Tudo sobre as Eleições 2018
PUBLICIDADE

Cresce expectativa sobre segunda vaga ao Senado

Cresce expectativa sobre segunda vaga ao Senado
Oriovisto, Flávio Arns, Alex Canziani e Beto Richa (em sentido horário) disputam uma das duas vagas ao Senado pelo Paraná. Fotos: Marcelo Andrade, André Rodrigues, Aniele Nascimento e Roberto Custódio/Gazeta do Povo
Compartilhar

A reviravolta na disputa pelo Senado no Paraná na reta final da campanha ganhou novas cores neste domingo (7), quando quatro candidatos – Flávio Arns (Rede), Oriovisto Guimarães (Podemos), Beto Richa (PSDB) e Alex Canziani (PTB) – declararam-se otimistas e apostaram na possibilidade de conquistar uma das duas vagas em disputa no estado.

Pesquisa Ibope, divulgada no sábado (6), mostra empate técnico entre os quatro concorrentes. O senador Roberto Requião (MDB), que tenta a reeleição, lidera a disputa com 26% dos votos válidos. Oriovisto Guimarães tem 16%, Beto Richa 14%, Flavio Arns 14% e Alex Canziani 13%.

Oriovisto

O candidato Oriovisto Guimarães demonstrou confiança e otimismo, antes de votar, neste domingo. “Eu tenho muita esperança de que teremos uma boa votação e seremos eleitos”, disse. “Não arrisco a dizer com quanto. As pesquisas variam muito. O importante é que é uma festa da democracia”, comemorou.

Apesar de receber apoio de candidatos como Ratinho Junior (PSD) e Álvaro Dias (Podemos), Oriovisto acredita que terá votação expressiva devido às propostas que apresentou durante a campanha. “Não acho que é uma questão de apoio. Acho que o povo define seu voto pelas propostas do candidato”, pontuou.

Oriovisto afirmou ainda que seu principal objetivo como senador será o combate à corrupção com leis mais duras contra políticos corruptos e o fim de privilégios e que trabalhará pelas reformas trabalhista, da previdência, patrimonial, tributária e ainda pelo fim dos privilégios dos políticos. Ele votou por volta das 10h no Colégio Marista Paranaense, no bairro Seminário.

Flávio Arns

Arns afirmou estar esperançoso com a vitória, apesar de as pesquisas apontarem uma disputa  acirrada pela segunda vaga ao Senado. ” Sabemos que as pesquisas mostram que está embolado, mas temos muita esperança, muito otimismo. As pessoas estão muito entusiasmadas pelo estado todo”, disse.

O candidato da Rede, partido da presidenciável Marina Silva, chegou por volta das 10h35 ao Colégio Estadual Guaíra, no Rebouças, onde votou. “Temos pessoas muito entusiasmadas pelo estado todo e vamos fazer um belo trabalho”, enfatizou. Questionado sobre a corrida presidencial e pelo governo do Paraná, afirmou apenas que é necessário aguardar os resultados e discutir com a sociedade os rumos para o Brasil. “Estamos em um momento decisivo, em uma encruzilhada, para o Paraná e o Brasil. Como povo, temos que participar, com a cabeça no lugar, achando os caminhos de que o Brasil precisa.”

Alex Canziani

O deputado federal Alex Canziani (PTB) disse que confia no “discernimento das pessoas”, se referindo ao momento político por que o país atravessa.  “É através do voto que as pessoas decidem o que acontece na cidade, no estado e no país. Acredito muito na democracia e no discernimento e na capacidade de as pessoas entenderem esse momento em poder escolher as melhores pessoas. Otimista que sou, estou confiante da vitória no final da tarde de hoje”, disse.

Alex Canziani votou em uma universidade particular na região sul de Londrina. Ele estava acompanhado da governadora e candidata à reeleição Cida Borghetti (PP), do candidato a deputado federal Ricardo Barros (PP), do prefeito Marcelo Belinati (PP), e da filha e também candidata a deputada federal Luisa Canziani (PTB).

“Essas eleições são a oportunidade que nós temos para dizer o que nós queremos para o Paraná e para o Brasil”.

Beto Richa

Apesar de perder a segunda colocação na pesquisa do Ibope – ele aparece em empate técnico com Oriovisto, mas dois pontos porcentuais atrás – o ex-governador Beto Richa (PSDB) admitiu que tudo está embolado e atribui a reviravolta a uma suposta “barbárie eleitoral”.

“Pude perceber nas respostas que eu recebia de lideranças do interior dizendo que o clima de aceitação ao nosso nome vinha crescendo. Hoje está tudo embolado devido à barbárie da qual eu fui vítima. Lamentavelmente, fui vítima de uma grande injustiça, talvez uma das maiores injustiças já cometidas em um período eleitoral da história do Paraná”, disse após votar.

Richa e outras 14 pessoas foram presos em plena campanha eleitoral no âmbito da operação Radio Patrulha, que apura fraude na licitação que tirou do papel o programa Patrulha no Campo, voltado para a manutenção de estradas rurais do estado. Ele foi solto antes do prazo terminar por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Mas, dias depois, foi denunciado à Justiça pelo Ministério Público.

“Não há dúvida nenhuma que foi para exterminar, para destruir a minha candidatura. E é até impressionante a ousadia deles de nem disfarçar tentativa de interferir no processo eleitoral”, comentou.

A pesquisa

Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Quem foi ouvido: 1.512 eleitores, com 16 anos ou mais. Quando a pesquisa foi feita: entre 4 e 6 de outubro. Registro no TRE: Nº PR-07265/2018. Registro no TSE: Nº BR-05835/2018. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. 0% significa que o candidato não atingiu 1%. Traço significa que o candidato não foi citado por nenhum entrevistado. A pesquisa foi contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense SA.

(Por Célio Martins, Raquel Derevecki, Luana Harumi, Carla Vieira e Angieli Maros)

Compartilhar
PUBLICIDADE