Tudo sobre as Eleições 2018
PUBLICIDADE

Dúvidas sobre o cadastro de candidatos

Consulte abaixo as principais dúvidas e o procedimento para atualizar informações de candidatura publicadas pela Gazeta do Povo no perfil de todos os candidatos registrados na Justiça Eleitoral, com base nas informações disponibilizadas pelo TSE.

Compartilhar

Perguntas e respostas sobre o cadastro de candidatos

A Gazeta do Povo quer oferecer aos seus leitores o melhor conteúdo para contribuir com o voto consciente e um país melhor. Para isso, a cobertura das Eleições 2018 conta com o perfil de todos os candidatos registrados na Justiça Eleitoral, com base nas informações disponibilizadas pelo TSE (divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga). Nossos dados são atualizados diariamente de segunda a sexta-feira.

Consulte abaixo as principais dúvidas e o procedimento para atualizar suas informações de candidatura:

Meus dados estão incorretos

Nossa fonte de dados é o TSE. Se há alguma informação incorreta, pedimos que o candidato solicite a correção do cadastro junto à Justiça Eleitoral. Feito isso, as alterações serão realizadas no nosso site na próxima vez que o TSE atualizar a base de dados.

Esse procedimento é necessário para garantir a confiabilidade dos dados dos candidatos. Não serão feitas alterações personalizadas a partir de pedidos individuais. Uma vez atualizado o cadastro no TSE, o candidato tem a garantia de que qualquer site, não apenas a Gazeta do Povo, irá utilizar as informações corrigidas. Todos os sites oficiais da Justiça Eleitoral, assim como a urna eletrônica, utilizam a mesma fonte de dados.

Já corrigi meu cadastro no TSE e ainda está errado

Nossos dados são atualizados diariamente (seg-sex) a partir de informações que estão na base de dados do TSE. Em todas as páginas de candidatos está informada a data e hora da última atualização realizada pelo TSE. Pode ser que a Justiça Eleitoral demore alguns dias para efetuar as correções realizadas.

Meus dados aparecem desatualizados no Google

Se você já corrigiu o cadastro junto à Justiça Eleitoral, e os dados já aparecem corretamente na nossa página de candidatos, pode ser que os mecanismos de busca levem um certo tempo para atualizar as informações principais que aparecem no resultado de uma pesquisa (nome de urna, número de urna, nome completo, ocupação, data de nascimento, município de nascimento). O Google tem percorrido nossas páginas em média a cada 2 dias para atualizar as informações.

Minha foto está distorcida

As fotos enviadas para o Sistema de Candidaturas (CANDex) do TSE devem atender a uma série de requisitos, como o tamanho de 161×225 pixels. Fotos fora do padrão irão aparecer distorcidas não apenas na Gazeta do Povo, mas também na urna eletrônica e em todos os outros sites que utilizam dados do TSE. O reenvio de fotos deve ser feito junto à Justiça Eleitoral. Como explicado no Manual do CANDex (páginas 38 e 39), eventuais substituições de fotos deverão ser peticionadas diretamente ao tribunal eleitoral correspondente.

Por que meus dados estão na Gazeta do Povo?

Os dados de candidatura disponibilizados pela Justiça Eleitoral são públicos. O TSE deixa acessíveis os dados de candidatura de todas as eleições desde 1945, assim como estatísticas de eleitorado e resultados das votações nas últimas eleições.

Ainda tem dúvidas?

Clique aqui para entrar em contato e mandar sua dúvida ou sugestão.

 

Compartilhar
PUBLICIDADE