Tudo sobre as Eleições 2018
PUBLICIDADE

Acompanhe todas as notícias do primeiro turno das eleições em tempo real

Acompanhe todas as notícias do primeiro turno das eleições em tempo real
Compartilhar

Acompanhe todas as notícias do primeiro turno das eleições em tempo real, com a Gazeta do Povo. Informações sobre o dia de votação, a agenda dos candidatos e tudo que ocorrer ao longo do período de votação, em todo o Brasil, você confere aqui.

LINKS ÚTEIS

Ainda em dúvida em quem votar? Confira os perfis de todos os candidatos aos cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.
Não sabe onde deve votar? Saiba aqui como consultar o seu local de votação ou seção eleitoral usando apenas o seu nome ou o título de eleitor.
Quer saber o que pode e o que não pode no dia das eleições? Está tudo explicado aqui.
Para ficar por dentro das últimas informações sobre a corrida eleitoral, acesse a página de notícias das Eleições 2018 da Gazeta do Povo.

TEMPO REAL

17h: Fim do tempo real. Obrigada a você que acompanhou o dia de votação no primeiro turno na Gazeta do Povo. A partir de agora você acompanha a análise dos nossos jornalistas e colunistas no programa em vídeo.

Clique aqui para acompanhar os resultados da apuração ao vivo.

 

APURAÇÃO
Acompanhe ao vivo a apuração do resultado das eleições em tempo real, na Gazeta do Povo. A partir das 17h, com o resultados dos estados. A partir das 19h (horário de Brasília) a apuração dos votos à Presidência da República.

16h34: A desburocratização do país é uma proposta que une direita, centrão e esquerda. Saiba o que candidatos à Presidência defendem para diminuir impostos, facilitar a criação de empresas e empregos e tornar o acesso as verbas públicas mais simples.

16h30: Falta meia hora para o final da votação em quase todo o território nacional. A Justiça Eleitoral garante que quem estiver na fila até as 17h tem seu direito ao voto garantido. A apuração nos estados inicia imediatamente após o fechamento das urnas. Para a Presidência, no entanto, é preciso esperar o encerramento da votação no Acre, que segue outro fuso horário — 19h no horário de Brasília (17h local).

16h24:Problemas em urnas e lentidão na biometria incomodam eleitores no Paraná. Apesar da votação ocorrer com normalidade no estado, problemas com algumas urnas e demora na hora de fazer a leitura óptica (sistema de biometria) provocaram longas filas e deixaram eleitores incomodados em várias seções eleitorais em Curitiba e algumas cidades do interior. Veja mais.

16h21: Wilson Witzel (PSC) está embalado com o recente crescimento nas pesquisas, e aposta que vai conquistar uma vaga no segundo turno da disputa pelo governo do Rio de Janeiro.

Até pouco tempo desconhecido do grande público, Witzel colou sua campanha à de Jair Bolsonaro (PSL), embora seu partido integre a chapa de Álvaro Dias (Podemos). O ex-juiz fez campanha ao lado do filho do presidenciável, Flávio Bolsonaro (PSL), nesta reta final.

16h10: A senadora e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, esboçou otimismo ao votar, em Curitiba, na manhã deste domingo (7). Hoffmann está confiante que o candidato do partido à Presidência, Fernando Haddad, irá para o segundo turno. Confira reportagem.

16h05: Não é culpa da biometria. A diretora-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TSE-RJ), Adriana Brandão, descartou que as longas filas registradas em diferentes pontos de votçaão no estado sejam culpa de problemas no registro biométrico. As filas, segundo ela, ocorrem devido a um menor número de zonas eleitorais e à demora do eleitor.

“No ano passado, o TSE baixou resolução determinando a extinção de diversas zonas eleitorais, isso resultou no agrupamento de seções em outras zonas. No caso do Rio de Janeiro, houve extinção de 84 zonas. Antes eram 244 zonas eleitorais, hoje são 165”, explicou Brandão. Outro dado que estaria aumentando o tempo de votação é o grande número de candidatos, um a mais do que em outros anos, e o fato de ter a votação em dois senadores, informação desconhecida por alguns eleitores, na avaliação da diretora.

