Força Aérea abre concurso para cadetes

Compartilhar
Concurso FAB (Aeronáutica)
Inscrições
Escolaridade
Edital Baixe o edital
inscrições Visite o site
Salários (não divulgado)
Região
Cidades
Veja mais concursos: Militar

Cargos e salários

Cargos Vagas R$
Aluna da Epcar - Feminino 20 (não divulgado)
Aluno da Epcar - Masculino 110 (não divulgado)
Total de vagas 130
CR: Cadastro de reserva Veja mais concursos por cargo

Mais concursos abertos

Está publicado o edital para o exame de admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do AR da Aeronáutica (IE/EA CPCAR 2023), com a oferta de 130 vagas, sendo 110 para candidatos do sexo masculino e 20 para candidatas do sexo feminino. Para ser matriculado é necessário, entre outros requisitos legais, ter o nível fundamental completo, idade entre 14 e 19 anos, não ter filhos ou dependentes e, também, não ser casado ou ter constituído união estável.

As inscrições serão recebidas de 04 a 20 de abril no site da Força Aérea Brasileira, com taxa de participação no valor de R$ 80,00 (oitenta reais).

Etapas do Concurso

Os candidatos serão avaliados no dia 03 de julho através de prova objetiva com questões de língua portuguesa, matemática e língua inglesa, além de redação na mesma data. A avaliação escrita será aplicada nas cidades de Barbacena (MG), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Manaus (AM), Natal (RN), Pirassununga (SP), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP) conforme escolha do candidato no momento da inscrição.

Os aprovados na primeira fase serão convocados para a etapa intermediária do concurso, composta pela inspeção de saúde (INSPSAU), pelo exame de aptidão psicológica (EAP), pelo teste de avaliação do condicionamento físico (TACF), pelo procedimento de heteroidentificação complementar para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos (PHC) e pela validação documental, etapas sucessivas de caráter eliminatório. A fase intermediária será aplicada em Belém (PA), Brasília (DF), Canoas (RS), Manaus (AM), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Os candidatos classificados nas provas anteriores deverão se apresentar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) de Barbacena (MG) no dia 14 de janeiro de 2023 para habilitação e matrícula no curso, que tem duração de três anos em regime de internato, sendo equivalente ao ensino médio regular do Sistema Nacional de Ensino e abrange instruções nos campos geral e militar.

Durante a realização do curso o aluno estará sujeito ao regime escolar da EPCAR e terá direito a assistência médico-hospitalar e dentária, alimentação, alojamento, fardamento e remuneração prevista em lei. Após a conclusão do curso, o cadete receberá o certificado de conclusão do ensino médio e do próprio CPCAR, podendo concorrer à matrícula no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga (SP).