Prometeu, tem que cumprir! As promessas de Ratinho Jr, novo governador do Paraná
Governador eleito falou sobre corte de despesas do governo, inclusão de mulheres e foco no agronegócio
Por Carlos Coelho. Foto de Albari Rosa/ Gazeta do Povo
O Paraná já conhece seu novo governador. Ratinho Jr, do PSD, bateu em primeiro turno seus adversários e chegou ao Palácio Iguaçu, com 60% dos votos (3,2 milhões de votos). No seu mandato entre 2019 e 2022, Ratinho deve ter como foco, no campo econômico, o fortalecimento da agroindústria do estado. Além disso, o governador eleito destacou ao longo de sua campanha uma preocupação com a segurança, um dos temas mais sensíveis aos paranaenses. Nesta área, promete um trabalho integrado entre as polícias. Para a gestão, o governador diz pretender cortar despesas públicas, fazer uma administração transparente e buscar apoio da inciativa privada na gestão de presídios, por exemplo.
Confira as principais promessas:
Promessa: reduzir o tamanho do Estado e usar melhor as verbas do governo
Ratinho falou sobre eliminar secretarias que considera balcão para negociação de cargos. Para isso, prometeu fundir algumas das pastas. Com isso, ele apontou haver economia com secretário, motorista e gastos do dia a dia, por exemplo. Em seu cálculo, a média é de economia é de R$ 300 mil por mês, diz Além disso, o então candidato falou sobre acabar com aposentadoria de ex-governadores e retirar “regalias”. Em debate na Gazeta do Povo com a então candidata Cida Borghetti (PP), Ratinho prometeu ainda “leiloar imóveis que são subutilizados pelo governo e acabar com os lixões a céu aberto”.
Promessa: colocar mulheres em cargos importantes do governo e trabalhar pelas minorias
Ratinho disse que cuidará especialmente de famílias mais pobres. “Não existe projeto social maior do que a pessoa empregada”, defende. Também prometeu colocar mulheres em cargos importantes de seu governo.
Promessa: repor o salário dos servidores
Candidato defendeu a reposição salarial para servidores. Ratinho disse que negociará com os servidores um planejamento de reajuste para os quatro anos, para que não seja necessário discutir ano a ano a questão.
Promessa: mais refeições nas escolas e intercâmbio para estudantes e professores
Ratinho disse que colocará três refeições por dia nas escolas estaduais e o alimento será oriundo da agricultura familiar e assim fomentar o campo. O governador eleito também apontou que implantará o projeto “Ganhando o Mundo”, que levará estudante que se destaca para estudar em instituições ao redor do mundo. Também prometeu o projeto “Ganhando o Mundo – Professor,” que levará professores de destaque para fazer cursos em outros países. Ratinho disse querer retomar a licença-prêmio para professores e apontou que trará a discussão sobre escolas em tempo integral para a pauta.
Ainda na educação, Ratinho propôs a criação de “um painel de boas práticas” que contemple os melhores projetos que podem impactar em uma melhoria do Índice da Educação Básica (Ideb). Ratinho Junior também defende a ampliação da oferta de cursos em geral e de cursos técnicos e uso das escolas em tempo integral “nos locais em que a comunidade opte por essa iniciativa”.
Promessa: incentivar a indústria de transformação de alimentos e cortar burocracia e impostos de indústria e comércio
Ratinho ressaltou a importância da produção de alimentos no estado. Sua proposta para a área é aumentar a cadeia de produção de alimentos incentivando a indústria de transformação (por exemplo, quando partes de frango viram ração animal ou nuggets). Para isso, candidato sugeriu desburocratizar indústria (assim como o comércio). Candidato disse que vai agilizar análise de licenças ambientais, reavaliará tributação e reduzirá, já no inicio do mandato, ICMS para vestuário e alimentos.
Em relação à rede ferroviária, o candidato afirma que vai definir o traçado básico e o modelo de concessão do “Corredor de Exportação Oeste-Leste”, entre Dourados, no Mato Grosso do Sul, e Paranaguá, no Litoral do Paraná.
Promessa: transparência na gestão
Ratinho disse que irá fazer licitações com transmissão pela internet para que qualquer pessoa possa acompanhar:
Promessa: previdência complementar para servidores
Ratinho disse que nos próximos concursos implantará previdência complementar. Ele disse que não mudará regime atual dos servidores, no entanto:.
Promessa: parceria público-privada na gestão de presídios
Ratinho disse que irá implementar parcerias público-privada na gestão dos presídios do estado. Hoje são 11 mil presos somente em delegacias, aguardando vaga no sistema prisional. Ratinho disse que colocará “preso para trabalhar” e modernizará o sistema com softwares para que o contato de agentes penitenciários com os detentos seja mínimo:
Promessa: centro de inteligência para a segurança pública
Ratinho disse que irá criar uma “Cidade da Polícia” – um prédio de inteligência com polícias militar e civil organizadas. Ratinho também quer Exército e Polícia Federal trabalhando em conjunto com as forças estaduais. Ele disse que quer colocar uma linha de monitoramento assistido (e softwares de análise de imagens) nas fronteiras.
Entre as propostas para a segurança pública, o plano menciona a criação do programa “O Bom Policial”, que reconhecerá o trabalhos de policiais em seu trabalho diário e no cumprimento de missões. Ratinho Junior também menciona o investimento em Bases Móveis de Policiamento Ostensivo “com tecnologia de ponta, para atendimento de locais com maiores incidências de violência”; a aposta no policiamento comunitário.
Promessa: novas rodovias pedagiadas e diminuição do preço
Ratinho disse que trabalhará por uma licitação internacional para gerir os pedágios no Paraná. A concorrência externa, ele defendeu, tornará o processo mais limpo evitando o conluio de empresas e governo. Além disso, ele disse que irá pedir a diminuição dos preços e que colocará no contrato o início imediato de obras. Governador eleito ainda disse que incluirá no pedágio novas estradas.
Promessa: Ratinho Jr. garante que irá regionalizar centros de especialidades
Ratinho prometeu fortalecer o atendimento em postos de saúde para evitar o alto fluxo em hospitais. Ele apontou que pretende qualificar o corpo técnico dessas unidades. No plano de governo, o candidato disse que irá aumentar os centros de especialidade para evitar deslocamento de pessoas que precisam sair de uma cidade para ir a outra. Também consta no plano de Ratinho a criação da 5ª Macrorregião de Saúde – que abrangeria as regiões de Guarapuava, Irati e Ponta Grossa –, a elaboração de um plano diretor da saúde e implantação do Hospital de Urgência e Emergência na área norte da Região Metropolitana de Curitiba.
Ele não descarta a parceria com a iniciativa privada — um dos programas que ele citou em entrevistas à Gazeta do Povo é o Doutor Consulta, credenciando clínicas e hospitais particulares para suprir a demanda do setor público. Ratinho também quer aumentar o custeio dos hospitais:
Veja outros planos detalhados: