Tudo sobre as Eleições 2018
PUBLICIDADE

Como transferir o título de eleitor para outro município

Saiba como transferir o título de eleitor para outro município, os documentos necessários, o tempo mínimo de residência, e o prazo máximo para solicitar antes das eleições de 2018.

Como transferir o título de eleitor para outro município
Foto: Agência Brasil
Compartilhar

Quem mudou de cidade pode transferir o título de eleitor e votar no novo domicílio. Para isso, basta procurar um cartório eleitoral e levar um documento de identificação com foto e um comprovante de residência emitido ou expedido nos três meses anteriores. É opcional levar o título de eleitor. O novo título será expedido na hora, mas o número de inscrição eleitoral permanece o mesmo.

Só são transferidos os títulos de pessoas que residem há, no mínimo, três meses na nova cidade. A Justiça Eleitoral pode recusar a transferência caso a nova mudança seja feita em um prazo inferior a um ano do alistamento ou última transferência.

Data limite para transferir o título

Nesse caso, é preciso estar atento ao prazo em ano eleitoral, caso de 2018. Em ano com eleição, só serão transferidos os títulos cujas solicitações sejam feitas até 151 dias antes do pleito, ou no dia 9 de maio de 2018.

Veja aqui todas as datas do calendário eleitoral

Atendimento online

Esse processo pode ser agilizado com um pré-atendimento online, o Título Net. Ali, é possível preencher as informações básicas para agendar um horário de atendimento na Justiça Eleitoral ou comparecer a uma unidade em até cinco dias corridos após o requerimento. O objetivo desse serviço é apenas agilizar o atendimento do eleitor.

Quanto custa transferir meu local de votação?

A emissão do título de eleitor, quer seja primeira vez, segunda via, transferência ou revisão, é gratuita, desde que o eleitor esteja em dia com suas obrigações eleitorais.

Compartilhar
PUBLICIDADE