Compartilhar
Facebook Twitter Whatsapp

Ao apertar número 1, urna eletrônica só mostra número de Haddad? Fake ou verdade?

Notícia falsa

Vídeo compartilhado pelo candidato do Senado pelo Rio de Janeiro Flavio Bolsonaro mostra urna supostamente irregular. Perito diz que imagem é falsa

PUBLICIDADE
Compartilhar

O candidato a senador pelo Rio de Janeiro Flavio Bolsonaro (PSL) compartilhou um vídeo mostrando suposta fraude em uma urna eletrônica: ao apertar o número 1 na urna no voto para presidente da República já aparece o número completo do candidato Fernando Haddad (PT). Indignado, pediu aos seus seguidores para denunciar a zona e a seção eleitoral.

A publicação do candidato já está sendo investigada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, afirmou nesta tarde a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber. De acordo com Weber, se for comprovada a autenticidade do vídeo e constatada qualquer irregularidade, a urna será retirada e auditada. A ministra fez questão de afirmar que o sistema eletrônico de votação é auditável, e reafirmou sua confiança total nas urnas eletrônicas. “Temos um sistema ágil, seguro e que inspira confiança”, disse Weber, embora tenha ressaltado que “onde há seres humanos, há fraudes. O ser humano é feito de luz e sombras.”

O TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) divulgou vídeo em que um perito afirma ser falso o erro em uma urna eletrônica em que, ao digitar o número 1, automaticamente apareceria o candidato Fernando Haddad (PT).

Segundo perito do TRE-MG, o vídeo é uma montagem.

 

De acordo com o artigo 91 da Lei nº 9504, de 1997, “fica vedado portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas e filmadoras, dentro da cabina de votação.”

 

Compartilhar
PUBLICIDADE