Representante da Justiça Eleitoral orienta eleitores em Copacabana, no Rio de Janeiro. (Foto: CARL DE SOUZA / AFP)

Representante da Justiça Eleitoral orienta eleitores em Copacabana, no Rio de Janeiro. (Foto: CARL DE SOUZA / AFP)

15h48: O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informa que 964 urnas foram substituídas até as 14h deste domingo (7), em todo o país. Os estados que tiveram o maior número de urnas com defeito foram Minas Gerais (252), Rio de Janeiro (123), Pernambuco (83), São Paulo (78), Rio Grande do Sul (54), Sergipe (53), Paraná (32).

O TSE também informou que, até 14h, foram registradas 134 ocorrências, sendo 130 com eleitores e 4 com candidatos. A Justiça Eleitoral também registrou uma prisão de candidato, em São Paulo.

15h25: Representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA) disseram neste domingo que não encontraram  suspeitas de vulnerabilidade nas urnas.

15h10: Confira as últimas análises sobre as eleições:

15h00: FAKE NEWS: É falsa a informação veiculada nas redes sociais em que aparece uma urna eletrônica onde, supostamente, ao apertar o número “1”, apareceria apenas a imagem do candidato à Presidência do PT, Fernando Haddad. Perito do TRE-MG confirmou que o vídeo é uma montagem.

14h45: Quem não puder comparecer ao local de votação no dia do pleito precisa justificar a ausência. Veja o que é preciso fazer e quais são as penalidades.

14h15: TSE apura imagens e vídeo de eleitores com armas em cima de urnas.

13h55 – Na manhã deste domingo |(7), Eduardo Bolsonaro, um dos filhos de Jair e candidato a deputado federal pelo PSL, sugeriu que seus seguidores registrem o momento da votação. Importante ressaltar que a atitude é considerada crime eleitoral. A Gazeta do Povo preparou um guia do que pode e do que não pode fazer na hora da votação.

13h31 – As fake news nunca deram tanto o ar da graça no Brasil quanto durante as eleições de 2018. Para ajudar o eleitor, a Gazeta do Povo, em parceria com diversos outros veículos, fez uma série de checagens. As informações são atualizadas constantemente, inclusive com “informações” que apareceram pela primeira vez neste domingo (7). Confira aqui. #comprova

13h26 – A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) registrou pelo menos 130 agressões a profissionais da comunicação em situações relacionadas a política e eleições em 2018. Do total, foram 59 ocorrências de ataques físicos e outras 71 em meios digitais. As informações são do Estadão Conteúdo.

13h13 – Em Maringá, no interior do Paraná, uma mesária foi detida após espalhar informação falsa sobre fraude em urnas eletrônicas. Ela teria dito aos eleitores que o equipamento da sua seção já teria os votos registrados na memória, mesmo antes do início dos trabalhos. Os demais mesários precisaram desmentir a informação, mostrando aos eleitores a “zerésima”, o comprovante emitido pela urna antes de a votação ser iniciada.

12h51: Presidente do STF, Dias Toffoli votou em um colégio no Lago Norte, em Brasília (DF). O ministro esperou mais de 50 minutos para votar – e quando chegou sua vez, ainda cedeu a vez para uma mãe com criança de colo. “Com certeza vamos ter um grande sucesso no sentido de a democracia mais uma vez se afirmar e se reafirmar”, disse à imprensa.

Imagem: José Cruz/Agência Brasil

12h37: Talvez o candidato mais “fofo” desta eleição, Cabo Daciolo (Patriota) ajudou uma cadeirante que não conseguia subir um lance de escada para votar na mesma seção que a dele, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). Mesmo com apenas 1% nas pesquisas, o bombeiro tem certeza que sairá vitorioso do pleito. Leia a matéria completa.

12h33: Vice de Ciro Gomes (PDT), Kátia Abreu afirmou que vai se manter neutra em caso de um segundo turno sem sua chapa. A reportagem da Folhapress falou com Kátia após ela registrar seu voto em Palmas (TO). Ela aproveitou para criticar Jair Bolsonaro (PSL). “Temos que lutar muito porque em todos os países do mundo onde os militares assumiram o poder, não deu um bom resultado. Experimentamos autoritarismo, ditadura, chegando ao golpe propriamente dito”.

12h23: Está viajando ou não vai conseguir votar por algum outro motivo? Calma! A Gazeta do Povo preparou um passo a passo sobre como justificar seu voto. Confira aqui.

12h15: Pouco mais de meia hora após retornar ao ar, o site do TSE voltou a apresentar instabilidade no tocante ao serviço de consulta à seção eleitoral.

