Curso

Ponto de partida para entender o conservadorismo

5 aulas - até 2h de carga horária

marcacao-video
Mostrar mais

Conteúdo do curso

Até 2h de carga horária

A1

A Condição Humana entre o Conservar e o Progredir

Para melhor compreender o Conservadorismo é preciso, antes, prestarmos a devida atenção aos atos de conservar e progredir inerentes à natureza humana. Na realidade do dia-a-dia, ninguém deseja conservar, tampouco progredir em direção ao que não considera como bom ou melhor do que se tem e é.

A2

As Origens: Burke, as revoluções e o guarda-roupas

O conservadorismo político na Modernidade nasce como um espanto diante das mudanças tempestuosas das revoluções. Edmund Burke, considerado o pai desse conservadorismo moderno, deu o testemunho desse espanto e o alerta em relação às consequências revolucionárias demolindo as referências que orientavam a humanidade até então.

A3

De Volta para o Passado: a tentação reacionária

O conservadorismo resiste a definições, a formalizações e por isso o reacionarismo costuma ser o "gatilho" a reunir conservadores contra algo que lhes pareça ameaçador, mas sem saber ao certo o que exatamente estariam a defender.

A4

A Consciência Conservadora no Brasil

Um breve histórico do conservadorismo no Brasil. Seus arranjos provisórios e contraditórios, resultando em soluções pragmáticas. A coerência das incertezas e a falta de organização civil.

A5

O futuro conservador na tradição do caos: o que fazer?

É urgente ter paciência e a necessidade de suportar uma ideologia de emergência. O remédio do ceticismo e a redescoberta da tradição: um desafio de auto-educação. A prudência e a reconquista da prática das virtudes.

Veja também

Confira outros cursos que já foram liberados na íntegra:

Todos os cursos