia, diversos eleitores apontaram problemas nas urnas eletrônicas e no sistema de biometria.

17h44: Pesquisa de Boca de Urna feita pelo Ibope mostra vantagem de Ratinho. Veja mais.

17h33: O TRE interrompeu a transmissão do resultado parcial da apuração no Paraná. A alegação é que, como ainda há muitos eleitores na fila esperando a sua vez de votar, a divulgação desses dados poderia influenciar nos resultados finais. Ao todo, o Paraná possui 26.792 urnas eletrônicas. No último balanço do TRE-PR, apenas 0,73% delas tinham sido apuradas — cerca de 195.

17h06: SERVIÇO: Acompanhe a apuração em tempo real pela Gazeta do Povo.

17h04: No TRE-PR, os painéis já foram ligados para dar início à contagem dos votos.

Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

17h: Votação encerrada. Somente eleitores que já aguardam na fila podem registrar o voto na urna. No Colégio Estadual do Paraná, o maior e mais antigo colégio eleitoral de Curitiba, as portas já foram fechadas.

16h48: Urnas serão encerradas em instantes. Eleitores têm até as 17h para votar. A partir deste horário, a votação se encerra e tem início a apuração. Primeiros resultados só serão divulgados oficialmente a partir das 19h

16h32: Um helicóptero da Polícia Militar, utilizado nornalmente no patrulhamento diário, está sobrevoando a cidade e enviando imagens para o Centro Integrado de Comando e Controle da Sesp. No momento em que a reportagem estava lá, o helicóptero enviava imagens aéreas do Tribunal Regional Eleitoral, onde, daqui meia hora, começa a apuração das urnas.

16h23: No Clube Curitibano, ocorreu o mesmo problema que no Colégio Positivo Júnior. Uma urna eletrônica não estaria dando a opção de digitar o número do candidato a presidente. O problema teria acontecido com quatro eleitores. Por segurança, a urna foi trocada e a votação continuou normalmente. Nenhum outro problema do gênero foi registrado no local, segundo os mesários.

16h15: De acordo com o TRE-PR, quem estiver na fila até as 17h poderá votar. As urnas só serão fechadas quando a última pessoa que estiver nesta espera concluir o voto.

15h54: Problemas em urnas e lentidão na biometria incomodam eleitores. Veja mais.

15h35: O secretário de Segurança Pública do Paraná, Júlio Cezar do Reis, está em uma videoconferência com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, neste momento. Acompanhado da comandante-geral da Polícia Militar e do delegado-geral da Polícia Civil, o secretário informa ao ministro a situação deste domingo de eleição no Paraná. Segundo Reis, a votação acontece com tranquilidade no estado. Ao todo, 10 mil policiais estão trabalhando. “Um balanço parcial de tranquilidade. Uma eleição bastante tranquila e segura. São 4 mil locais de votação. Uma ou outra ocorrência é inevitável, mas, no balanço geral, é uma eleição tranquila”, diz. Sobre a câmera instalada no acampamento Marisa Letícia, o secretário de Segurança Pública diz que a tecnologia não foi colocada efetivamente no local, mas perto. “Temos locais mais sensíveis, como o Colégio Estadual do Paraná, por exemplo, onde a Polícia Militar está com um caminhão. A Polícia Federal é um órgão que nos preocupa. E estamos trabalhando de forma preventiva para garantir a segurança de todos”, diz.

15h27: Segundo o TRE, até as 15h, 33 urnas eletrônicas apresentaram problemas e tiveram que ser substituídas em todo o Paraná. Curitiba é a cidade com o maior número de ocorrências: sete ao todo. Londrina é o segundo município com o maio número de problemas, com 4 casos.

15h21: De acordo com o a Sesp, 36 pessoas foram apreendidas por boca de urna e outras 61 por derramamento de panfleto em todo o Paraná. Ao todo, segundo a secretaria, foram assinados 37 termos circunstanciados. Além disso, a pasta confirma dois casos de compra de voto e um de transporte de eleitores.

