Tudo sobre as Eleições 2018
PUBLICIDADE

Mesário mais velho de Curitiba tem 82 anos e não quer parar tão cedo

Já é a quinta eleição que Helvécio Avelino da Silva trabalha: “É melhor estar aqui do que dormindo, né”

Mesário mais velho de Curitiba tem 82 anos e não quer parar tão cedo
Compartilhar

“As pessoas têm que votar, seja para qual candidato for”, assim prega Helvécio Avelino da Silva, de 82 anos, o mesário mais velho de Curitiba. Atuando na Escola Municipal Professora América da Costa Saboia, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), essa já é a quinta eleição que ele trabalha — e não quer parar.

Segundo o mesário, a troca de experiência com os mais jovens é algo que o faz sempre aceitar o convite do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “É melhor estar aqui do que dormindo, né”, brinca Helvécio, que atua na parte final do voto, na entrega do comprovante.

Helvécio vota na mesma escola onde é mesário e todos os anos sente uma emoção grande em poder continuar ativo. “Tem que ter disposição. É cansativo porque começa antes das 8h e só acaba quando todas as urnas são fechadas. Mas, sabe que me sinto muito bem?”, diz. Ele é aposentado da área rural e, em casa, cuida de uma horta.

Quando indagado sobre o que diria às pessoas que estão em dúvida se irão votar ou não, Helvécio é enfático. “Tem que votar sim. Muita gente veio me dizer que não sabia em quem votar, porque tá difícil mesmo, mas eu digo que temos que votar, indiferentemente de quem escolher. A gente adquiriu esse direito, temos que fazer valer.” Ele deixa claro que, se estiver tudo bem, na próxima eleição quer estar de volta à função. “Mas ainda tem o segundo turno, né?”, brinca. (Por Lucas Sarzi, da Tribuna)

Compartilhar
PUBLICIDADE