Avaliar a democracia de maneira objetiva é um desafio. O índice mais conhecido sobre o tema é o da revista The Economist, que em sua última edição colocou o Brasil na 49ª posição entre 167 países, com uma nota de 6.86 em uma escala de 0 a 10, o que faz do país uma “democracia falha”. Já avaliar a democracia no nível local, onde as pessoas vivem seu cotidiano, é algo inovador e com potencial para transformar o Brasil em uma “democracia plena”.
Com o propósito de gerar informações para orientar políticas e melhorar a vida nas cidades, o Instituto Atuação, em parceria com renomados pesquisadores e organizações do Brasil e do mundo, criou o Índice de Democracia Local - um conjunto de indicadores e métricas que oferece uma "fotografia" da qualidade da democracia no município, a partir de cinco indicadores, que são os pilares de uma democracia saudável e se desdobram em vários índices temáticos.
A democracia em Curitiba
O índice foi testado pela primeira vez em Curitiba em 2017, com a intenção de ser aplicado em outras cidades e fortalecer a democracia brasileira a partir de suas bases. A Gazeta do Povo, em conjunto com o Instituto Atuação, apresenta a seguir os resultados da primeira aplicação da ferramenta. O Índice deu nota geral de 49,5 à qualidade da democracia em Curitiba. Todas as notas estão em uma escala de 0 a 100. Veja como Curitiba pontua em cada um dos temas fundamentais para a qualidade da democracia, explicados logo abaixo:
Categorias
65,6
Processo Eleitoral
+
A categoria Processo Eleitoral e Pluralismo avalia o procedimento de nomeação democrática dos representantes, em sua capacidade de garantir a liberdade de voto a todos os cidadãos, de respeitar a deliberação pública e de permitir diversidade de candidaturas.
Escolha Democrática
48,3
Integridade
73,3
Inclusão
75,0
56,3
Funcionamento do Governo Local
+
A categoria Funcionamento do Governo Local avalia os aspectos institucionais do governo local, como a dinâmica de freios e contrapesos, o nível de transparência e controle da população sobre as instituições, bem como a segurança pública.
Freios e Contrapesos
70,8
Transparência e Accountability
65,6
Controle
54,6
Responsividade
42,4
Segurança Pública
48,0
22,3
Participação Política
+
A categoria Participação Política mede a disposição de participar do processo eleitoral e o nível de engajamento populacional em atividades relacionadas a instituições, a partidos políticos e a conselhos municipais.
Participação em Sentido Estrito
39,6
Participação em Sentido Amplo
5,0
38,9
Cultura Democrática
+
A categoria Cultura Democrática mensura a dimensão cognitiva da população acerca da política, a força das relações sociais em termos de envolvimento e confiança mútua e o apoio ao Estado de Direito e à democracia.
Dimensão Cognitiva
26,6
Vida Comunitária
39,5
Normas e Valores
50,7
64,2
Direitos e Liberdades Civis
+
A categoria Direitos e Liberdades Civis avalia o grau de tutela das liberdades civis, de expressão e econômica, bem como a possibilidade concreta de acesso à Justiça e tratamento igualitário.
Liberdades Civis
86,1
Liberdade de Expressão
64,8
Liberdade Econômica
53,7
Acesso à Justiça
66,3
Tratamento Justo
50,0
No mapa
Selecione uma categoria
Detalhe uma região
Explore os dados
A seguir, disponibilizamos um espaço para experimentação com o cruzamento dos dados do Índice. Explore e encontre novos pontos de vista sobre a Cultura Democrática de Curitiba!