15h15: Um problema registrado em uma urna eletrônica no Colégio Positivo Júnior, no bairro Bigorrilho, em Curitiba, obrigou a justiça eleitoral a trocar um dos aparelhos nesta tarde. Segundo reclamações de eleitores, a urna não estaria dando a opção de confirma após o voto para presidente. “Depois que coloquei o número do meu candidato a presidente, não apareceu a opção de confirma e a urna automaticamente encerrou a votação”, conta a cirugiã dentista Marileide Reichenbah. Apesar de a urna trocada ser a da seção 71, ela votou na seção 58. Gisele Macedo, que é jornalista, conta que também teve o mesmo problema na hora de votar. “E se eu tivesse errado o número para presidente? Teria votado em quem não queria, porque a urna não me daria opção”, afirmou. De acordo com o juiz Lourenço Chemim, da 1° Zona Eleitoral, os votos computados na urna que apresentou problemas serão mantidos e transferidos para a nova urna. Eleitores informaram que outras urnas também apresentaram o mesmo problema. A Justiça Eleitoral afirmou que iria avaliar se era o caso de trocar outros aparelhos.

Mesários trocam urna em colégio de Curitiba

15h09: SERVIÇO: Celular na cabine de votação? Veja o que pode e o que não pode fazer diante da urna

15h04 De acordo com o TRE-PR, a votação está transcorrendo em “absoluta normalidade”, mesmo com as várias reclamações de eleitores sobre demora e problemas nas urnas. Em nota emitida no começo da tarde deste domingo, o Tribunal afirma que todas as urnas eletrônicas passaram por um “rigoroso controle e testes de segurança, não havendo risco da existência de fraude”. Em relação aos boatos que circulam nas redes sociais sobre falhas em alguns equipamentos, o TRE diz que já está apurando os casos.

14h58: Mesário mais velho de Curitiba tem 82 anos e não quer parar tão cedo. Confira essa história.

14h55:  O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) confirmou que uma pessoa foi presa em Curitiba por boca de urna no fim da manhã deste domingo (07). A ocorrência foi registrada por volta das 11h26 na Rua Affonso Baroni, no bairro Pilarzinho, onde uma mulher estava distribuindo materiais de campanha de candidatos ao governo do estado, senador e deputados estadual e federal. Ela foi abordada por policiais militares, que deram voz de prisão e a encaminharam até a Polícia Federal na sede do TRE-PR. A distribuição de panfletos no dia da eleição é proibida.

14h37: A Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) instalou uma câmera no prédio da Polícia Federal, no bairro Santa Cândida, em  Curitiba, nas imediações do acampamento Marisa Letícia. De acordo com a pasta, o equipamento foi colocado no local por se tratar de um ponto considerado sensível. Militantes que ocupam a região desde a prisão do ex-presidente Lula, em abril. A câmera foi instaladas nesta semana.

Câmeras monitoram movimento no acampamento Marisa Leticia

Foto: Gabriel Azevedo/Gazeta do Povo

14h35: Gleisi aposta em PT no segundo turno. Leia mais.

Gleisi Hoffman vota em Curitiba

14h21: SERVIÇO – Não sabe onde votar? Saiba como consultar o seu local exato de votação

14h18: Ratinho declara apoio a Bolsonaro no 2º turno. Veja mais.

Ratinho Jr vota em Curitiba

14h14: O prefeito Rafael Greca votou no bairro Batel, em Curitiba. Ele chegou ao Colégio Estadual Julia Wanderley às 12h10 e entrou na fila sete minutos depois. Mesmo podendo entrar na fila preferencial por causa de idade — 62 anos —, ele aguardou as quase 30 pessoas que estavam à sua frente para registrar o voto. O prefeito só conseguiu entrar na cabine de votação 45 minutos depois.

Greca estava acompanhado da esposa, Margarita Sansone, e aproveitou os minutos de espera para conversar com curitibanos e tirar algumas selfies com eleitores. À imprensa, ele afirmou que torce para que o governador eleito no Paraná esteja “entusiasmado com a causa metropolitana”, já que o objetivo do prefeito é implantar uma rede única de serviços na capital e em seu entorno. “A grande cidade é uma só, então a rede pública de transporte tem que ser uma só com uma agência de transporte comum e uma malha viária comum. Já temos a rede única de saúde”, exemplificou.

Ao ser questionado a respeito do tempo que aguardou na fila, ele se emocionou ao dizer que esperaria muito mais pelo país. “Eu esperaria a vida toda pelo Brasil”, finalizou.

Prefeito Rafael Greca Vota em Curitiba

Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo.

14h06: Na Rodoferroviaria de Curitiba, o movimento de eleitores para justificar o voto foi mais intenso pela manhã, quando a espera chegou a 30 minutos. Agora à tarde, não passa dos 5 minutos.

