Funai abre seleção com 776 vagas

Compartilhar
Processo seletivo FUNAI (Fundação Nacional do Índio)
Inscrições
Escolaridade
Edital Baixe o edital
inscrições Visite o site
Salários até RS 4.400,00
Região
Cidades
Veja mais concursos: Executivo

Cargos e salários

Cargos Vagas R$
Agente de Proteção Etnoambiental - CBO 6320 (40h) 605 RS 1.100,00 (*)
Chefe dos Agentes de Proteção Etnoambiental - CBO 3522 (40h) 121 RS 1.650,00 (*)
Supervisor dos Agentes de Proteção Etnoambiental - CBO (40h) 50 RS 4.400,00 (*)
Total de vagas 776
CR: Cadastro de reserva Veja mais concursos por cargo

(*) Além do vencimento mensal os contratados terão direito a auxílio-alimentação, auxílio pré-escolar (quando couber) e auxílio-transporte (quando couber).

Mais concursos abertos

A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) abriu sete processos seletivos que somam 776 vagas nas funções de agente de proteção etnoambiental (sem escolaridade), chefe dos agentes de proteção etnoambiental (nível médio) e supervisor dos agentes de proteção etnoambiental (nível superior). Os aprovados serão contratados pelo prazo máximo de dois anos para atuar em barreiras sanitárias e postos de controle de acesso para prevenção do avanço da pandemia de Covid-19 nos territórios indígenas dos estados do Acre, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima.

As inscrições serão recebidas gratuitamente de 03 a 09 de novembro de forma presencial nos endereços estabelecidos nos respectivos editais.

Etapas da seleção

Os candidatos à função de Supervisor dos Agentes de Proteção Etnoambiental serão avaliados através de análise curricular e posterior entrevista, etapas de caráter eliminatório e classificatório.

Já os inscritos nas vagas de Chefe dos Agentes de Proteção Etnoambiental e Agentes de Proteção Etnoambiental passarão por análise das habilidades e conhecimentos tradicionais relacionados às funções.

Haverá, ainda, para todos os cargos em disputa, um curso de ambientação no período de 08 a 12 de novembro (vagas do Acre) e 06 a 10 de dezembro (demais estados), sendo obrigatória a participação dos candidatos nas atividades do curso, com o mínimo de 90% de presença nas aulas.

Requisitos dos cargos

O ingresso no cargo de Agente de Proteção Etnoambiental não requer escolaridade mínima. Para Chefe dos Agentes de Proteção Etnoambiental exige-se o nível médio de escolaridade. Nas duas funções é preciso ter conhecimento tradicional em atividades nas terras indígenas ou junto às comunidades tradicionais nas regiões relacionadas à vaga pretendida, ser preferencialmente indígena ou morador da região devido às lotações encontrarem-se em áreas de difícil acesso, ter idade entre 18 e 59 anos completos na data da inscrição e possuir habilidades em trabalhos de campo que envolvam o manuseio de equipamentos agrícolas e florestais.

Já para as vagas de Supervisor dos Agentes de Proteção Etnoambiental exige nível superior em qualquer área de formação, experiência ou vivência profissional na Amazônia Legal, experiência profissional em indigenismo ou com comunidades tradicionais, idade entre 18 e 59 anos completos na data da inscrição e aptidão para coordenação de equipes.