Todos os jogos da 36ª rodada (30/11, 01/12 e 02/12/2019)

Jogos e transmissões:

R Casa Visitante Fora Transmissão Data Local
36 CEA CAP TNT+ Info sáb. 30/11 19h Castelão
36 BOT INT Premiere+ Info sáb. 30/11 19h Nilton Santos
36 PAL FLA GloboPremiere+ Info dom. 01/12 16h Allianz Parque
36 GOI FOR GloboPremiere+ Info dom. 01/12 16h Serra Dourada
36 AVA FLU GloboPremiere+ Info dom. 01/12 16h Ressacada
36 CAM COR Premiere+ Info dom. 01/12 18h Independência
36 CSA BAH Premiere+ Info dom. 01/12 18h Rei Pelé
36 GRE SAO SporTVPremiere+ Info dom. 01/12 19h Arena do Grêmio
36 SAN CHA Premiere+ Info dom. 01/12 19h Vila Belmiro
36 VAS CRU SporTVPremiere+ Info seg. 02/12 20h São Januário

***

***

Vamos aos palpites:

Sábado, 19h
Ceará x Athletico-PR – Palpite: Athletico-PR
Quatro jogos seguidos sem vencer, incluindo três derrotas, e a ameaça cada vez maior de rebaixamento. O péssimo momento do Ceará fez o técnico Adilson Batista ser demitido. Argel Fucks foi contratado às pressas. O Athletico está leve após o título da Copa do Brasil, não perde há 10 rodadas e a última vez que foi derrotado fora de casa foi há três meses! Apesar do desespero da equipe cearense, acredito que o Furacão aproveitará os contra-ataques para vencer o confronto. Placar: 0 x 1.

Botafogo x Internacional – Palpite: Empate
Ameaçado pelo rebaixamento, o Botafogo ganhou as duas últimas partidas no Brasileirão e ficou próximo de se garantir na Série A de 2020. Do outro lado, o Internacional, que tem um elenco mais qualificado, vive fase conturbada, não vence há três rodadas e vem de derrota em casa para o Goiás. A vaga na Libertadores do ano que vem está em risco. Aposto em um empate. Placar: 1 x 1.

Domingo, 16h
Palmeiras x Flamengo – Palpite: Flamengo
Campeão da Libertadores do Brasileirão e em busca de recordes nessa reta final de campeonato. Mesmo jogando fora de casa contra um dos primeiros colocados, arrisco dizer que o time carioca é o favorito e, contando com o retorno do artilheiro Gabriel, tem tudo para vencer. O Palmeiras de Mano Menezes parece cada vez mais apático. Placar: 2 x 3.

Avaí x Fluminense – Palpite: Fluminense
O Avaí já está rebaixado para a Série B e não tem chance, restando três rodadas, nem de abandonar a lanterna do Brasileirão. Em 35 jogos, venceu apenas três, sendo só um em casa. Já o Fluminense tem mostrado força de reação nessa reta final e vem de importantes vitórias contra CSA e Palmeiras. O time carioca vence novamente. Placar: 0 x 2.

Goiás x Fortaleza – Palpite: Goiás
Cotado antes do início do Brasileirão para ser um dos times rebaixados, o Goiás surpreendeu. Com uma campanha consistente e vindo de duas vitórias, o time goiano chegou a 49 pontos, apenas dois a menos do que o Inter, o último time que se classificaria hoje para a Libertadores do ano que vem. Neste embalo, não tem como não apostar na equipe contra o Fortaleza em casa. Placar: 2 x 1.

Domingo, 18h
Atlético-MG x Corinthians – Palpite: Atlético-MG
O Atlético-MG não vence há quatro rodadas, está no meio da tabela e ainda precisa pontuar para se garantir matematicamente na Série A. Apesar de o Corinthians ter voltado a vencer na última rodada e estar na disputa por uma vaga na Libertadores, acredito em uma reação do Galo. O Timão já demonstrou dificuldades grandes principalmente no ataque nesse campeonato e não deve balançar a rede. Placar: 2 x 0.

