Compartilhar
Facebook Twitter Whatsapp
ÚLTIMAS PESQUISAS

Ibope e Datafolha apontam vitória de Bolsonaro, mas com margem menor

Jéssica Sant'Ana
PUBLICIDADE
Compartilhar

As últimas pesquisas Ibope* e Datafolha** para presidente divulgadas neste sábado (27), véspera da eleição, apontam vitória de Jair Bolsonaro (PSL) sobre Fernando Haddad (PT), mas com uma margem menor do que a prevista nos primeiros levantamentos divulgados neste 2º turno. A diferença nos votos válidos, que chegou a ser de 18 pontos percentuais nos dois institutos, caiu para oito pontos no Ibope e para dez pontos no Datafolha. Os votos válidos excluem brancos, nulos e indecisos, a forma usada pela Justiça Eleitoral para calcular o resultado da eleição.

O Ibope deste sábado mostrou Bolsonaro com 54% dos votos válidos, contra 46% de Haddad. Na primeira pesquisa divulgada pelo instituto neste segundo turno, em 15 de outubro, o candidato do PSL tinha 59% e o petista, 41%. No levantamento de 23 de outubro, a distância já havia caído um pouco, para 14 pontos, ao Bolsonaro registrar 57% e Haddad, 43%.

[Clique para ampliar] Infográficos Gazeta do Povo

O Datafolha divulgou quatro pesquisas neste segundo turno e registrou uma curva semelhante à do Ibope. Na pesquisa divulgada em 18 de outubro, Bolsonaro alcançou o percentual mais alto: 59% dos votos válidos, contra 41% de Haddad. Depois, começou a oscilar para baixo e, no último levantamento, divulgado neste sábado, aparece com 55% dos votos válidos, dez pontos de vantagem sobre Haddad, que tem 45%.

[Clique para ampliar] Infográficos Gazeta do Povo

Decisão de voto

Apesar de ter caído a diferença entre os dois candidatos, Bolsonaro sempre se manteve na frente de Haddad e, entre os seus eleitores, quase a totalidade diz estar decidida sobre o voto. Segundo o Datafolha, 94% das pessoas que afirmam votar no deputado dizem estar totalmente decididas sobre a escolha. Apenas 6% admitem que podem mudar de ideia. Os números são semelhantes em relação ao petista: 93% dos eleitores de Haddad dizem que a decisão é definitiva, enquanto 7% que podem mudar.

Rejeição

O Ibope e o Datafolha também mediram a rejeição aos candidatos. Os dois institutos mostram que o nome de Haddad é mais rejeitado que o de Bolsonaro. No Ibope, 44% dos eleitores afirmam que não votariam de jeito nenhum no candidato do PT, e 39% dizem o mesmo sobre o presidenciável do PSL. No Datafolha, o índice de rejeição de Haddad é de 52% e de Bolsonaro, 45%.

DESEJOS PARA O BRASIL: Democracia aprofundada, com uma política moralmente exemplar

A única diferença é a variação: a rejeição a Bolsonaro cresceu, enquanto a de Haddad oscilou para baixo neste segundo turno, principalmente no Ibope. O petista começou o 2º turno com rejeição de 47%, segundo o Ibope, e terminou com 44%. Já o capitão da reserva, passou de uma rejeição de 35% para 39%. No Datafolha, o percentual subiu de 41% para 45% no caso de Bolsonaro, e oscilou, de 54% para 52%, no de Haddad.

Status de favorito

Bolsonaro chegou ao segundo turno com status de favorito e, segundo as pesquisas deste sábado, deve sair eleito presidente. Ele terminou a primeira etapa com 46,03% dos votos, ou 49,277 milhões de eleitores. Já o ex-prefeito de São Paulo passou com 31,342 milhões de votos, 29,28%.

Metodologia das pesquisas

*Ibope
A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 27 de outubro de 2018 com 3.010 eleitores. A margem de erro estimada é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. O levantamento foi contratado pelo jornal O Estado de S.Paulo e pela TV Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-02934/2018.

**Datafolha
A pesquisa Datafolha foi realizada a pedido da TV Globo e do jornal Folha de S. Paulo. O levantamento tem margem de erro de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 18.371 eleitores em 340 municípios na sexta-feira (26) e neste sábado (27). O levantamento foi registrado no TSE com o código BR-02460/2018.

Compartilhar
PUBLICIDADE