Tudo sobre as Eleições 2018
PUBLICIDADE
No Twitter

Joaquim Barbosa declara voto a Haddad

Célio Martins
Joaquim Barbosa declara voto a Haddad
Compartilhar

Em publicação em sua conta no Twitter, neste sábado (27) pela manhã, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa declarou voto a Fernando Haddad (PT). O magistrado, com quem o candidato do PT teve encontro há duas semanas. diz que o oponente, Jair Bolsonaro (PSL), lhe inspira medo.

“Votar é fazer uma escolha racional. Eu, por exemplo, sopesei os aspectos positivos e os negativos dos dois candidatos que restam na disputa. Pela primeira vez em 32 anos de exercício do direito de voto, um candidato me inspira medo. Por isso, votarei em Fernando Haddad”, escreveu Barbosa.

Joaquim Barbosa foi cogitado para ser candidato à Presidência da República pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). O ex-presidente do STF chegou a se filiar ao partido, mas em maio deste ano desistiu de concorrer por motivo, segundo ele, estritamente pessoal.

Após Barbosa sair da corrida presidencial, o PSB esteve em negociação para apoiar Ciro Gomes (PDT), no entanto, o partido acabou adotando a neutralidade no primeiro turno. no segundo turno os socialistas declaram apoio a Fernando Haddad.

Haddad agradece

Após o anúncio de Barbosa, o presidenciável Fernando Haddad, comemorou. “O apoio do Joaquim Barbosa é muito significativo. Ele tem uma representação muito forte e representa valores dos quais eu compartilho”, disse Haddad, antes de fazer uma caminhada pela favela de Heliópolis, em São Paulo.
No início da campanha no segundo turno, o petista visitou o ex ministro do STF em busca de apoio. Na época surgiram rumores que Barbosa poderia ser seu ministro da Justiça.
Haddad enumerou nomes de outros partidos de quem recebeu apoio como o tucano Alberto Goldmann e Jarbas Vasconcelos (MDB). “Já convidei todos os democratas a estarem comigo porque sinto que o (Jair) Bolsonaro é um risco institucional. O que o Joaquim Barbosa falou é o que todo mundo sabe e alguns tem medo de falar. Nem todo mundo tem coragem de admitir o risco que ele realmente representa para o país “, afirmou Haddad.

Mensalão
Joaquim Barbosa foi ministro do STF de 2003 a 2014. Durante o período em que esteve na presidência do Tribunal, teve papel de destaque no julgamento da Ação Penal nº 470, chamada de Mensalão. Relator da ação que condenou vários políticos, incluindo o ex-ministro José Dirceu, Barboas sempre foi um severo crítico do PT.

O ex-presidente do STF  e doutor e mestre pela Universidade de Paris-II Panthéon-Assas e professor licenciado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Em sua carreira pública, antes de ser nomeado para a Corte máxima do país, atuou por quase 20 anos como procurador do Ministério Público Federal.

Compartilhar
PUBLICIDADE