Tudo sobre as Eleições 2018
PUBLICIDADE
Diplomacia

A repercussão da vitória de Jair Bolsonaro entre os líderes mundiais: teve até cumprimento de Maduro

Vandré Kramer, com agências
A repercussão da vitória de Jair Bolsonaro entre os líderes mundiais: teve até cumprimento de Maduro
Presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, logo após sair da seção eleitoral em que votou. Dado Galdieri/Bloomberg
Compartilhar

Líderes de países encaminharam mensagens de felicitações ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, após sua eleição neste domingo. O ditador venezuelano, Nicolás Maduro, estendeu suas felicitações ao povo brasileiro por causa da “celebração cívica do segundo turno eleitoral realizado no domingo 28 de outubro de 2018, na qual resultou eleito o candidato Jair Bolsonaro. O governo bolivariano aproveitou a ocasião para exortar ao novo presidente eleito do Brasil a retomar, como países vizinhos, o caminho das relações diplomáticas de respeito, harmonia, progresso e integração regional pelo bem estar dos nossos povos.”

O comunicado tuitado pelo ministro das Relações Exterior, Jorge Arreaza, e retuitado pelo ditador também enfatiza que “o povo e o governo venezuelano, no marco da diplomacia bolivariana de paz, ratificam seu compromisso de continuar trabalhando ao lado do povo irmão brasileiro na luta por um mundo mais justo, multicêntrico e pluripolar, no qual prevaleça a livre determinação dos povos e a não ingerência nos assuntos internos.

Um dos principais cumprimentos veio do vice-primeiro-ministro italiano, Matteo Salvini, que tuitou: “também no Brasil os cidadãos mandaram a esquerda para casa. Bom trabalho ao presidente Bolsonaro, a amizade entre nossos povos e nossos governos será ainda mais forte.”

O presidente eleito informou, por meio de sua conta no Twitter, que o presidente americano, Donald Trump, entrou em contato com ele, parabenizando-o pela vitória histórica. “Manifestamos o desejo de aproximar ainda mais estas duas grandes nações e avançamos no caminho da liberdade e da prosperidade.”

O  primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, destacou, sem mencionar o nome de Bolsonaro, que o povo brasileiro decidiu seu futuro para os próximos anos e que Brasil sempre contará com a Espanha para conseguir uma América Latina mais igualitária e mais justa, a esperança que há de iluminar as decisões de todo governante.

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luís Almagro, felicitou o presidente eleito e aplaudiu sua mensagem de verdade e paz. “Ele conta com o compromisso da secretaria-geral da OEA para trabalhar de forma conjunta em relação à democracia, direitos humanos, segurança e desenvolvimento da região.

O presidente argentino Maurício Macri felicitou Jair Bolsonaro pelo triunfo no Brasil. “Desejo que trabalhemos logo juntos pela relação entre nossos países e pelo bem estar de argentinos e brasileiros.” No Mercosul, quem também cumprimentou foi o presidente paraguaio, Mario Abdo Benitez, eleito neste ano, que felicitou o Brasil e o presidente eleito Jair Bolsonaro. “Queremos trabalhar juntos por democracias mais sólidas na região, com instituições fortalecidas e sempre buscando a prosperidade dos nossos povos.”

O presidente do Peru, Martin Vizcarra, também cumprimentou Bolsonaro por sua eleição como presidente do Brasil e lhe desejou os maiores êxitos em sua gestão. “Expresso minha disposição de trabalhar juntos para aprofundar nossa relação bilateral.”

Já o desejo do presidente colombiano, Iván Duque, é que “esta nova etapa no país vizinho seja de bem-estar e de união. Esperamos continuar nossa relação de irmandade para fortalecer vínculos políticos, comerciais e culturais.”

O presidente equatoriano, Lenín Moreno, felicitou o povo brasileiro: “os melhores desejos para seu presidente @jairbolsonaro. Esperamos fortalecer os tradicionais laços de amizade e trabalho entre os países.”

O chileno Sebastian Piñera cumprimentou Jair Bolsonaro pelo seu grande triunfo eleitoral e o convidou a visitar o Chile. “Estou seguro que trabalharemos com vontade, força e visão de futuro em favor do bem-estar dos nossos povos e da integração.”

“Em nome do povo e do governo do México parabenizo Jair Bolsonaro por sua eleição, em uma jornada exemplar que reflete a força democrática desse país”, disse o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto

 

Compartilhar
PUBLICIDADE