Tudo sobre as Eleições 2018
PUBLICIDADE
"com jeito de virada"

Justiça determina exclusão de vídeos de apoio a Haddad com música do Kid Abelha

Música "Pintura Íntima" foi utilizada para fazer campanha em favor de Fernando Haddad (PT)

Folhapress
Justiça determina exclusão de vídeos de apoio a Haddad com música do Kid Abelha
Imagem: Reprodução / Facebook
Compartilhar

A cantora Paula Toller, 56, conseguiu que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro determinasse a exclusão das redes sociais de vídeos que utilizaram trecho da música “Pintura Íntima”, da banda Kid Abelha, para fazer campanha em favor de Fernando Haddad (PT).

Acompanhe as notícias do segundo turno das eleições em tempo real

De acordo com o juiz Mauro Nicolau Junior, coordenador de fiscalização da propaganda eleitoral, o trabalho da artista foi usado para propaganda eleitoral sem seu consentimento. “A despeito de a propaganda fazer menção a candidato ao cargo de Presidente da República a ilegalidade da utilização de imagem alheia sem sua prévia permissão caracteriza a ilicitude da conduta permitindo a atuação da equipe de fiscalização de propaganda eleitoral”, diz o magistrado, em sua decisão.

“Se por um lado é fato que a utilização indevida de imagem de pessoa pública gera direito a indenização, por outro não é menos verdade que o exercício do poder de polícia do juiz eleitoral pode e deve ser instrumento eficaz a fazer cessar a propaganda irregular e ilegal”, completa o juiz.

Publicado por apoiadores de Haddad nas redes sociais, os vídeos mostravam trecho em que Paula canta a frase “amor com jeito de virada”, retirado da gravação do DVD acústico da banda Kid Abelha, que terminou em 2016. Com isso, o vídeo fazia alusão a uma eventual virada do petista no segundo turno da eleição. O trecho da música foi usado sem autorização da banda.

A música “Pintura Íntima” foi composta por Paula Toller e Leoni e se transformou em um dos maiores sucessos da banda Kid Abelha na década de 1980. A cantora usou seu perfil no Instagram para publicação a decisão da Justiça Eleitoral.

Compartilhar
PUBLICIDADE