Fora do Senado, Requião atribui derrota a voto útil anti-Beto Richa
Por Felippe Aníbal
Após aparecer como líder nas pesquisas de intenção de voto desde o início da campanha, Roberto Requião (MDB) acabou sofrendo uma virada e não conseguiu se reeleger ao Senado. As duas cadeiras do Senado pelo Paraná ficaram com Professor Oriovisto Guimarães (Podemos) e Flávio Arns (Rede). No Twitter, Requião atribuiu sua derrota ao “efeito Bolsonaro”, a “calúnias” que teria sofrido às vésperas da eleição e às pesquisas.
Na última pesquisa Ibope* divulgada antes da votação – no sábado (6) –, o candidato do MDB aparecia bem à frente dos concorrentes, com 38% das intenções de voto. Neste domingo (7), no entanto, ele já aparecia nas pesquisas “boca de urna” em terceiro lugar.
Antes da conclusão da apuração, o senador se manifestou por meio de seu perfil no Twitter.
Boca de urna do senado no Paraná me tira da disputa para o senado. Efeito Bolsonaro e duro ataque de infamias e calunias nas redes nos ultimos dias?
Minha posição nacionalista não muda um milimetro , mas respeito a decisão do voto.— Roberto Requião (@requiaopmdb) October 7, 2018
Tomei sempre as posições em que acreditava, pelo Brasil, pela nossa soberania, por projeto de Nação, pelos nossos trabalhadores e empresarios nacionais.
Repetiria tudo.— Roberto Requião (@requiaopmdb) October 7, 2018
Como desde o início da campanha Requião liderava as pesquisas de todos os institutos, o candidato se deu ao luxo de abdicar de parte de seu tempo de tevê para outros candidatos. Empenhou-se em fazer campanha a João Arruda, seu sobrinho e candidato ao governo do Paraná pelo MDB. Requião chegou a dar um empurrão na candidatura de Nelton (PDT), que também concorria ao Senado.
Após a apuração, na qual ficou com 15,08% dos votos válidos, Requião usou o Twitter também para atacar as pesquisas com Beto Richa. Segundo o candidato do MDB, ele foi vítima do “voto útil” em Oriovisto e Arns, que acabaram vencendo a disputa.
No Paraná as empresas de pesquisa simularam um crescimento de Beto Richa( Ibope) e me liquidaram com o voto util em Oriovisto e Arns.Alem disto fui atacado com calunias nos últimos dias.
Da melhor condição eleitoral do pais para a derrota em 48 horas.
Apreendamos!— Roberto Requião (@requiaopmdb) October 7, 2018
Trajetória política de Requião
Requião começou sua vida pública em 1983, quando foi eleito deputado estadual. Sempre pelo MDB, ele também foi governador do Paraná por três mandatos e secretário de Desenvolvimento Urbano. Atualmente, exerce o cargo de Senador, para o qual foi eleito em 2011.
*Pesquisa realizada pelo Ibope com 1.512 entrevistados (Paraná). Contratada por: SOCIEDADE RADIO EMISSORA PARANAENSE SA / TV PARANAENSE, REDE PARANAENSE. Registro no TSE: PR-07265/2018. Margem de erro: 3 pontos porcentuais. Confiança: 95%. *Não sabe / Não respondeu