Pessoas fazem fila para justificar voto na Rodoviária de Curitiba

13h54: Alteração de seções confunde eleitores e gera filas em locais de votação em Curitiba. Confira.

Mudança de seções de votação

13h51: Muitos eleitores estão tendo dificuldade para votar, principalmente por causa das longas filas. O tempo de espera em alguns locais de votação em Curitiba, por exemplo, chega a quase uma hora — causada principalmente por problemas no sistema de biometria.

13h22:  As primeiras horas de votação deste domingo (7) no Paraná tiveram 39 acionamentos da Polícia Militar para crimes eleitorais. De acordo com a PM, os chamados foram registrados da última madrugada até as 11h. As denúncias geraram 14 pessoas encaminhadas para medidas cabíveis, das quais sete em Curitiba; além da lavratura de 11 Termos Circunstanciados, sendo 10 na capital e região metropolitana. Além disso, a PM apreendeu mais de 27 mil panfletos e 3 mil adesivos de candidatos em todo o estado. Segundo a corporação, o maior problema identificado até então foi a distribuição de santinhos, o que é classificado como boca de urna. Em Curitiba e região, as situações de boca de urna foram identificadas no Pilarzinho, Almirante Tamandaré, Pinhais, São José dos Pinhais e Colombo.

13h15: Mesária é detida após espalhar informação falsa sobre fraude em urnas. Saiba mais.

13h: Algumas pessoas estão indo votar na companhia de seus cachorros. Esse animal é de Londrina, no Norte do Paraná. Cães foram vistos também na Reitoria da UFPR. Eles não podem entrar na seções eleitorais, mas alguns entraram com os tutores nos pátios das escolas.

Foto: Roberto Custódio, especial para a Gazeta do Povo.

12h50: Cola para imprimir e ordem de votação na urna eleitoral. Acesse aqui.

12h45: Uma eleitora que vota na Reitoria da UFPR reclamou com um fiscal por não poder votar na candidata a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP). A questão é que a jornalista é candidata a uma vaga na Câmara dos Deputados pelo estado de São Paulo. A informação é do repórter Fernando Jasper, da Gazeta do Povo.

12h40: Muito movimento na região do Cabral, nas proximidades do Colégio Passionista Nossa Senhora Menina. Motoristas enfrentam filas para estacionar e, no campus de Comunicação da Universidade Federal do Paraná, outro local de votação, há filas em todas as seções eleitorais. Eleitores que votam neste local devem ficar atentos porque algumas seções mudaram de número. Informações são da Tribuna do Paraná.

12h37: “Estou pronta para o segundo turno”, diz Cida Borghetti. Leia aqui.

Foto: Ivan Amorin, especial para a Gazeta do Povo

12h32: O vereador Diogo André Carniel Noll, de Mangueirinha, no Centro-Sul do Paraná, foi detido neste sábado (6), depois de ser preso em flagrante distribuindo vale combustível. Foi solto após pagamento de fiança. A informação é da Tribuna do Paraná.

12h29: Saiba como justificar o voto. Leia aqui.

12h25: Mesmo com a chuva que atinge Curitiba desde cedo, muitos vendedores ambulantes aproveitam as eleições para ganhar um troco a mais. Um dos pontos de venda é o Viaduto do Tarumã mostra a venda de camisas e bandeiras do Brasil. Informação é da Tribuna do Paraná.

12h18: Beto Richa diz que “barbárie” acirrou disputa pelo Senado. Leia aqui.

Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo.

12h14: SERVIÇO: Como consultar o seu local de votação. Confira aqui. 

Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

12h07: Sem Lei Seca, uma eleitora alcoolizada destruiu uma urna em Ibiporã, no Norte do Paraná. Caso ocorreu no Colégio Maria Inês Rodrigues de Melo. De acordo com o TRE, ela foi detida.

12h01: Sergio Moro é aplaudido após votar em Curitiba. Saiba mais.

Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

11h52: A urna da seção 176 foi trocada após apresentar problemas em confirmar o voto para presidente. 79 pessoas já tinham votado até então, quando alguns eleitores perceberam o problema e relataram ao presidente da seção. Técnicos do TRE chegaram e chamaram a promotora Andrea Vercesi Beraldi para decidir o que aconteceria. Uma nova urna já está instalada no local, e a urna com defeito vai para auditoria. A promotora assegura que todos os votos foram computados, convidando os eleitores a voltarem às 17h para checar o relatório da urna. Ela afirma que estão circulando diversas fake news alegando fraude nas urnas, e reitera que o sistema é absolutamente seguro. Informações são da repórter Aléxia Saraiva.

