Tudo sobre as Eleições 2018
PUBLICIDADE

Fora do Senado, Requião atribui derrota a voto útil anti-Beto Richa

Fora do Senado, Requião atribui derrota a voto útil anti-Beto Richa
Senado: Roberto Requião e Beto Richa.
Compartilhar

Por Felippe Aníbal

Após aparecer como líder nas pesquisas de intenção de voto desde o início da campanha, Roberto Requião (MDB) acabou sofrendo uma virada e não conseguiu se reeleger ao Senado. As duas cadeiras do Senado pelo Paraná ficaram com Professor Oriovisto Guimarães (Podemos) e Flávio Arns (Rede). No Twitter, Requião atribuiu sua derrota ao “efeito Bolsonaro”, a “calúnias” que teria sofrido às vésperas da eleição e às pesquisas.

Na última pesquisa Ibope* divulgada antes da votação – no sábado (6) –, o candidato do MDB aparecia bem à frente dos concorrentes, com 38% das intenções de voto.  Neste domingo (7), no entanto, ele já aparecia nas pesquisas “boca de urna” em terceiro lugar.

Antes da conclusão da apuração, o senador se manifestou por meio de seu perfil no Twitter.

Como desde o início da campanha Requião liderava as pesquisas de todos os institutos, o candidato se deu ao luxo de abdicar de parte de seu tempo de tevê para outros candidatos. Empenhou-se em fazer campanha a João Arruda, seu sobrinho e candidato ao governo do Paraná pelo MDB. Requião chegou a dar um empurrão na candidatura de Nelton (PDT), que também concorria ao Senado.

Após a apuração, na qual ficou com 15,08% dos votos válidos, Requião usou o Twitter também para atacar as pesquisas com Beto Richa. Segundo o candidato do MDB, ele foi vítima do “voto útil” em Oriovisto e Arns, que acabaram vencendo a disputa.

Trajetória política de Requião

Requião começou sua vida pública em 1983, quando foi eleito deputado estadual. Sempre pelo MDB, ele também foi governador do Paraná por três mandatos e secretário de Desenvolvimento Urbano. Atualmente, exerce o cargo de Senador, para o qual foi eleito em 2011.

*Pesquisa realizada pelo Ibope com 1.512 entrevistados (Paraná). Contratada por: SOCIEDADE RADIO EMISSORA PARANAENSE SA / TV PARANAENSE, REDE PARANAENSE. Registro no TSE: PR-07265/2018. Margem de erro: 3 pontos porcentuais. Confiança: 95%. *Não sabe / Não respondeu

Ibope: Senado pelo Paraná

Compartilhar
PUBLICIDADE