Tudo sobre as Eleições 2018

Candidato Professor Piva 50

Professor de Ensino Médio, PSOL

Resultado da Apuração

Candidato ao cargo de Governador no Paraná pelo PSOL, Professor Piva obteve 58.533 votos totalizados (1,09% dos votos válidos) mas não foi eleito nas Eleições 2018.

Situação: Não foi eleito
Votos: 58.533 (1,09% dos válidos)
Resultado Completo: Governador no Paraná
Resultado por cidades: Votação de Professor Piva por municípios
+ Todos os resultados

Dados do candidato

Nome na urna: Professor Piva
Número: 50
Situação da candidatura: Deferido (Apto)
Fonte: TSE. Atualizado em 13/11/2018 13:30
Vice: Fernanda Camargo (PSOL)
Estado: PARANÁ
Partido: PSOL - Partido Socialismo e Liberdade
Coligação: PSOL-PCB
Composição: PSOL / PCB

Opiniões do candidato

  • Rever a reforma da Paranaprevidência:

    A favor
    É a favor de rever a reforma da Paranaprevidência, feita pelo governo Beto Richa?
    A favor

    "Em nosso governo a educação será uma das prioridades. Não da boca pra fora, como a grande maioria dos políticos fazem por aí. Iremos garantir a oportunidade ao estudante do acesso ao conhecimento como um todo, sem fragmentação. Hoje, o que vemos é uma tentativa de redução do conhecimento à duas disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática. Isso é feito para garantir a tentativa de elevação de notas nestas áreas, muitas vezes com conteúdos decorados e deixando de lado os demais conteúdos. O governo do PSOL fará um investimento pesado em educação. Começaremos moralizando: não haverá escândalos de corrupção, como o da operação quadro negro que apura desvios de dinheiro que deveriam ter sido destinados à construção e reformas de escolas. Teremos uma base que contemple todas as disciplinas. A comunidade escolar terá autonomia para discutir e implementar o projeto político pedagógico da escola. Os projetos de contra turno cortados pelo Governo Richa/Borghetti serão retomados e ampliados, as escolas fechadas no atual governo serão reabertas e novas turmas serão criadas. Também realizaremos concurso público para Professores e Funcionários de Escola, no caso dos funcionários o último concurso aconteceu há mais12 anos e as escolas vêm sofrendo, cada vez mais, com a falta de servidores do setor administrativo e apoio. E, por fim, com o combate aos desvios do dinheiro público e com a auditoria da dívida do Banestado, uma das primeiras medidas que realizaremos em nosso governo, teremos recursos suficientes para a implementação de uma verdadeira educação integral. Temos certeza que isso elevará a qualidade da educação no Paraná e o conhecimento de nossos estudantes, o que acabará naturalmente elevando a nota."

  • Diminiuir repasse do Executivo a outros poderes:

    Não respondeu
    É a favor de retirar o Fundo de Participação dos Estados (FPE) do cálculo do repasse a outros poderes e órgãos (Legislativo, Judiciário, MP e TCE)? Em 2018, a medida reforçaria o caixa do governo estadual em R$ 466 milhões.
    Não respondeu

    "Tanto a hora atividade como a data base estão previstas em lei, e lei se cumpre! Infelizmente, temos de dizer que tanto o governo Richa, quanto Cida, não cumprem a lei, são foras da lei. O Fórum dos Servidores, através do economista Cid Cordeiro, apresentou, por diversas vezes, os números ao governo onde provou que o Estado possui recursos suficientes para o cumprimento da Lei. O que falta é vontade política! Isso vem desde o secretário da Mauro Ricardo e se mantém com o novo secretário José Luiz Bovo. Afinal, não poderia ser diferente, pois Cida é continuação de Richa. Entendemos que os 33% de hora atividade e o reajuste salarial estão diretamente ligados à qualidade da educação. A hora atividade é o momento do professor estudar, se aprimorar, preparar suas aulas, corrigir trabalhos e provas. Isso é fundamental para seu desenvolvimento profissional. Queremos, inclusive, abrir o debate sobre os 50% de hora atividade. É possível ampliar. Todos sabem que um trabalhador bem remunerado terá menos problemas financeiros para se preocupar, poderá focar e se concentrar em suas aulas, poderá inclusive aprimorar e aumentar seus conhecimentos com mais acesso a livros, à cultura, etc. Por isso sempre dizemos que nossa prioridade em educação não é da boca pra fora. Nós temos vontade política e iremos cumprir a lei, afinal, não se pode falar em qualidade na educação se não houver condições adequadas de trabalho para os educadores e de estudo para os estudantes. Uma escola não se faz só com prédios, se faz, principalmente, com pessoas e para as pessoas!"

