Tudo sobre as Eleições 2018
PUBLICIDADE

Concorrentes ao governo falam sobre derrota e cobram promessas de Ratinho

Após confirmação da vitória do candidato do PSD, adversários se pronunciaram sobre votação no Paraná

Concorrentes ao governo falam sobre derrota e cobram promessas de Ratinho
Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
Compartilhar

Os candidatos derrotados ao governo do Paraná adotaram discursos diversos na noite deste domingo (7), logo após a vitória de Ratinho Junior (PSD), mas todos prometem cobrar as promessas feitas pelo deputado estadual ao longo da campanha. Apenas João Arruda (MDB) optou pelo silêncio.

Ogier Buchi (PSL), Cida Borghetti (PP), Geonísio Marinho (PRTB) e Jorge Bernardi (Rede) desejaram boa sorte ao governador eleito e se mostraram contentes com a própria votação. Piva (PSol) e Dr. Rosinha (PT), de outro lado, dizem esperar “dias tenebrosos”.

Cida Borghetti, segunda colocada, ligou para Ratinho pouco depois do resultado, agendou a data de transição para o dia 3 de dezembro e disse esperar um governo responsável a partir de 2019. “Quero desejar sucesso e tenho certeza que ele fará trabalho extraordinário”, disse. A governadora também afirmou que 70% dos eleitores não a conheciam no começo da campanha e que conseguiu se apresentar para o Paraná.

LEIA MAIS: Professor de matemática, empresário da educação, senador: quem é Oriovisto Guimarães

Ogier Buchi, quinto colocado, comemorou o fato de ter alcançado quase 350 mil votos. “Gostei muito da votação, por tudo o que eu enfrentei ao longo da campanha. Fiz campanha não apenas sozinho, mas contra o próprio partido. Fui recompensado, agradeço a oportunidade e quero falar que a partir de amanhã estarei trabalhando pela eleição de Jair Bolsonaro (PSL)”, afirmou. Ele ainda enfrenta questionamentos eleitorais no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) porque o PSL pediu a impugnação de seu nome.

Geonísio Marinho optou por falar de Ratinho e disse que quer ver as promessas concretizadas. “Felizes por ter chegado de cabeça erguida, mesmo de carroça. Vou torcer para o governador fazer o melhor, para que as promessas sejam concretizadas porque o grande beneficiário sempre tem que ser o cidadão do Paraná”.

Jorge Bernardi afirmou que está feliz com a votação alcançada. “Estou muito satisfeito com o resultado porque não participei dos debates, não usei dinheiro público na campanha. Quero agradecer os eleitores. Quem me conhecia votou em mim. Também estou muito feliz com nosso candidato ao Senado (Flavio Arns), eleito. Nós enfrentamos uma máquina muito poderosa. A onda de Jair Bolsonaro influenciou muito a campanha de Ratinho Júnior. Quem ficou ao centro acabou espremido”, disse.

LEIA MAIS: “Quero cortar benefícios de bandidos”, diz deputado federal mais votado no Paraná

“Mas desejo que Ratinho faça uma boa gestão, desejo sorte a ele e que saia do governo diferente de Beto Richa (PSDB), que saiu preso, ou Cida Borghetti, desmoralizada”, completou.

Ele também disse que ainda vai pensar no seu futuro político.

Oposição

Piva afirmou que “o pior está por vir” e comemorou o fato de ter alcançado 1%. “O povo do Paraná vai ter saudades do Beto Richa. E vou dar uma data: vai demorar um ano e meio. O Ratinho vai arrochar os servidores, piorar os serviços públicos, é o Estado mínimo para o povo”.

“A eleições no país são compradas pelo poder econômico. Eu alertei as pessoas a campanha inteira sobre esse fenômeno. Nossa democracia é farsa”, completou.

Candidato do PT , Rosinha se disse preocupado com a “onda fascista”. “Há sinais muito preocupantes, uma nítida demonstração de voto pelo fascismo. A gente tem que se preocupar. Quanto ao meu resultado pessoal, vejo como bom. As pesquisas não me davam patamar nesse nível”, afirmou. Rosinha fez 8% dos votos.

LEIA MAIS: Fora do Senado, Requião atribui derrota a voto útil anti-Beto Richa

Sobre o Ratinho, disse que espera que ele cumpra tudo o que prometeu. “Sou oposição a ele agora. Vou cobrar dele aquilo que ele prometeu ao longo da campanha”, completou.

Priscila Ebara (PCO) e Professor Ivan Bernardo (PSTU), também de oposição, não quiseram se manifestar.

Compartilhar
PUBLICIDADE