Boca de urna aponta surpresas para governo e Senado dos três principais colégios eleitorais
As pesquisas Ibope boca de urna realizadas ao longo deste domingo (7) mostram surpresas para o governo e Senado nos três principais colégios eleitorais do país. As pesquisas expõem resultados diferentes do esperado ao longo da campanha em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A maior surpresa está em Minas Gerais. Ao que tudo indicava até as pesquisas divulgadas no sábado (6), Antônio Anastasia (PSDB) liderava a disputa com 42% das intenções de voto, seguido pelo atual governador Fernando Pimentel (PT), com 25%, empatado tecnicamente com o empresário Romeu Zema (Novo), que tinha 23%.
A pesquisa boca de urna desse domingo (7) aponta uma virada. Pelo levantamento, Zema passou a liderar a corrida, com 41%, seguido por Anastasia, com 29%. Pimentel, segundo o Ibope, ficaria de fora do segundo turno no estado.
Já no Rio de Janeiro, o Ibope divulgado sábado (6) mostrava Eduardo Paes (DEM) na liderança, com 32% das intenções de voto, seguido por Romário (Podemos), com 20%. O boca de urna desse domingo (7) mostra Wilson Witzel (PSC) na liderança, com 39% das intenções de voto. Paes aparece com 21% e Romário fica apenas em quarto lugar, com 9%.
Em São Paulo, o último Ibope mostrava João Doria (PSDB) com 32%, empatado com Paulo Skaf (MDB), que tinha 30%. O atual governador, Marcio França (PSB), tinha apenas 18% das intenções de voto no sábado.
Já a pesquisa boca de urna mostra Doria com 31% dos votos e o adversário do segundo turno indefinido. O Ibope boca de urna mostra França e Skaf empatados com 21% dos votos cada.
Senado
As pesquisas Ibope boca de urna para o Senado também apontam surpresas em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Em Minas Gerais, Dilma Rousseff (PT) liderava a disputa pelo Senado até o Ibope desse sábado (6). Jornalista Carlos Viana (PHS) e Rodrigo Pacheco (DEM) disputavam a segunda vaga. A pesquisa boca de urna aponta Viana na liderança e um empate entre Dinis Pinheiro (SD) e Pacheco na disputa pela segunda vaga. Dilma aparece em quarto lugar.
Em São Paulo, o Ibope de sábado (6) apontava para uma vitória de Eduardo Suplicy e um empate na disputa pela segunda vaga entre Major Olímpio (PSL) e Mara Gabrili (PSDB). Já a pesquisa boca de urna mostra Major Olímpio na liderança, e Mara Gabrili empatada com Suplicy na disputa pela segunda vaga.
No Rio de Janeiro, o Ibope de sábado (6) mostrava Flávio Bolsonaro na liderança, seguido por Cesar Maia (DEM) e Lindbergh (PT). A pesquisa boca de urna desse domingo (7) mostra que Lindbergh caiu para a quarta posição. O primeiro e segundo lugar seguem os mesmos, pelo levantamento.
(Kelli Kadanus)
Metodologias
Boca de urna São Paulo: Pesquisa realizada pelo Ibope/Boca de Urna de 7/out a 7/out/2018 com 6.800 entrevistados (São Paulo). Contratada por: IBOPE INTELIGENCIA PESQUISA E CONSULTORIA. Registro no TSE: SP-01991/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 99%.
Boca de urna Rio de Janeiro: Pesquisa realizada pelo Ibope/Boca de Urna em 7/out com 2.600 entrevistados (Rio de Janeiro). Contratada por: IBOPE INTELIGENCIA PESQUISA E CONSULTORIA. Registro no TSE: RJ-06174/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 99%.
Boca de urna Minas Gerais: Pesquisa realizada pelo Ibope/Boca de Urna em 7/out com 3.200 entrevistados (Minas Gerais). Contratada por: IBOPE INTELIGENCIA PESQUISA E CONSULTORIA . Registro no TSE: MG-03349/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 99%.
Ibope Minas Gerais: Pesquisa realizada pelo Ibope de 4/out a 6/out/2018 com 2.002 entrevistados (Minas Gerais). Contratada por: REDE GLOBO. Registro no TSE: MG-01559/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 95%.
Ibope Rio de Janeiro: Pesquisa realizada pelo Ibope de 4/out a 6/out/2018 com 2.002 entrevistados (Rio de Janeiro). Contratada por: REDE GLOBO. Registro no TSE: RJ-02500/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 95%.
Ibope São Paulo: Pesquisa realizada pelo Ibope de 4/out a 6/out/2018 com 2.002 entrevistados (São Paulo). Contratada por: REDE GLOBO E O O ESTADO DE S.PAULO . Registro no TSE: SP-08795/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 95%.