O curso

O curso ensina a administrar o fluxo de informações que circulam por redes de computadores, dentro e foma de uma organização. O profissional da área desenvolve o processamento, os sistemas de armazenamento e de recuperação de dados, e os disponibiliza aos usuários.

O ingresso é realizado somente via SISU, em que o candidato deve fazer primeiramente o Enem no ano anterior ao ano de ingresso desejado e depois fazer a inscrição no SISU. Não existe vestibular para ingresso aos cursos de graduação da UTFPR.

Período

Integral

Duração

4 anos

Nota do MEC

4 de 5

Atuação e Mercado

Com os novos planos do governo de ampliação do acesso à internet banda larga para 95% da população, o mercado para este profissional se aquece, o que pode gerar grande demanda, tanto no setor público quanto no privado. O bacharel nesta área são desenvolve softwares para plataformas móveis e faz correções e atualização de dados. Pode também gerir a infraestrutura de TI de uma empresa.

A Faculdade

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná tem sua gênese na criação das Escolas de Aprendizes Artífices em 1909, e passou por diversas transformações até que, em 2005, foi aprovada a Lei nº 11.184 (BRASIL, 2005b) que transformou o CEFEP-PR na primeira Universidade Tecnológica do país. Atualmente, aos 111 anos de instituição, a UTFPR é considerada a instituição mais eficiente entre as universidades federais, segundo o MEC, e tem a missão de desenvolver a educação tecnológica de excelência por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, integrando de forma ética, sustentável, produtiva e inovadora com a comunidade para o avanço do conhecimento e da sociedade. A UTFPR conta 109 cursos de graduação e está presente em 13 localidades do estado do Paraná, com os Campus Apucarana, Campo Murão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

Onde fica

Contato

Ver todos os cursos da faculdade