Tudo sobre as Eleições 2018
PUBLICIDADE

Bolsonaro puxa partidos nanicos de forma inédita nos governos dos estados

Enquanto candidatos de partidos como MDB sofreram derrotas, outros de menor expressão, como Novo e PSC, despontaram com o apoio do candidato do PSL à Presidência

Bolsonaro puxa partidos nanicos de forma inédita nos governos dos estados
Bolsonaro durante o seu próprio voto, neste domingo (7), no Rio de Janeiro. (Foto: Mauro Pimentel/AFP)
Compartilhar

Folhapress

Partidos com menor expressão eleitoral surpreenderam nas eleições aos governos neste domingo (7) e conseguiram levar para o segundo turno, em primeiro lugar, as disputas de grandes colégios eleitorais como MG e RJ. Enquanto isso, siglas graúdas como o MDB amargaram derrotas em todo o país. O partido vai sair de sete estados vencidos em 2014 para, no máximo, quatro nesta eleição.

Indicando apoio a Jair Bolsonaro, o candidato Romeu Zema (Novo) ultrapassou o governador Fernando Pimentel (PT) e o ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) e ficou em primeiro lugar na votação mineira. Ele irá para o segundo turno com o tucano.

Do mesmo jeito, Wilson Witzel (PSC) disputará a eleição fluminense contra o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), que estava à frente das pesquisas de intenções de voto até o sábado (6). Witzel terminou como primeiro colocado, com mais de 40% dos votos válidos.

Acompanhe: todos os resultados de apuração do 1.º turno das Eleições 2018

O PSC também está no segundo turno no Amazonas, onde o apresentador de tevê Wilson Lima disputará contra o atual governador, Amazonino Mendes (PDT).

Já o PSL, partido de Bolsonaro, continua na disputa em três estados, Santa Catarina, Rondônia e Roraima. A única vez que o partido esteve em um segundo turno de eleição foi em 2002, quando Flamarion Portela foi eleito ao governo de Roraima.

Mesmo em locais onde perdeu em primeiro turno, o PSL teve bom desempenho. No Espírito Santo, Carlos Manato teve 27% dos votos válidos, mas quem se elegeu foi Renato Casagrande (PSB).

Sem apoiar Bolsonaro, Mauro Carlesse (PHS) e Flávio Dino (PC do B), candidatos de partidos pequenos que já eram governadores, se reelegeram no Tocantins e no Maranhão.

O MDB teve seu pior desempenho desde 1986. Agora governará Alagoas e vai ao segundo turno no Pará, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.

Já o DEM, que não elegeu governadores na última eleição, levou no primeiro turno Goiás, com Ronaldo Caiado, e Mato Grosso, com Mauro Mendes. Irá ao segundo no Rio, Amapá e Pará. O primeiro turno sinaliza um aumento da polarização regional entre os eleitores do PT e do PSDB, partidos que rivalizaram as disputas presidenciais entre 1994 e 2014.

O PT conseguiu reeleger três governadores no Nordeste (Bahia, Ceará e Piauí) e pode conseguir um quarto estado (Rio Grande do Norte), mas ficou de fora dos segundos turnos do resto do país. O Acre pode ser exceção. O partido também perde o segundo maior colégio eleitoral do país, Minas Gerais.

Já o PSDB, que saiu das eleições de 2014 vitorioso em cinco estados, desta vez não garantiu nenhuma disputa em primeiro turno e vai concorrer no segundo turno em MG, MS, RO, RS e SP -onde não levará em primeiro turno pela primeira vez desde 2006.

O PSB, que levou três estados em 2014, ganhou desta vez PE, ES e PB e ainda pode levar mais três estados, inclusive São Paulo.

Governadores que foram apontados como suspeitos de envolvimento em escândalos de corrupção, como Fernando Pimentel (MG), Robinson Faria (RN) e Pedro Taques (MT) ficaram de fora da disputa pelo segundo turno -eles negam ter cometido irregularidades.

A crise econômica foi outro fator decisivo na não-reeleição de governadores, como Robinson Faria e Pimentel. José Ivo Sartori (MDB), do RS, outro estado em grave crise, conseguiu chegar ao segundo turno, mas atrás de Eduardo Leite (PSDB).

Ao todo, ao menos 13 estados e o DF disputarão o segundo turno no próximo 28 de outubro.

Compartilhar
PUBLICIDADE