Tudo sobre as Eleições 2018
PUBLICIDADE

Ratinho declara apoio a Bolsonaro no 2º turno

Candidato ao governo votou em Curitiba e foi comedido ao comentar possibilidade de vitória no 1º turno

Ratinho declara apoio a Bolsonaro no 2º turno
Compartilhar

O candidato ao governo do Paraná Ratinho Júnior (PSD), votou durante a manhã deste domingo (7) em uma escola do bairro Santa Felicidade, em Curitiba, onde aproveitou para declarar o apoio ao candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL). “Tenho que aguardar o resultado, mas a minha opção seria Bolsonaro no segundo turno”, disse em entrevista a jornalistas em frente à Escola Municipal Vinhedos.

A decisão de apoio cria uma relação de reciprocidade com Bolsonaro, que escolheu indicar Ratinho aos seus eleitores do Paraná, preterindo Ogier Buchi, de quem é colega de partido no PSL. De qualquer forma, Buchi teve candidatura indeferida no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Desde o início do pleito Ratinho desponta como favorito ao governo, e apareceu com 50% das intenções de voto na pesquisa Ibope* deste sábado (6) – o que o faz cogitar vitória já neste domingo. “Estamos com boas chances para o primeiro turno, mas caso não dê, seguimos com a campanha para o segundo turno”, especulou antes de votar.

Ratinho falou também sobre as expectativas para o Senado, bancada em que concorre o Professor Oriovisto Guimarães (Podemos), a quem já declarou apoio publicamente em diversas ocasiões. “Ele é um grande nome, pro Paraná seria muito bom e pro país seria muito bom. Ele teve uma ascensão meteórica”, avaliou.

O candidato chegou à zona eleitoral, a Escola Municipal Vinhedos, por volta de 9h45. Acompanharam-no a esposa, Luciana Massa, e os três filhos – os cinco também devem se reunir durante a tarde, em casa, para acompanhar as apurações. O candidato não divulgou se irá conceder entrevistas após o resultado ou se fará celebrações em caso de vitória. No entanto, já avisou que se as notícias sejam boas para o lado dele, o primeiro passo será escolher os nomes a serem indicados às secretarias.

Com relação ao período de campanha até aqui, o candidato do PSD considerou que, apesar de curto, foi proveitoso pela escolha de “ser claro e falar de propostas ao invés de atacar os concorrentes”, nas palavras dele.

Turma de Beto Richa

Durante a campanha, Ratinho tentou desvincular seu nome ao de Beto Richa (PSDB), apesar de ter atuado como Secretário de Desenvolvimento Urbano na gestão do tucano entre 2013 e 2014 e novamente entre 2015 e 2017. Neste domingo, o candidato ao governo não mencionou o ex-governador. Outros colegas de partido de Ratinho o acompanharam até a zona eleitoral, incluindo Norberto Ortigara (PSD), que também foi secretário de Richa, na pasta de Agricultura. (Cecília Tümler)

*Metodologia: Pesquisas realizadas pelo Ibope. Margem de erro: 2 pontos percentuais em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e Distrito Federal. No restante dos estados, 3 pontos percentuais. Confiança: 95%. Os períodos variam para cada estado.

Compartilhar
PUBLICIDADE