Tudo sobre as Eleições 2018
PUBLICIDADE

Cida diz que “onda Bolsonaro” e prisão de Richa influenciaram eleição

Candidata do PP foi batida por Ratinho Jr (PSD), eleito governador neste domingo (7)

Cida diz que “onda Bolsonaro” e prisão de Richa influenciaram eleição
Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
Compartilhar

A governadora Cida Borghetti (PP) reconheceu neste domingo (7) que a prisão do ex-governador Beto Richa (PSDB) e o fenômeno Jair Bolsonaro (PSL) influenciaram a eleição em turno único de Ratinho Junior (PSD) ao governo do Paraná. Em coletiva de imprensa no comitê estadual do partido, no Centro Cívico, ela também afirmou que a transição deve ocorrer no dia 3 de dezembro.

Com 100% das urnas apuradas, Cida Borghetti ficou em segundo com 831.313 votos (15,53%), contra 3.210.574 (59,99%) de Ratinho Junior. A governadora ligou para o adversário pouco depois da definição do resultado. “Quero desejar sucesso e tenho certeza que fará trabalho extraordinário”, disse.

A governadora também ressaltou que a prisão de Beto Richa no bojo da Operação Rádio Patrulha, no dia 11 de setembro, influenciou no resultado. “Eu estava governadora no momento da prisão, ontem fez seis meses. Vocês viram o rendimento dele nas urnas. Foi perto de 4%, nós chegamos a quase 16%. Atrapalhou, obviamente, mas nos mantivemos firmes porque fiz um trabalho dedicado”, afirmou.

LEIA MAIS: Oriovisto e Arns são eleitos para o Senado e deixam Requião e Richa de fora

“Ao assumir o governo tomei medidas importantes como a criação da Divisão de Combate à Corrupção, comunicação às concessionárias de pedágio da não renovação e intervenção nas empresas”, completou.

Ricardo Barros (PP), deputado federal eleito e marido da governadora, disse que a prisão atrapalhou a campanha na reta final. “Houve uma queda expressiva de votos, depois recuperada. Mas evidentemente se não existisse esse episódio ela teria feito muito mais do que os 16% que fez. Foi um fato concreto da campanha, administrado da maior maneira possível porque nossa coligação pediu a expulsão dele da chapa por infidelidade porque ele fazia campanha abertamente para Rossoni, Ratinho, Plauto e Traiano”, afirmou.

Cida Borghetti também disse que sentiu o efeito Jair Bolsonaro nas ruas. O presidenciável foi fundamental na transferência de votos para Ratinho. “Era muito claro para nós que estávamos nas ruas. Muito forte a presença e vontade do paranaense e do brasileiro em votar no Jair. Essa ligação, apoio a Ratinho, foi fundamental. Foi muito importante“, disse. Ela destacou que não declarará apoio a nenhum candidato no segundo turno.

LEIA MAIS: Envolvido em escândalos de corrupção, Beto Richa sofre derrota esmagadora no Senado

Transição

A transição entre os governos foi agendada para o dia 3 de dezembro, data em que os secretários de Estado vão transmitir aos novos secretários ou coordenadores do governo a situação fiscal e orçamentária do Paraná. “Deixo um estado com equilíbrio fiscal, um dos três estados mais eficientes do Brasil, com orçamento de R$ 61 bilhões e R$ 2 bilhões a mais para educação, segurança pública e saúde”, finalizou Cida.

Compartilhar
PUBLICIDADE