CSA x Bahia – Palpite: empate
A surpreendente vitória sobre o Cruzeiro no Mineirão na última rodada evitou o rebaixamento matemático do CSA, mas a situação segue bem complicada. E para piorar as coisas, o time alagoano perdeu o técnico Argel Fucks que foi para o Ceará. Já o Bahia segue com seu jejum incômodo: agora já são nove partidas seguidas sem uma vitória sequer. Duelo com cara de empate no Rei Pelé. Placar: 1 x 1.

Domingo, 19h
Grêmio x São Paulo – Palpite: Grêmio
Apesar da derrota na última rodada para o Athletico-PR, o Grêmio está em boa fase e procura garantir matematicamente a presença na fase de grupos da Libertadores do ano que vem. Contra um São Paulo que inspira pouca confiança, aposto em uma vitória da equipe gaúcha com mais de um gol de diferença. Placar: 3 x 1.

Santos x Chapecoense – Palpite: Santos
Jogo mais fácil para apostar na rodada. O Santos, que está na disputa pelo vice-campeonato, joga em casa contra a já rebaixada Chapecoense. Possibilidade muito grande de uma goleada no domingo na Vila Belmiro. Vai dar Santos com certeza! Placar: 4 x 0.

Segunda, 20h
Vasco x Cruzeiro – Palpite: Cruzeiro
Palpite ousadíssimo! Na luta para escapar do rebaixamento, o Cruzeiro buscará com tudo a vitória contra o Vasco que está mais tranquilo no meio de tabela. Nos últimos cinco jogos disputados entre as duas equipes em São Januário, a Raposa venceu três vezes, incluindo um 4 a 0 na Libertadores do ano passado. Apesar dos times não serem mais os mesmos, acho que o time mineiro não vai perder essa chance de vencer fora de casa e se recuperar da amarga derrota pro CSA na última rodada. Placar: 0 x 1.

***

Entenda o rateio dos jogos no Brasileirão 2019, com base na legislação brasileira e os contratos assinados com os clubes. O caput do artigo 42 da Lei nº 9.615/1998 (a Lei Pelé) diz que “pertence às entidades de prática desportiva o direito de arena, consistente na prerrogativa exclusiva de negociar, autorizar ou proibir a captação, a fixação, a emissão, a transmissão, a retransmissão ou a reprodução de imagens, por qualquer meio ou processo, de espetáculo desportivo de que participem.” (Redação dada pela Lei nº 12.395, de 2011). Ou seja, a norma determina que uma partida só pode ser transmitida por um canal que tenha os direitos de transmissão dos dois times envolvidos em campo.

Direitos de TV no brasileirão

Jogos no SporTV – 156
Clubes assinados com SporTV- Atlético-MG, Avaí, Botafogo, CSA, Chapecoense, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, São Paulo e Vasco.
Jogos no Space / TNT – 42
São os duelos entre os clubes com contrato com a Turner, dono do espólio do Esporte Interativo. São eles: Athletico, Bahia, Ceará, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos. Ao todo, cada uma das equipes terá 12 partidas exibidas ao longo do ano na Série A. No caso do Athletico, o número supera por pouco o número de transmissões do ano passado no SporTV, quando o Furacão protagonizou 11 duelos. Em caso de jogos em dia e horário simultâneos, um dos duelos migra para o Space.
Jogos na Globo
Todos os jogos podem passar na Rede Globo, sinal aberto, com exceção das cinco primeiras rodadas do Palmeiras (fechou contrato apenas no dia 23/5). Todos os clubes assinaram com a Globo: Athletico, Atlético-MG, Avaí, Bahia, Botafogo, Ceará, Chapecoense, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Internacional, Santos, São Paulo, Vasco e por último o Palmeiras.
Jogos no Premiere
Todos os jogos vão para o pay-per-view da Globo, com exceção das 38 partidas do Athletico, único clube que não fechou o pacote do Premiere FC. O Palmeiras acertou a partir da sexta rodada.