Como é feita uma pesquisa eleitoral?
Entenda como são feitas pesquisas eleitorais: da contratação do serviço e escolha dos candidatos pesquisados à compilação e análise dos dados levantados
Passo a passo de como fazer uma pesquisa eleitoral
- Contratação de um instituto de pesquisa para fazer um levantamento eleitoral.
- Discussão do instituto com a empresa contratante de quais pré-candidatos e cenários serão avaliados (se já houver registro oficial de candidatos, obrigatoriamente todos eles terão de constar da pesquisa).
- Nessa fase também é definida a abrangência do levantamento (com ou sem segundo turno, com ou sem rejeição, com ou sem simulação de segundo turno). E se serão incluídos outros questionamentos, como popularidade de governantes.
- Outra definição prévia é a do contexto da pesquisa: saber se os resultados eleitorais serão apenas por país, estado ou município. Ou optar por divulgar resultados por regiões do Brasil ou do estado. Quanto mais refinados forem os dados, maior terá de ser a amostra.
- Feitas essas definições, parte-se para a estratificação da amostra. Ou seja, definir a proporção entre entrevistados do sexo masculino e feminino, por faixa etária, escolaridade, renda, por localização geográfica. Para isso, são usados dados oficiais do IBGE e do TSE.
- Após isso, as entrevistas começam a ser feitas. Normalmente, pelo menos 20% das entrevistas são auditadas. Isso pode ser feito durante a fase de coleta dos dados, quando um supervisor do instituto acompanha parte das entrevistas para assegurar que o preenchimento dos dados está sendo feito corretamente.
- A checagem também pode ser feita numa fase posterior às entrevistas. Um funcionário do instituto liga para as pessoas entrevistadas para verificar se os dados do questionário batem com o que a pessoa fala. Se não baterem, todas as entrevistas feitas por aquele entrevistador são descartadas.
- Finalmente, a última fase é a compilação dos dados levantados. É uma etapa automatizada. As informações são inseridos num programa de computador, que calcula os resultados finais da pesquisa.
Por que nunca fui entrevistado?
A possibilidade de alguém ser entrevistado para uma pesquisa, de fato, é baixíssima. O Brasil tem quase 150 milhões de eleitores. E uma pesquisa de abrangência nacional pode ter apenas 400 entrevistados. Ainda assim, a metodologia das pesquisas assegura que os poucos que foram ouvidos representam todo o eleitorado com elevado grau de precisão.
Isso ocorre porque os institutos de pesquisa fazem a chamada estratificação da amostra de eleitores. Ou seja, selecionam um grupo de pessoas que representa o eleitorado por sexo, faixa etária, escolaridade, renda e região em que mora. A montagem da amostra da pesquisa é feita com dados oficiais do IBGE e do TSE.
Os resultados da pesquisa representam o eleitorado porque existe uma relação estatisticamente comprovada entre determinado estrato social com as intenções de voto desse segmento social.