O governo de Ratinho Junior
(2019-2022)
Veja as promessas de campanha e saiba mais sobre o governador do Paraná
Veja aqui as promessas de campanha e saiba mais sobre Ratinho Junior. Ao fim de cada ano, iremos monitorar o cumprimento das propostas.
Quem é Ratinho Junior
- Nome completo:
- Carlos Roberto Massa Junior
- Data de nascimento:
- 19/04/1981
- Filiação:
- Solange Martinez Massa e Carlos Massa (Ratinho)
- Onde nasceu:
- Jandaia do Sul (PR)
- Ocupação:
- empresário
- Grau de instrução:
- superior completo
- Estado civil:
- casado com Luciana Saito Massa desde 2003
- Filhos:
- Alana, Yasmin e Carlos Roberto Massa Neto
Propostas para o Paraná
Foram cumpridas?
- Não avaliada
- Cumpriu
- Cumpriu parcialmente
- Não cumpriu ainda
- Não cumpriu
- Impreciso
Programa de Governo
O plano de governo de Ratinho Jr. tem 178 páginas e, segundo o governador, foi consolidado com o apoio de mais de 300 especialistas de diversas áreas, após ouvir associações e entidades representativas de vários setores
Clique na imagem abaixo para abrir o programa completo em PDF (2,8Mb)
O 1º escalão de Ratinho Junior
Trajetória política de Ratinho Jr
- Votos na última eleição:
- 3.210.712 (59,99% dos válidos)
- Partido:
- PSD - Partido Social Democrático
- Vice-governador:
- Darci Piana (PSD)
- 2002:
- Eleito deputado estadual pelo PSB aos 21 anos
- 2006:
- Eleito deputado federal pelo PPS
- 2010:
- Reeleito deputado federal pelo PSC
- 2012:
- Candidato derrotado para a prefeitura de Curitiba pelo PSC
- 2014:
- Eleito deputado estadual pelo PSC. Foi mais votado, com 300 mil votos
- 2015-2017:
- Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano do governo Beto Richa (PSDB)
- 2018:
- Eleito governador do Paraná pelo PSD
Um governador jovem
Aos 37 anos, Ratinho Junior é o segundo governador mais jovem da história do Paraná – perdendo por três meses para Paulo Pimentel, que governou o estado entre 1966 e 1971.
Nascido em Jandaia do Sul, no Norte do Paraná, Ratinho se mudou à região de Curitiba quando tinha três anos de idade. O pai, o apresentador Carlos Roberto Massa, havia migrado um pouco antes para tentar a vida, trabalhando em profissões diversas, como camelô, até se tornar repórter de rádio e dar início à carreira de comunicador.
Aos 13 anos, Ratinho Junior começou a frequentar a Rádio Eldorado, em São José dos Pinhais, que pertencia ao pai. Começou ajudando na sonoplastia e logo a rotina em estúdio se tornou uma paixão. Ele apresenta o programa “Microfone Aberto”, que vai ao ar às 6 horas, pela Rádio Massa.
“É uma coisa que faço com gosto. Eu gosto demais desse contato direto com as pessoas. Sempre gostei. Sou apaixonado”, disse Ratinho Junior, em setembro, em entrevista à Gazeta do Povo.
O rádio acabou funcionando como uma porta para a política. Pela rotina na emissora, Ratinho Junior diz que teve contato direto com demandas da sociedade – principalmente da população mais pobre. Começou ouvindo os problemas mais básicos do ouvinte – do buraco na rua à falta de saneamento – até despertar para o fato de que tudo isso estava relacionado a políticas públicas. “Rádio tem uma relação direta com a comunidade. O ouvinte reclama e, quando você vê, está envolvido com aquilo”, afirmou.
Recordista nas urnas
Ratinho Junior disputou sua primeira eleição em 2002, aos 21 anos, concorrendo a deputado estadual pelo PSB. De cara, bateu um recorde: teve 189 mil votos, a mais expressiva da Assembleia Legislativa do Paraná, até então. A votação maciça não foi surpresa. A candidatura do jovem político vinha catapultada pela popularidade do pai, que já era uma celebridade nacional e tinha um império de comunicação.
