Gazeta do Povo publica manifesto que expande compromisso com a sociedade

Documento expande sua missão de desenvolver o Paraná e mira oficialmente na melhoria de toda a sociedade brasileira

, especial para a Gazeta do Povo.

Compartilhar

A Gazeta do Povo aproveita o momento do centenário e publica a seguir seu manifesto. A missão do nosso jornalismo ganha ainda mais corpo, pois a partir de agora quer estimular não apenas o desenvolvimento do Paraná e da sua gente, mas contribuir para o bem da sociedade brasileira como um todo e estimular em cada um o desejo de ser melhor. Confira a íntegra do novo documento:

Manifesto

Vivemos em um tempo de opiniões divergentes. É muito bom que seja assim, se há respeito. A pluralidade de visões, interpretada com desconforto por alguns, é o maior símbolo de que há liberdade para todos. A maneira de enxergar o mundo e a vontade de transformá-lo revela uma crença importante: nossa sociedade pode ser melhor. E é essa crença que nos une. Mesmo que de formas diferentes, no fundo, estamos partindo do mesmo ponto e olhando para um mesmo destino.

A construção dessa sociedade melhor em que acreditamos passa primeiramente pela nossa própria capacidade de sermos melhores a cada dia. Pois sabemos que o ser humano é capaz de realizações fantásticas, a primeira das quais é a excelência do próprio caráter.

Ser uma pessoa melhor a cada dia é algo que só faz sentido pela existência do outro. Fazer o bem exige que se tenha a quem. Inspirar o outro a também ser melhor e fazer bem é algo que se faz primeiramente pelo exemplo e que se reforça com apoio e com palavras. Porque – nós sabemos -, não faremos nada sozinhos, são as pessoas que estão dotadas do poder de construir o que tanto almejamos.

“Estimular em cada um o desejo de ser melhor e contribuir para o bem da sociedade, é por isso que vivemos há 100 anos. É por isso que continuaremos a viver.”

Para construir uma sociedade melhor é preciso visualizar além das suas próprias opiniões, é fundamental ouvir e enxergar mais amplamente. Entender que tudo está interligado. É preciso medir nossas ações e reações para que reverberem em um bem comum. Porém, não basta apenas acreditar, ou querer, nem entender. Para transformar uma realidade é preciso fazer acontecer. Valores precisam ser transformados em virtudes, em talentos práticos. Crenças em comportamentos. Opiniões divergentes em debate e soma. Cada ser humano em um indivíduo que deseja ser melhor e contribuir para o bem da sociedade. Temos feito isso há 100 anos. Mas mais que a história que já foi escrita, e que é belíssima, importa olhar para as novas que serão contadas. Porque hoje é um novo dia e o próximo minuto uma oportunidade para uma vida diferente e vibrante.

Com a comunicação temos o poder de reunir e estimular todas essas pessoas que mesmo sem se dar conta estão olhando para um mesmo lugar: uma sociedade melhor de se viver. E nós sabemos
bem que somente essa gente pode fazer acontecer. A pergunta que deve ficar na nossa cabeça e orientar nosso trabalho pelo próximo minuto e pelos próximos 100 anos é: Como estimular o maior número de pessoas a perceber e exercer este poder?

Gazeta do Povo: Estimular em cada um o desejo de ser melhor e contribuir para o bem da sociedade, é por isso que vivemos há 100 anos. É por isso que continuaremos a viver.