12h09: Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) aposta que Jair Bolsonaro (PSL) será o vencedor do pleito deste ano. Importante lembrar que o Democratas, partido do deputado, fechou coligação com o PSDB de Geraldo Alckmin. Maia falou com a imprensa após votar em uma escola na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ), na Barra da Tijuca. “A nível nacional não é o que a gente esperava, nossa coligação ficou para trás, mas o nosso lado ideológico está mostrando grande maioria no Rio e no Brasil”, afirmou. As informações são do Estadão Conteúdo.

12h01: Cabo Daciolo votou na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. À Folhapress, disse que um “avivamento” lhe dará 51% dos votos neste domingo (7). “Estou com meu coração explodindo para revolucionar”, afirma sobre sua temporada presidencial, que “com fé em Deus” se tornará realidade.

11h45: Marina Silva, candidata à Presidência pela Rede, votou na sede do Incra, em Rio Branco (AC). Foto: Leo Cabral / AFP

11h30: Após apresentar instabilidade, o site do TSE está de volta ao ar, com o serviço de consulta à seção eleitoral. Confira aqui como verificar a informação.

11h15: O TSE informou que as imagens de boletins de urnas no exterior não indicam o resultado total. O tribunal alerta que esses boletins são de seções eleitorais. Há países com somente uma e outros, como Estados Unidos e China, com mais seções. Ou seja, cada extrato é de uma seção específica e não da totalidade do país.

11h10: Cabo Daciolo, candidato à Presidência pelo Patriota, auxiliou um cadeirante antes de votar, no Rio de Janeiro. Ele chegou ao local de votação com uma Bíblia e apoiadores gritando “glória a Deus”. No final, disse que iria voltar “pro monte para agradecer a vitória”.

11h00: Confira as principais informações desta manhã sobre as eleições:

 

11h05: A presidente do PT, a senadora Gleisi Hoffman, apagou o tuíte veiculado nesta manhã onde ela criticava o sistema de votação eleitoral. Ela escreveu: “Aqui em Curitiba varias pessoas estão assinando a lista para votar. A máquina não está conseguindo ler as digitais. Se é possível votar assim então pq cancelaram os títulos de quem não fez a biometria? Pq a maioria era do Nordeste?!#HaddadPresidente#LulaLivre

11h00: A ex-presidente Dilma Rousseff, e candidata ao Senado em Minas Gerais, votou em Belo Horizonte sob vaias e aplausos.

10h45: O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, votou nesta manhã em São Paulo. Foto: Alexandre Schneider / AFP

10h30: A candidata a vice-presidente na chapa do PT, Manuela D’Ávila, votou em Porto Alegre. Foto: Alex Viana / Agência F8/Estadão Conteúdo

10h25: O candidato ao Senado e ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) e sua esposa, Fernanda Richa, votaram nesta manhã em Curitiba. Os dois foram presos durante a Operação Rádio Patrulha e soltos dias depois, pelo ministro do STF, Gilmar Mendes. Foto: Marcelo Andrade / Gazeta do Povo.

10h10: A votação de brasileiros no exterior , segundo o TSE, terminou em 18 países: Nova Zelândia, Austrália, Japão, Coreia do Sul, China, Taiwan, Cingapura, Filipinas, Malásia, Hong Kong, Timor Leste, Indonésia, Vietnã, Tailândia, Índia, Nepal, Emirados Árabes e Omã. No total, 500,7 mil brasileiros estão registrados para votar para presidente no exterior em 171 cidades diferentes neste ano. Em relação a 2014 (354,2 mil pessoas), houve um crescimento de mais de 40%.

10h08: O candidato do PSOL à Presidência da República, Guilherme Boulos, votou em São Paulo. Foto: Newton Menezes / Futura Press / Estadão Conteúdo

10h05: O juiz federal Sergio Moro votou por volta das 9h35 no Clube Duque de Caxias, no Bacacheri. Responsável por julgar os processos da Lava Jato na primeira instância, ele chegou ao local de votação pela entrada principal do clube e acompanhado por dois seguranças. Como outros eleitores esperavam sua vez de votar, Moro aguardou na fila por cerca de cinco minutos. Neste tempo, recebeu o apoio de alguns eleitores, que o cumprimentaram e agradeceram pelo o que ele tem feito, segundo eles. Ao deixar o local, Moro foi aplaudido por alguns eleitores. O juiz não falou com a imprensa, disse apenas que hoje era o “dia dos políticos”.

