Tudo sobre as Eleições 2018
PUBLICIDADE

Os boletins de urna com a votação na Ásia e Oceania são reais?

Verdadeiro

Estão pipocando imagens com os números de votos para presidente em países da Ásia e Oceania

Os boletins de urna com a votação na Ásia e Oceania são reais?
Compartilhar

Na manhã deste domingo (07) começaram a surgir várias imagens de boletins de urna com os números de votos para presidente em países da Oceania e da Ásia, onde a votação já está encerrada devido à diferença de fuso horário. As imagens trazem votações de cidades como Sidney e Melbourne, na Austrália; Auckland, Nova Zelândia ; e Pequim, na China.

É praxe que após o fim da votação o mesário fixe em local visível um boletim com os números. Cada boletim acompanha, ao fim, um código QR com o qual qualquer cidadão pode conferir os resultados apurados nas urnas com o aplicativo “Boletim na Mão”, instalado no seu smartphone. Alguns dos boletins que viralizaram nas redes sociais exibem também o código, e o Comprova pôde verificar a veracidade dos documentos das zonas de Taipé (Taiwan), Sydney (Austrália) e Xangai (China).

Qualquer pessoa pode tirar uma foto e distribuir nas redes sociais as imagens dos boletins, como afirma um material produzido pela Gazeta do Povo, parceira do Comprova. Porém, de acordo com o TSE, as imagens não podem ser consideradas como um vazamento do resultado, uma vez que nada ainda foi divulgado oficialmente — a apuração só será divulgada a partir das 19h pelo horário de Brasília.

Compartilhar
PUBLICIDADE