Tudo sobre as Eleições 2018
PUBLICIDADE
Futuro

Ciro Gomes: “Não quero fazer campanha para o PT nunca mais”

Estadão Conteúdo
Ciro Gomes: “Não quero fazer campanha para o PT nunca mais”
Ciro Gomes (PDT) vota em Fortaleza (CE). Imagem: Jarbas Oliveira/Estadão Conteúdo
Compartilhar

O candidato derrotado à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, chegou às 12h11 deste domingo (28) para votar em Fortaleza (CE). Ciro estava acompanhado da esposa, Giselle Bezerra, quando chegou à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, na Praia de Iracema. Sobre a ausência de um apoio efetivo à candidatura de Fernando Haddad (PT), Ciro afirmou que não se manteve neutro, apenas que não devia apoio.

“Eu não quero fazer campanha para o PT nunca mais”, disse. Segundo o pedetista, o posicionamento já havia sido tomado desde o começo da campanha. Questionado sobre sua ausência no segundo turno, Ciro rebateu: “A quem que eu estou devendo essa presença? Estou devendo ao PT?”. Ciro afirmou que não quer influir na votação, justificando que os dois projetos apresentados neste segundo turno se antagonizam e “não desarmam essa bomba de ódio, de confrontação miúda”.

O pedetista reforçou que fará oposição a qualquer um que venha a ser eleito, ao dizer que” minha posição é a mesma de antes. Se eu quisesse aderir a uma ou outra força, eu o teria feito antes. Acredito que o Brasil precisa desesperadamente desarmar essa bomba. Espero muito que esteja errado e que aquele amanhã vitorioso possa desarmar essa bomba por si e possa restaurar a paz política no Brasil, para que a gente possa resolver a equação social e política. Entretanto, eu não acredito.”

Leia também: Toffoli diz que próximo presidente deve respeitar a Constituição

Antes de deixar o local de votação, já dentro do carro, Ciro destacou a necessidade de acabar com a violência política, citando o assassinato de um jovem durante uma carreata pró-Haddad no sábado (27) em Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza. Ainda foi confirmado, no entanto, se o crime teve motivações políticas.

Além de Giselle, acompanharam Ciro o prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio (PDT), e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Zezinho Albuquerque (PDT).

O pedetista manteve-se distante dos holofotes durante todo o segundo turno e evitou dar declarações em sua chegada a Fortaleza, na última sexta-feira (26). No sábado, optou por gravar um vídeo em que evitou demonstrar apoio explícito à candidatura petista, como era esperado. Ciro foi o terceiro colocado no primeiro turno, obtendo mais de 13 milhões de votos (12,47%). No Ceará, foi o candidato mais votado, com 40,95% dos votos.

Compartilhar
PUBLICIDADE