  • Congelar salários do funcionalismo:

    Contra
    É a favor de que os funcionários públicos participem do esforço de manter as contas públicas em ordem, com congelamento de salários, em tempos de arrecadação em queda?
    Contra

    "As contas públicas serão equilibradas sem prejudicar os servidores."

  • Privatizar estatais (total ou parcialmente):

    Contra
    É a favor de privatizar, total ou parcialmente, estatais como Copel, Sanepar e Compagas?
    Contra

    "As empresas públicas do Estado do Paraná são do povo paranaense e servem ao interesse do povo paranaense. Estas empresas devem ser fortalecidas e não privatizadas."

  • "Escola Sem Partido" em nível estadual:

    Contra
    É a favor da adoção de iniciativas no estilo "Escola Sem Partido" no ensino estadual?
    Contra

    "Primeiramente, a ideia de escola sem partido como escola sem política é uma falácia, pois não há como desvincular a política e a educação. Além disso, escola não serve apenas formar mão de obra qualificada. A Escola forma cidadão e o prepara para exercer política e ser um agente ativo na democracia."

  • Rever aumento de ICMS e IPVA:

    Contra
    É a favor de rever as atuais alíquotas de ICMS e IPVA, que tiveram aumento quando a arrecadação estadual foi afetada pela crise?
    Contra

    ""

  • Continuar com pedágio no PR:

    A favor
    É a favor de continuar cobrando pedágio no Paraná, concedendo a administração das rodovias, por licitação, à iniciativa privada?
    A favor

    "Se eleito, em 2021 irei devolver as rodovias paranaenses para o povo paranaense."

  • Reduzir área da Escarpa Devoniana:

    Não respondeu
    É a favor de discutir, pelo viés de redução, o tamanho da área de preservação ambiental da Escarpa Devoniana?
    Não respondeu

    ""

  • Faixa de Infraestrutura no litoral:

    Não respondeu
    É a favor da construção da Faixa de Infraestrutura no Litoral do Paraná?
    Não respondeu

    ""

  • Nova ferrovia ligando o PR ao MS:

    A favor
    É a favor de uma nova ferrovia, ligando Dourados (MS) ao Porto de Paranaguá (PR), aproveitando um trecho já operado pela Ferroeste?
    A favor

    "Há necessidade de expandir a malha ferroviária tanto no Brasil quanto no Paraná."

Santinho Professor Piva 50 (PSOL) Governador | Paraná | Eleições 2018
Compartilhe este candidato

Atualizado em 13/11/2018 13:30 com dados do TSE. Encontrou alguma informação incorreta? Veja aqui como proceder.

Últimas notícias

Últimos Gráficos: Paraná

Veja quem foi eleito no Paraná e os resultados das eleições 2018 em dados, mapas e gráficos:

+ Todos os gráficos

Programa de governo do candidato Professor Piva

O plano de governo do Professor Piva tem 19 páginas. Contempla propostas nas áreas básicas, como saúde, educação e segurança e promete ainda apresentar documento anexo contendo propostas e análises para os seguintes temas: “políticas para as mulheres”, “políticas para quilombolas e povos tradicionais”, “políticas de combate ao racismo”, “políticas LGBT” e “cultura”.

piva_proposta.pdf
Veja o programa de todos os candidatos

Propostas do candidato Professor Piva

Veja o que pensa Professor Piva, candidato do PSOL a Governador nas Eleições 2018, em áreas como saúde, economia, educação e segurança

  • Educação

    1. Cumprimento da Lei do Piso; manutenção de verbas das universidades; vincular uma parte da verba arrecadada com o ICMS para as universidades estaduais; criar o Plano Estadual de Assistência Estudantil; construir uma empresa pública de transporte, com frota e recursos humanos próprios.
  • Estrutura de governo

    1. No caso da Copel e da Sanepar, reequipar estas empresas, garantindo concurso público com o objetivo de zerar o processo crescente de terceirização de funções; construir “conselhos deliberativos”, sendo sua maioria composta por usuários dos serviços públicos e dos segmentos em debate.
  • Meio Ambiente

    1. Defende que as ações relativas ao meio-ambiente devem perpassar todas as ações do governo; propõe pensar a questão ambiental como um direito e não como uma mercadoria.
  • Programas Sociais

  • Saúde

    1. Fortalecer uma rede de produção própria de medicamentos; fortalecer os Centros de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador; construir em hospitais regionais; investir na Escola de Saúde Pública; contratação de profissionais por concurso público e e esvaziamento da Funeas.
  • Segurança Pública

    1. Trabalhar por medidas desmilitarizantes; propôr um novo código de ética para as polícias; separação entre Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; diminuir a população carcerária; investir recursos em penitenciárias com tratamento humano e digno.

Últimas Pesquisas com Professor Piva

+ Todas as pesquisas

Últimas Pesquisas: Paraná

PUBLICIDADE