Tudo sobre as Eleições 2018
PUBLICIDADE

Ficou na fila de votação? A culpa é de Gilmar Mendes

Ficou na fila de votação? A culpa é de Gilmar Mendes
Quando era presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro do STF extinguiu 400 zonas eleitorais no país. Foto: Nelson Jr./STF
Compartilhar

Da Redação 

Longas filas com espera de até três horas marcaram o primeiro turno das eleições no país. Além das urnas com defeitos, da biometria e das mudanças nas zonas eleitorais, a principal justificativa é uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral, homologada em outubro do ano passado, que extinguiu 400 zonas eleitorais em todo o país. A portaria foi assinada pelo então presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.

Na ocasião, o ministro disse que o objetivo era economizar recursos públicos. “Representa uma significativa economia. E acreditamos que isto não ocorreu em prejuízo dos serviços da Justiça Eleitoral”, afirmou.

Não foi o que os eleitores encontraram neste domingo (7). Em muitas seções, o tempo de espera ultrapassou de três horas. No Rio de Janeiro, a diretora-geral do TRE-RJ, Adriana Brandão, culpou a redução no número de zonas eleitorais no estado pelas filas mais longas que de costume e negou que tenha havido problema no registro biométrico. “No ano passado, o TSE baixou resolução determinando a extinção de diversas zonas eleitorais. Isso resultou no agrupamento de seções em outras zonas. No caso do Rio de Janeiro (…), antes eram 244 zonas eleitorais, hoje são 165”, disse Adriana.

No Paraná, 20 das 103 zonas eleitorais foram extintas. Ao todo, 471 seções eleitorais (salas de votação) deixaram de existir e foram absorvidas por outras seções. No estado, 225 mil eleitores tiveram os locais de votação alterados. Na época, o TRE-PR também alegou economia. No Brasil, o TSE estimava uma retenção de R$ 74 milhões por ano com a medida.

De acordo com o TRE-PR, nesta tarde, a votação estava transcorrendo em “absoluta normalidade”, mesmo com as várias reclamações de eleitores sobre demora e problemas nas urnas.

Nem o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, escapou da fila. Ele que voltou por volta do meio-dia, aguardou 45 minutos para registrar o voto. A fila também interrompeu a transmissão do resultado parcial da apuração no Paraná. Segundo o TRE-PR, mesmo depois do horário limite, às 17h, ainda havia muitos eleitores na fila esperando para votar.  Ao todo, o Paraná possui 26.792 urnas eletrônicas.

 

Compartilhar
PUBLICIDADE