11h44: Nos locais de votação, o TRE disponibilizou papéis e caneta, bem próximo ao mural com nome e número de todos os candidatos, para o eleitor fazer sua colinha. São 19 números (seis sequências) para decorar e a colinha evita que a memória nos pregue peças. Informações são de Eduardo Klisiewicz, da Tribuna do Paraná.

Foto: Eduardo Klisiewicz/Tribuna do Paraná

11h35: O deputado federal Alex Canziani, candidato ao Senado pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), votou em uma universidade particular na região sul de Londrina – maior colégio eleitoral da cidade e segundo maior do Paraná, com 8.201 eleitores cadastrados. O candidato estava acompanhado da governadora e candidata à reeleição Cida Borghetti (PP), do candidato a deputado federal Ricardo Barros (PP), do prefeito Marcelo Belinati (PP), e da filha e também candidata a deputada federal Luisa Canziani (PTB). O grupo cumprimentou eleitores e seguiu para votação. Apesar do movimento no colégio eleitoral, a seção de Alex tinha pouca fila, e o candidato votou por volta das 11h15. “O que nós pudemos constatar é que no Paraná existe uma vontade muito grande de renovação do Senado. Estamos muito confiantes na vitória no final desta tarde”, disse. “Essas eleições são a oportunidade que nós temos para dizer o que nós queremos para o Paraná e para o Brasil”.  As informações são de Luana Harumi, especial para a Gazeta do Povo.

Foto: Roberto Custódio, especial para a Gazeta do Povo.

11h27: Anti-PT no segundo turno: Beto Richa (PSDB) disse que seu voto para presidente foi para o correligionário Geraldo Alckmin, embora acredite ser difícil, nesse momento, uma vitória para o partido. Em possível segundo turno, o ex-governador do Paraná afirmou que será anti-PT embora não tenha confirmado apoio a Bolsonaro. “Eu sou político e mantenho minha coerência. Votei no Geraldo Alckmin, ainda acreditando numa possibilidade, embora devemos reconhecer que está difícil. Mas num eventual segundo turno eu sou anti-PT”. Informações são da repórter Angieli Maros.

Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

11h22: O candidato ao Senado Flávio Arns (Rede) chegou por volta das 10h35 ao Colégio Estadual Guaíra, no Rebouças, onde votou. Ele estava acompanhado da esposa Odenise, dos filhos Caroline e Osvaldo, das netas Flávia e Gabriela, e da sobrinha Manoela, além de apoiadores. O candidato falou com a imprensa antes de se dirigir à seção e disse estar muito otimista em relação ao resultado da eleição. “Temos pessoas muito entusiasmadas pelo estado todo e vamos fazer um belo trabalho”, enfatizou. Questionado sobre a corrida presidencial e pelo governo do Paraná, disse apenas que é necessário aguardar os resultados e discutir com a sociedade os rumos para o Brasil. “Estamos em um momento decisivo, em uma encruzilhada, para o Paraná e o Brasil. Como povo, temos que participar, com a cabeça no lugar, achando os caminhos de que o Brasil precisa”, completou. Ao deixar o local de votação, o candidato fez selfies com eleitores e voltou para casa a pé. As informações são da repórter Sharon Abdalla.

Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Veja o vídeo da votação de Arns:

 

Vídeo: Sharon Abdalla/Gazeta do Povo

11h15:  O candidato ao Senado Oriovisto Guimarães (PODE) votou em Curitiba acompanhado pela esposa Débora Sitta. Ele chegou por volta das 10h no Colégio Marista Paranaense, no bairro Seminário, e teve dificuldades para encontrar sua seção e para usar a biometria. Após subir diversas escadas e pedir informações ao menos duas vezes, o candidato do partido Podemos encontrou o local e se posicionou na fila de aproximadamente 20 eleitores. No entanto, foi convidado à fila preferencial devido à idade, 73 anos. Ao ser atendido, teve dificuldades para registrar a biometria, mas conseguiu votar. O empresário – um dos fundadores do Curso Positivo – acredita que terá uma votação expressiva devido às propostas que apresentou durante a campanha. Se eleito, ele afirma que seu principal compromisso será o combate à corrupção. “Buscarei leis mais duras contra a corrupção e o fim de privilégios”, pontuou o candidato. Ele passará o domingo de eleições em sua casa em frente ao Parque Barigui, em Curitiba, onde também acompanhará o início da contagem dos votos. “Se eu ver que a coisa está ficando boa no resultado, vou para o TRE comemorar com a turma”, prometeu. Informações são da repórter Raquel Derevecki.