10h00: Apesar das críticas do candidato Jair Bolsonaro (PSL) às urnas eletrônicas, o seu vice, general Hamilton Mourão, disse ter confiança no sistema eleitoral. “Se não confiasse no sistema não estaria participando desse processo eleitoral”. O general votou nesta manhã numa escola no Setor Militar, em Brasília, e se mostrou ciente de que haverá segundo turno. “Estamos com cerca de 40% de votos e não é certo que termine no primeiro turno. Não é uma frustração não vencer agora. Importante é a nossa vitória. Não tem problemas mais três semanas para o pessoal se decidir”

9h55: O voto do presidente Michel Temer, também em São Paulo.

9h50: O candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, votou nesta manhã, em São Paulo.

9h49: O candidato à Presidência, Ciro Gomes (PDT), votou em Fortaleza, acompanhado da neta, Maria Clara. Foto: Thiago Gadelha (AFP)

9h45: Vice de Jair Bolsonaro, General Mourão (PRTB), votou em Brasília agora pela manhã.

Imagem: Evandro Éboli (Gazeta do Povo)

9h41: Em seu Twitter, Gleisi criticou o cancelamento dos títulos de eleitor de quem não fez o cadastro biométrico.

9h30: Manuela D’Ávila (PCdoB), candidata à vice-presidente na chapa com Fernando Haddad (PT), já votou em Porto Alegre (RS). Manuela criticou a velocidade e a eficiência do combate às notícias falsas nas eleições de 2018. Ela defendeu que, em caso de segundo turno, a fiscalização às fake news seja aprimorada. “Não tem como a mentira ser disseminada na dimensão em que elas são sem financiamento. Queremos saber quem financia essa baixaria”, disse à reportagem da Folhapress.

9h23: No início da manhã deste domingo (7), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) se manifestou no Twitter a respeito da eleição.

9h09: Quem também já votou foi o presidente Michel Temer (MDB). Temer chegou ao colégio Santa Cruz, em São Paulo (SP), por volta das 8h20. O emedebista afirmou que as eleições devem ocorrer de forma tranquila no Brasil, e que, passado o pleito, “todos os brasileiros vão se unir” novamente.”O poder é do povo, não será do Bolsonaro nem do Haddad, de quem seja”, disse. As informações são da Folhapress.

9h05: O candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, chegou à pouco para votar em uma escola na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ). O candidato estava acompanhado do filho Flávio, que é candidato ao Senado pelo Rio.

Imagem: Mauro Pimentel (AFP)

8h50: Além das fake news, as eleições de 2018 foram marcadas pela desconfiança em relação às urnas eletrônicas. À Folhapress, o ministro Og Fernandes, do TSE, afirmou na manhã deste domingo que a desconfiança é inconsistente, e garantiu que o sistema é absolutamente seguro. “Cada cidadão pode ter sua crença, mas é preciso que ela seja validada com a realidade, senão torna a crença inconsistente”, disse o magistrado, que participou, no início da manhã, de uma auditoria de verificação de autenticidade e integridade do sistema da urna eletrônica.

8h39: A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, já votou em Curitiba (PR). Senadora pelo Paraná com mandato que termina no fim do ano, Gleisi é candidata a deputada federal em 2018. A petista registrou seu voto no Clube Curitibano, no bairro Água Verde, pouco depois das 8h.

Imagem: Aléxia Saraiva (Gazeta do Povo)

8h34: A ordem de votação dos candidatos mudou nessas eleições, por isso o eleitor deve ficar atento. Primeiro, vota-se para deputado federal. Em seguida, para deputado estadual. Depois, a escolha é para o Senado, com o voto para dois senadores diferentes – e não adianta votar no mesmo candidato duas vezes, pois o voto repetido é anulado. Na sequência, o eleitor confirma suas escolhas para governador e, por fim, para presidente.

8h31: Cerca de 147,3 milhões de eleitores devem ir às urnas no Brasil neste domingo (7). Na noite de ontem (6), a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, fez um pronunciamento pedindo que os eleitores “votem com consciência”.

8h20: “Nunca antes na história deste país” foram vistas tantas fake news quanto no período eleitoral de 2018. Em uma parceria com diversos outros veículos, a Gazeta do Povo fez uma série de checagens sobre boatos que se espalharam pelas redes sociais nas últimas vezes. Confira aqui. #comprova

8h13: Bom dia! Começa agora, na Gazeta do Povo, a cobertura em tempo real das eleições presidenciais de 2018.

Compartilhar
PUBLICIDADE