Tudo sobre as Eleições 2018
PUBLICIDADE
Afastada

Mesária com camiseta “Lute como uma garota” é dispensada pelo TRE em Curitiba

Angieli Maros
Mesária com camiseta “Lute como uma garota” é dispensada pelo TRE em Curitiba
Compartilhar

A presidente de mesa de uma seção eleitoral de Curitiba foi dispensada pela Justiça Eleitoral no começo da tarde deste domingo (28) por estar usando uma camiseta considerada como “propaganda implícita”. A peça trazia estampada a frase “Lute como uma garota”, que, embora não faça referência a partidos ou políticos, foi considerada pelo juiz Lourenço Cristovão Chemim, da 1ª Zona Eleitoral, como associação à candidata a vice Manuela d’Ávila (PCdoB), da coligação de Fernando Haddad (PT). Foi o segundo caso do dia de afastamento de mesário no Paraná.

A mesária afastada, Cassia Bruel, de 28 anos, trabalhava na Escola de Ensino Fundamental Mirazinha Braga (zona 001/ seção 128), entre os bairros Pilarzinho e Bom Retiro, quando foi comunicada pelo fiscal que um eleitor a havia denunciado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). O caso ocorreu no começo da tarde deste domingo. Primeiro, ela foi orientada para que usasse a peça do lado avesso ou que então cobrisse a camiseta com alguma outra coisa. Como se recusou, foi dispensada.

“Eu tinha saído almoçar e quando voltei veio um fiscal falar comigo. Eu disse que era uma camiseta apartidária e que não iria trocar. Sei que não posso fazer propaganda e não era o que eu estava fazendo”, disse a mesária, que trabalhava como voluntária em sua quarta eleição. “Ele só me deu uma advertência verbal ali na hora. Disse que era ordem do juiz, mas eu não recebi nada. Trabalho como voluntária, sempre tive prazer em fazer isso, mas não esperava jamais passar por uma situação assim”.

O TRE confirmou a dispensa, mas não deu mais detalhes sobre o caso. A assessoria do órgão disse apenas que a ordem do juiz levou em conta o entendimento de que a camiseta representava propaganda implícita. Ícone da moda feminista, camisetas com estampa de “Lute como uma garota” vêm sendo usadas há tempo por ativistas, artistas e políticos e políticas – incluindo Manuela D’Ávila.

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consta apenas que “aos mesários é proibida toda e qualquer propaganda eleitoral ou manifestação política, sob pena de incorrer em crime eleitoral”.

No fim da tarde, por volta das 18h20, o TRE informou que a mesária não será responsabilizada criminalmente.

 

Secretário encaminhado no interior

Em Campo Mourão, no Noroeste do Paraná, outro mesário foi afastado nesse domingo. O caso foi mais cedo, por volta das 10h30, no Colégio Estadual Unidade Polo, bairro Jardim São Pedro. Segundo a Polícia Militar (PM), o mesário questionou a opção de voto de uma eleitora, que entrou no local de votação com vários adesivos do candidato.

A PM não disse que tipo de questionamento o mesário fez, nem a qual candidato ele se referiu. A corporação falou apenas que o encaminhamento do mesário está entre os dez feitos pela polícia nesse domingo em decorrência de crimes eleitorais.

Compartilhar
PUBLICIDADE