Foto: André Rodrigues, especial para a Gazeta do Povo.

Veja o vídeo da votação do Professor Oriovisto

Vídeo: Raquel Derevecki/Gazeta do Povo

11h09: Tudo sobre a manhã de votação das eleições 2018 pelo Brasil

11h05: A seção 176 da Zona Eleitoral número 177, no Clube Curitibano, no Água Verde, está parada para votação. Alguns eleitores notaram que a urna não confirma voto para presidente – o eleitor aperta o número, vê o candidato na urna, mas, ao apertar, o botão confirmar, a imagem muda automaticamente para a mensagem “gravando”. Cerca de dez eleitores relataram o problema e os voluntários aguardam, agora, a visita técnica do TRE. Informações são da repórter Aléxia Saraiva.

10h58: Sujeira e fila: Longas filas e alguns minutos de espera. Assim está a votação no Colégio Estadual Senhorinha de Moraes Sarmento, no Fazendinha, em Curitiba, onde votam quase 10 mil pessoas. Mesmo com a chuva fina que insiste em tomar conta da cidade, muita gente escolheu acordar cedo para exercer o direito de cidadão. No maior colégio eleitoral de Curitiba, o que a reportagem da Tribuna do Paraná viu também foi sujeira. Na madrugada, equipes de pelo menos dois candidatos espalharam santinhos pelo chão e, com a chuva, os papéis grudaram no asfalto, dificultando ainda mais a limpeza. Informações são da Tribuna do Paraná.

Foto: Denis Ferreira Netto, especial para a Tribuna do Paraná

10h55: Novo balanço do TRE aponta que 26 urnas precisaram ser trocadas no Paraná. São 5 em Curitiba, 4 em Londrina, 2 em Guaratuba, além das cidades de Campina Grande do Sul, Chopinzinho, Cianorte, Engenheiro Beltrão, Francisco Beltrão, Jussara, Mariluz, Paiçandu, Palotina, Piraquara, Realeza Reserva, Santa Fé, São José das Palmeiras e São José dos Pinhais. Informação é da Tribuna do Paraná.

10h50: O apresentador Carlos Roberto Massa, o Ratinho, pai do candidato ao governo do Paraná Ratinho Jr. (PSD) e também ex-vereador e ex-deputado federal, votou no Clube Curitibano às 10h40. Ficou cerca de 15 minutos na fila, período em que cumprimentou e tirou foto com vários apoiadores do filho. Sobre a candidatura de Ratinho Jr., afirmou que foi uma campanha limpa, mesmo que menos emocionante. Informações são da repórter Aléxia Saraiva.

Foto e vídeo: Aléxia Saraiva/Gazeta do Povo

10h44: Serviço: Preciso levar o título de eleitor no dia da votação?

10h42: Candidato ao governo estadual pela Rede, Jorge Bernardi votou em Curitiba e se disse satisfeito com a participação na campanha. “Apresentamos uma proposta para o desenvolvimento sustentável, estivemos em todo o estado e nos apresentamos como uma opção”, afirmou.

10h39: Gazeta do Povo checou: Os boletins de urna com a votação na Ásia e Ocenia são reais?

10h31: O candidato ao governo pelo PT, Doutor Rosinha, votou por volta das 10h30 no Colégio Estadual Gabriela Mistral, na Vila Isabel, em Curitiba. Ele estava acompanhado da candidata a vice Anaterra Viana, e das candidatas petistas ao Senado, Miriam Gonçalves, e ao cargo de deputada federal, Professora Josete. “Nunca vi uma eleição com essa tensão social e política”, disse o candidato à Tribuna do Paraná.

Foto: assessoria do PT

10h25: Até o momento não houve nenhuma ocorrência de prisão por crime eleitoral em Curitiba e região. A Polícia Militar reforça o pedido de que as pessoas participem com denúncias que podem ser feitas pelo 181 ou até mesmo aos policiais que estão nos locais de votação. Informações são da Tribuna do Paraná.

