Tudo sobre as Eleições 2018
PUBLICIDADE

Vídeo de eleitor que aperta 17 com arma. Verdadeiro ou falso?

Impossível verificar

Caso seja verdadeiro, o responsável cometeu crime eleitoral previsto no Código Eleitoral, por violar o sigilo de voto

Vídeo de eleitor que aperta 17 com arma. Verdadeiro ou falso?
Compartilhar

Está circulando nas redes sociais um vídeo de um eleitor que, supostamente, grava o seu próprio voto, dado ao candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL). Ao invés de utilizar os dedos para marcar os números do político, o autor do vídeo utiliza o cano da arma.

Procurado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que o Ministério Público Eleitoral deve investigar se o vídeo é verdadeiro ou falso, o que ainda não é possível saber. Caso seja verdadeiro, o responsável cometeu crime eleitoral previsto no artigo 312 do Código Eleitoral, por violar o sigilo de voto ao fazer o registro em vídeo, com pena prevista de detenção de até dois anos.

Sobre a utilização da arma, não há nada previsto no Código Eleitoral. Se o eleitor tem o porte de arma, a princípio, ele pode estar com ela no momento do voto.

Leia mais: Saiba quais são as regras para a compra e porte de armas de fogo no Brasil

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o vice-procurador eleitoral do TSE Humberto Jacques de Medeiros informou que o tribunal está avaliando também outros vídeos similares, como um em que aparece uma arma em cima de uma urna na Escola Estadual Professor Mauricio Brum, em São João do Mereti, interior do Rio de Janeiro.

Compartilhar
PUBLICIDADE