Tudo sobre as Eleições 2018
PUBLICIDADE

Problemas em urnas e lentidão na biometria incomodam eleitores

Problemas em urnas e lentidão na biometria incomodam eleitores
Compartilhar

Apesar da votação ocorrer com normalidade no estado, problemas com algumas urnas e demora na hora de fazer a leitura óptica (sistema de biometria) provocaram longas filas e deixaram eleitores incomodados em várias seções eleitorais em Curitiba e algumas cidades do interior.

Um problema registrado em uma urna eletrônica no Colégio Positivo Júnior, na capital, obrigou a justiça eleitoral a trocar um dos aparelhos. Segundo reclamações de eleitores a urna não estaria dando a opção de confirma após o voto para presidente. “Depois que coloquei o número do meu candidato a presidente, não apareceu a opção de confirma e a urna automaticamente encerrou a votação”, contou a cirurgiã dentista Marileide Reichenbah.

Gisele Macedo, que é jornalista, disse que também teve o mesmo problema na hora de votar. “E se eu tivesse errado o número para presidente? Teria votado em quem não queria, porque a urna não me daria opção”, afirmou.

De acordo com o juiz Lourenço Chemim, da 1ª Zona Eleitoral, os votos computados na urna que apresentou problemas serão mantidos e transferidos para a nova urna. Eleitores informaram que outras urnas também apresentaram o mesmo problema.

Em uma das seções instaladas na Faculdade Evangélica, também em Curitiba, muitos eleitores reclamavam da demora para fazer a leitura óptica. Alguns eleitores, depois de algumas tentativas, tiveram de assinar uma lista de votação para poder votar. O problema provocou longas filas e muita espera.

No Clube Curitibano, ocorreu problema semelhante ao registrado no Colégio Positivo Júnior. Uma urna eletrônica não estaria dando a opção de confirmar o voto após o eleitor digitar o número do candidato a presidente. Por segurança, a urna foi trocada.

Balanço parcial

Até às 16h, 43 urnas eletrônicas haviam substituídas em todo o Paraná. O maior município com registro de problemas em urnas até o meio da tarde era Curitiba, com sete ocorrências. Equipamentos também foram substituídos em Campina Grande do Sul, Chopinzinho, Cianorte, Corbélia, Engenheiro Beltrão, Francisco Beltrão, Guaratuba, Jussara, Loanda, Londrina, Mariluz, Paiçandu, Palotina, Pinhais, Piraquara, Realeza, Reserva, Santa Fé, São José das Palmeiras e são José dos Pinhais.

Esclarecimento do TRE

Em nota, o TRE informou que todas as situações verdadeiras foram solucionadas ou estão sendo apuradas. “O pleito eleitoral está transcorrendo em absoluta normalidade. Todas as urnas eletrônicas foram submetidas a rigoroso controle e testes de segurança, não havendo risco da existência de fraude na votação. Os boatos disseminados nas redes sociais em relação a eventuais falhas em algumas urnas serão objeto de imediata apuração”, informou o tribunal.

(Célio Martins)

Compartilhar
PUBLICIDADE