10h22: A ex-primeira dama e ex-secretária estadual Fernanda Richa não quis conversar com a imprensa. Ela não vota no mesmo local que Beto Richa, candidato ao Senado, mas, como de costume, acompanhou o marido. “A imprensa já fez o que queria fazer”, disse ela, apenas. Informações são da repórter Angieli Maros.

10h20: Apoio a Bolsonaro: Durante o momento de votação, o candidato Ratinho Jr. (PSD) contou que, caso haja segundo turno nas eleições presidenciais, irá votar em Jair Bolsonaro (PSL). Já quanto ao Senado, está confiante de que uma das cadeiras será ocupada pelo candidato Professor Oriovisto (PODE), a quem já demonstrou apoio publicamente. Informações são da repórter Cecília Tümler.

10h11: O ex-governador e candidato ao Senado Beto Richa (PSDB) chegou ao seu local de votação às 10h02 acompanhado da esposa Fernanda Richa e do filho Marcello Richa, candidato a deputado estadual. Ele prometeu falar com a imprensa na saída. Richa recepcionado por poucos apoiadores e, no caminho do carro até a entrada da escola, ouviu gritos de ‘fora, Beto Richa’. Informações são da repórter Angieli Maros.

Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Vídeo de Beto Richa votando:

Imagens são de Angieli Maros/Gazeta do Povo.

10h09: Segundo balanço do TRE, 14 urnas tiveram problemas e foram substituídas no Paraná. Quatro delas em Curitiba. O restante foi em Campina Grande do Sul, Cianorte, Engenheiro Beltrão, Francisco Beltrão, Londrina, Piraquara, Realeza, Santa Fé, São José das Palmeiras e São José dos Pinhais. Informação é da Tribuna do Paraná.

10h04: Em Londrina, o senador Alvaro Dias, candidato à presidência da República pelo Podemos, votou por volta das 9h30 em um colégio particular na região central da cidade. Acompanhado do ex-prefeito de Londrina Alexandre Kireeff, Dias cumprimentou eleitores, e aguardou em fila para entrar na seção, sem tumulto. O candidato disse que considerou o período de campanha presidencial desigual, e defendeu o voto facultativo. Quando questionado sobre quem apoiaria em um possível segundo turno entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), Dias preferiu não responder. “Todos os candidatos deveriam ter espaço igual, e não tiveram. Alguns foram os escolhidos, e os outros foram discriminados. Eu não sei quem vai para o segundo turno”, disse. O candidato segue para Curitiba, onde acompanhará a votação da esposa, Débora Dias. As informações são da repórter Luana Harumi, especial para a Gazeta do Povo.

Foto: Roberto Custódio, especial para a Gazeta do Povo

9h59: Candidato ao governo do Paraná, Ratinho Jr. (PSD) votou por volta das 9h45 em uma escola no bairro Santa Felicidade, em Curitiba. O candidato chegou acompanhado da esposa e dos filhos, e está contando com a vitória já neste domingo: “Eu me preparei para vencer no segundo turno, mas quem sabe conseguimos ganhar já no primeiro”, declarou. Informações são da repórter Cecília Tümler.

Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

9h50: O juiz federal Sergio Moro votou por volta das 9h35 no Clube Duque de Caxias, no Bacacheri. Responsável por julgar os processos da Lava Jato na primeira instância, ele chegou ao local de votação pela entrada principal do clube e acompanhado por dois seguranças. Como outros eleitores esperavam sua vez de votar, Moro aguardou na fila por cerca de cinco minutos. Neste tempo, recebeu o apoio de alguns eleitores, que o cumprimentaram e agradeceram pelo o que ele tem feito, segundo eles. Ao deixar o local, Moro foi aplaudido por alguns eleitores. O juiz não falou com a imprensa, disse apenas que hoje era o “dia dos políticos”. Informações são da repórter Sharon Abdalla.

Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Veja o vídeo da votação do juiz Sergio Moro

Vídeo: Sharon Abdalla/Gazeta do Povo

 

9h39: Na zona eleitoral da Gleisi, em uma universidade no Água Verde, uma das seções está com problemas na biometria. Alguns eleitores fazem cadastro manual depois de algumas tentativas. Informações são da repórter Aléxia Saraiva.

