Tudo sobre as Eleições 2018
PUBLICIDADE
No Rio de Janeiro, apoiadores se reuniram em frente ao condomínio onde mora o presidente eleito; em São Paulo, a concentração foi em frente ao Masp, na Avenida Paulista

Festa da vitória de Bolsonaro se espalha por todas as regiões do país

Da Redação
Festa da vitória de Bolsonaro se espalha por todas as regiões do país
Foto: Mauro Pimentel/AFP
Compartilhar

Da Redação

Logo após o anúncio da vitória de Jair Bolsonaro (PSL) na eleição presidencial, apoiadores do capitão da reserva saíram às ruas de cidades de todas as regiões do país para comemorar. Buzinaços, fogos de artifício, gritos de “mito!” e cantorias marcaram a festa.

Foto: Carli de Souza/AFP

No Rio de Janeiro, uma multidão se aglomerou em frente do condomínio onde fica a casa do presidente eleito, na orla da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Bem antes da divulgação dos resultados, um grande número de apoiadores de Bolsonaro já se aglomerava nas imediações da residência. Pouco depois das 16 horas, o trânsito foi fechado na Avenida Lúcio Costa, que se estende por toda a orla da zona oeste do Rio. Com um caixão, manifestantes simularam a morte do PT.

Foto: Miguel Schincariol/AFP

Em São Paulo, foram registrados fogos de artifício e buzinaços em diversos bairros. Apoiadores de Bolsonaro se reuniram na Avenida Paulista, onde, por volta das 19h, houve um tumulto entre manifestantes contra e a favor do futuro presidente. A tropa de choque da polícia militar foi ao local para garantir a segurança. Muitos moradores da capital paulista se vestiram de verde e amarelo e, das janelas dos apartamentos, gritavam expressões como “Fora PT!” e “Mito!”.

No interior de São Paulo, onde Bolsonaro teve grande vantagem sobre Haddad, eleitores foram às ruas de diversas cidades, como Limeira, Itapetininga, Bauru, Marília e Piracicaba, Ribeirão Preto, Campinas, Sorocaba, Jundiaí e Santos, no litoral.

Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Em Curitiba, a comemoração da vitória de Bolsonaro não foi concentrada em um único ponto: teve festa na Boca Maldita, em frente ao prédio da Justiça Federal, no Ahú, e também nas proximidades do prédio da Polícia Federal, no Santa Cândida, e também espalhadas pela cidade, em carreatas e buzinaços. As cores verde e amarelo e os gritos de repulsa ao PT marcaram a comemoração.

No Rio Grande do Sul, a comemoração em Porto Alegre teve clima festa de conquista de campeonato de futebol. Enrolados em bandeiras do Brasil e usando faixas e chapéus verde-amarelos, eleitores de Bolsonaro acompanharam a apuração das urnas com os olhos em um telão, exatamente como ocorre em dias de jogos importantes. Confirmada a vitória o público explodiu aos gritos de “mito!”, “mito!”, “mito!”.

Belo Horizonte teve festa para Bolsonaro e Zema, candidato do Partido Novo eleito governador. Em todas as regiões da cidade foi possível ouvir foguetório e buzinaço. Parte dos apoiadores de Bolsonaro foi para o QG do candidato, na avenida Antônio Carlos, no Bairro São Francisco, região da Pampulha. Eleitores de Zema comemoraram o resultado no espaço Ilustríssimo, no bairro Santa Efigênia.

Foto: Sérgio Lima/AFP

Em Brasília, milhares de manifestantes se dirigiram à Praça dos Três Poderes, onde ficam o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o edifício sede do Supremo Tribunal Federal (STF), para comemorar o resultado da eleição de Bolsonaro. A Polícia Militar do Distrito Federal bloqueou os dois lados da Esplanada dos Ministérios na altura do Congresso e do Palácio do Planalto.

No Ceará, terra de Ciro Gomes (PDT), houve fogos de artifício e reunião de apoiadores pelas ruas. Um grupo se concentrou na Avenida Antônio Sales, em Fortaleza.

Em Santa Catarina, onde o candidato do mesmo partido de Bolsonaro, Comandante Moisés, foi eleito governador, também houve comemoração, além de outras cidades, como Chapecó e Joinville.

Em Alagoas, a orla de Maceió ficou lotada no início da noite. Com o apoio de dois trios elétricos, a multidão tomou conta do calçadão e também das quatro faixas da avenida, interrompendo o tráfego de veículos.

No Maranhão, apoiadores se reuniram na Avenida Beira-Mar, em São Luís. Houve carreata por ruas da cidade. Em outras regiões da cidade, eleitores fizeram manifestações de dentro de apartamentos.

No Piauí, eleitores cantaram o hino nacional em festa acompanhada de trio elétrico, telão e paredões na cidade de Teresina. Parte da Avenida Raul Lopes foi tomada por apoiadores.

Em Recife houve uma das maiores concentrações do Nordeste. Os festejos também se espalharam pelo interior de Pernambuco, com destaque para Petrolina, no Sertão pernambucano, onde os eleitores de Bolsonaro comemoraram com fogos e buzinaço.

Houve ainda grandes concentrações em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Cuibá, no Mato Grosso, e em Goiânia.

No Acre, eleitores comemoram a vitória de Bolsonaro em frente ao Palácio Rio Branco, no Centro da capital.

Compartilhar
PUBLICIDADE