“Minha chegada dependeu muito da figura do meu pai. 100% das pessoas que votaram em mim, votaram pelo carinho por ele. Então eu precisava construir o meu caminho, algo que é lento. Esse processo de você desmembrar imagem, de as pessoas verem você, terem confiança em você. É muita energia gasta”, disse à Gazeta do Povo em 2017.
Na eleição seguinte e então no PPS, Ratinho Junior ganhou uma cadeira na Câmara Federal com mais uma votação arrasadora, atingindo a marca de 205 mil votos. Em 2010, concorrendo à reeleição pelo PSC, o candidato quebrou mais um recorde: fez 358,9 mil votos, o que o tornou o deputado federal do Paraná mais bem votado da história.
Em 2012, Ratinho Junior se licenciou da Câmara Federal para disputar a prefeitura de Curitiba. Foi o mais votado no primeiro turno, mas, no segundo, levou uma virada inesperada de Gustavo Fruet (PDT), que corria por fora. “Eu errei a estratégia”, disse, em análise ao tom agressivo que adotou contra o concorrente, em um dos debates decisivos. Foi seu único revés nas urnas até agora.
A volta por cima veio em 2014, quando Ratinho Junior voltou a ser eleito deputado estadual e com mais uma marca histórica. Recebeu mais de 300 mil votos, tornando-se a candidatura mais votada no Brasil, naquela eleição.
Secretário no governo Richa
Um dos fatores que contribuíram para que Ratinho Junior aumentasse sua visibilidade no Paraná foi o fato de ter sido chamado pelo então governador Beto Richa (PSDB), ainda em 2013, para assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedu) – responsável por obras em todos os rincões do estado. Permaneceu na pasta em dois períodos: de janeiro de 2013 a abril de 2014; e de janeiro de 2015 a setembro de 2017.
A Sedu funcionou como uma vitrine e cartão de visitas. Fez com que Ratinho Junior se aproximasse do interior – o que talvez explique o fato de ele ter conquistado apoio de mais de 210 prefeitos do estado, nesta última corrida eleitoral.
Por outro lado, o período em que Ratinho permaneceu como secretário foi bastante explorado pelos adversários políticos ao longo da eleição, que tentavam vinculá-lo a Richa – mergulhado em escândalos de corrupção, o ex-governador chegou a ser preso, durante a campanha. Oponentes resgataram gravações antigas, com um vídeo em que Ratinho Junior aparece no mesmo palanque que Richa, por quem diz ter uma “fidelidade canina”.
Restou a Ratinho tentar se descolar da imagem do ex-governador e ressaltar que jamais havia sido investigado. “Não [me arrependo de ter feito parte do governo Richa] porque eu não participei de nada [esquema de propina]. Não posso me arrepender do que não fiz. Tenho honra de ter participado da secretaria [Sedu] sem nenhuma obra investigada . Se alguém fez alguma coisa errada, que pague a e justiça seja feita”, disse em sabatina promovida pela Gazeta do Povo.
Apegado à família
Filho do apresentador Ratinho e de Solange Martinez Massa, o novo governador do Paraná é casado desde 2003, com Luciana Saito Massa. Tem três filhos – Alana, Yasmim e Carlos Neto – e faz o estilo “paizão”. Acostumado a levantar cedo, é ele quem prepara o café da manhã para as crianças, antes de elas irem à escola.
Não foge a suas raízes do interior: sempre que pode, gosta de cozinhar um arroz carreteiro ou recorre à combinação churrasco e cerveja, com os amigos mais próximos e com a família.
Ratinho Junior diz ser tão apegado à família que sofreu com a distância no período em que exerceu mandato de deputado federal. Não via a hora de chegar o fim de semana para voar a Curitiba e rever os seus. “Não gosto de solidão, de ficar sozinho. Foi uma das coisas que me fez não gostar de Brasília.”
O novo governador é formado em Marketing e Propaganda, na Faculdade Internacional de Curitiba. Em 2011, concluiu pós-graduação em Direito de Estado, na Pontifícia Universidade Católica de Brasília. Ele também cursou especializações em Administração Tributária e Reforma Fiscal, na Universidade Complutense, em Madri, Espanha.