9h30:  Movimento de eleitores é bem fraco na Escola Municipal dos Vinhedos, em Santa Felicidade, local de votação do candidato ao governo Ratinho Jr (PSD). O motivo é que são apenas três seções eleitorais. No entanto, uma aglomeração intensa da imprensa e dos apoiadores do candidato é vista desde 8h30. Ratinho deveria chegar ao local perto das 9h, mas ainda não havia ido votar. Entre os membros do partido de Ratinho Jr (PSD) que apareceram no local estavam Norberto Ortigara (PSD), que foi secretário de Agricultura na gestão Beto Richa (PSDB) e chegou a ser apontado como possível vice da chapa do Ratinho. Informações são da repórter Cecília Tümler.

9h23: No Colégio Estadual Amâncio Moro a expectativa é grande para a chegada do candidato ao Senado Beto Richa (PSDB), que corre o risco de, em mais de 20 anos, ficar de fora de um mandato político. Richa está na linha de investigação de vários casos de corrupção ligados ao seu período de gestão de governador do Paraná e chegou a ser preso no dia 11 de setembro no âmbito da operação Radio Patrulha. Informações são da repórter Angieli Maros.

9h04: Votação em Maringá, no interior do Paraná: a governadora Cida Borghetti (PP), candidata à reeleição, chegou ao colégio eleitoral por volta das 8h45, também mais cedo do que o previsto. Ela estava acompanhada do marido e candidato a deputado federal, Ricardo Barros (PP), e candidato ao senado Alex Canziani (PTB). A governadora deixou o Colégio Regina Mundi às 9h15. Na saída, fez selfie com uma eleitora. “Vamos conversar e planejar com todos os paranaenses o futuro do Estado para definir que Paraná queremos”, afirmou. “Estou pronta para começar amanhã (segunda-feira), logo cedo, a caminhada ao segundo turno”, disse. As informações são da repórter Carla Vieira, especial para a Gazeta do Povo.

Foto: Ivan Amorim, especial para a Gazeta do Povo

Confira o vídeo da votação de Cida:

Vídeo: Carla Vieira, especial para a Gazeta do Povo

8h47: O senador e candidato à reeleição Roberto Requião (MDB) votou em uma escola do Batel. Previsto para chegar por volta das 9h30, o emedebista resolveu adiantar o voto. Por volta das 8h45, o político já estava na seção eleitoral. Ele estava acompanhando dos filhos, incluindo o candidato a deputado estadual Requião Filho (MDB). Também estavam com o senador a esposa Maristela Requião, a nora Carolina Dollabela e os netos, gêmeos. Informações são dos repórteres Raquel Derevecki e André Rodrigues.

Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo.

Confira o vídeo da votação de Requião:

As imagens são da assessoria do candidato.

8h32: A senadora Gleisi Hoffmann votou cedo no Clube Curitibano. Ela afirmou que tem expectativas de que o PT chegue ao segundo turno tanto no governo do Paraná como na Presidência: “Para a democracia é fundamental para que o Brasil possa discutir os projetos do povo”. Informações são da repórter Aléxia Saraiva.

Foto e vídeo: Aléxia Saraiva/Gazeta do Povo

Confira o vídeo da votação de Gleisi:

 

8h28: O candidato ao governo do estado João Arruda (MDB) chegou cedo à Universidade Tuiuti do Paraná, no bairro Pilarzinho, em Curitiba. O  emedebista votou às 8h10 e afirmou estar confiante de que chegará ao segundo turno. Arruda estava acompanhado pela esposa Paola Malucelli e segue com ela até o bairro Campo Comprido, em Curitiba, onde a esposa votará. Depois, deve passar o dia em casa, onde também acompanhará o resultado das eleições ao lado da família. João Arruda tem 42 anos e atua como deputado federal pelo segundo mandato consecutivo. Informações são da repórter Raquel Derevecki.

Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Confira o vídeo da votação de Arruda:

Vídeo: Raquel Derevecki/Gazeta do Povo

8h22: Filas pequenas no Colégio Foz do Iguaçu, em Santa Felicidade, em Curitiba. Os primeiros chegaram assim que a chuva parou, exatamente às 8h da manhã, quando foi aberta a votação. Não há aglomeração do lado de fora nem santinhos jogados no chão!

8h14: O candidato ao governo do Paraná João Arruda (MDB) e a candidata a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) são os primeiros a votar. Arruda vota em uma universidade no Pilarzinho; Gleisi, em um clube no Água Verde.

8h: Bom dia, damos início à cobertura das eleições 2018 no Paraná.

 

 

Compartilhar
PUBLICIDADE