Quem é quem nas fraudes do INSS

Um documento
histórico

Você certamente ouviu falar no Careca do INSS. Deve saber que ele repassou dinheiro para a lobista Roberta Luchsinger, que é amiga de Lulinha, filho do presidente Lula.

Essa é a parte mais divulgada das investigações, ainda em andamento, das fraudes no INSS que lesaram milhões de aposentados.

As investigações, no entanto, atingem dezenas de nomes e mostram uma intricada rede de relações políticas, propinas e lavagem de dinheiro.

A Gazeta do Povo cruzou dados do relatório da CPMI do Congresso, da CGU e de investigações da Polícia Federal para você conectar os pontos de um dos maiores escândalos de corrupção da nossa história.

Selecionamos alguns dos principais investigados para mostrar como o esquema funcionava, como o dinheiro circulava e por que as fraudes funcionaram por tanto tempo sem serem desmascaradas.

E-book da Gazeta do Povo sobre as fraudes no INSS, apresentado na tela de um celular

O organograma
do crime

Membros de associações, lobistas, advogados
e políticos mal intencionados se uniram.
O resultado foi um roubo bilionário.

Núcleo
das associações

Constituído por entidades privadas, confederações e sindicatos (muitos de fachada ou cooptados de outros fins, como associações de moradores ou taxistas) que são suspeitas de terem aplicado os descontos indevidos nos contracheques de aposentados

Principais investigados

  • Carlos Roberto
    Ferreira Lopes
  • Felipe
    Macedo Gomes
  • Milton Baptista
    de Souza Filho,
    “Milton Cavalo”
  • Tiago Abraão
    Ferreira Lopes

Núcleo
interno do INSS

Composto pela alta cúpula técnica e jurídica do INSS, este núcleo é suspeito de agir a partir de dentro da autarquia para dar aparência de legalidade às fraudes. A sua atuação envolvia a aprovação célere de novos Acordos de Cooperação Técnica (ACTs), o afrouxamento deliberado de fiscalizações e a autorização de procedimentos e atos irregulares.

Principais investigados

  • Alessandro
    Antonio
    Stefanutto
  • Virgílio Antônio
    Ribeiro de
    Oliveira Filho
  • André Paulo
    Félix Fidelis
  • Adroaldo
    da Cunha
    Portal

Núcleo
empresarial
e financeiro

Responsável pela viabilidade técnica, conexão entre partes e por parte do esquema de lavagem de dinheiro nas operações.

Principais investigados

  • Antônio Carlos
    Camilo Antunes,
    “Careca do INSS”
  • Maurício
    Camisotti
  • Thaísa
    Hoffmann
    Joansson
  • Eric Douglas
    Martins Fideli
  • Cecília Rodrigues
    Mota,
    Advogada

Braço
do lobby

Grupo de lobby junto a autoridades descoberto a partir de conexões com o Careca do INSS e a empresária Roberta Luchsinger.

Principais investigados

  • Roberta
    Moreira
    Luchsinger
  • Lula da Silva,
    o Lulinha
  • Fernando
    Bittar
  • Marco Aurélio
    Santana Ribeiro,
    “Marcola”

Núcleo
político

Constituído por parlamentares e agentes públicos de alto escalão que são investigados pela suspeita de terem sustentado o esquema na Esplanada e no Congresso. Atuavam apadrinhando as nomeações do núcleo interno no INSS, aplicando pressão política para manter convênios fraudulentos ativos.

Principais investigados

  • Dep. federal
    Euclydes Marcos
    Pettersen Neto
    (Republicanos-MG)
  • Senador
    Weverton Rocha
    (PDT-MA)
  • Dep. federal
    Maria Gorete
    Pereira (MDB/CE)
  • Dep. estadual
    Edson Cunha
    de Araújo (PSB/MA)

O que você vai
ganhar ao
entrar nessa
jornada

  • E-book exclusivo mostrando quem
    é quem nas fraudes no INSS
  • Acesso à newsletter gratuita
    Anticorrupção, da Gazeta do Povo
  • Textos com análises de nosso time
    de colunistas