Memória Escolar do Paraná

Em junho de 2012, a Gazeta do Povo publicou o conteúdo especial "Memória Escolar do Paraná", convidando os leitores a enviarem suas histórias vivenciadas nas escolas antigas do estado. À época, o Paraná tinha mais de 500 escolas centenárias sem programas específicos de preservação.

Por falta de proteção, perderam-se fotografias, atas, boletins e a própria arquitetura escolar. Para virar esta página, o governo do estado iniciou um projeto de restauração dos edifícios antigos, assim como de seus documentos, atendendo, em princípio, as 13 escolas tombadas pelo Patrimônio.

Veja quais eram as escolas:

Colégio Estadual do Paraná

Infográfico:

Foto: Antonio More / Gazeta do Povo

O CEP, como é chamado, tem sua origem no Ginásio Paranaense, de meados do século 19. A partir de 1950, ganhou sede nova e imponente, misto de estilo getulista e art nouveau, tendo chegado ao posto de segunda melhor escola pública do Brasil, atrás do D. Pedro II do Rio de Janeiro.

Instituto Est. de Educação Erasmo Pilotto

Infográfico:

Foto: Marcelo Andrade / Gazeta do Povo

Escola foi criada no final do século 19 para alavancar a formação de professores no Paraná. São suas parceiras na empreitada os Institutos de Educação de Ponta Grossa e de Paranaguá.

Colégio Est. Dr. Xavier da Silva

Infográfico:

Foto: Daniel Caron / Gazeta do Povo

Primeiro grupo escolar do Paraná, com origem em 1903, atendeu, nas primeiras décadas, principalmente os filhos do operariado que vivia na região do Rebouças, antigo bairro industrial ao qual a escola está ligada.

Colégio Estadual Tiradentes

Infográfico:

Foto: Antonio More / Gazeta do Povo

Nos inícios do século 20, o velho Tiradentes era sobretudo a escola onde lecionava a professora Júlia Wanderley, um dos mitos da educação no estado. Nos anos 1950, com a inauguração do Centro Cívico, a Tiradentes é deslocada para prédio modernista, em princípio destinado a ser o Museu de História Natural. O projeto é de Rubens Meister, o mesmo que fez o Teatro Guaíra.

Colégio Estadual D. Pedro II

Infográfico:

Foto: Antonio More / Gazeta do Povo

Fundada em 1928, bela escola em região nobre de Curitiba obedece a planta replicada em cinco cidades brasileiras. Projeto era uma homenagem ao centenário de nascimento do imperador D. Pedro II.

Grupo Escolar Cruz Machado

Infográfico:

Foto: SEED

Ao lado do Xavier da Silva é uma das decanas dos grupos escolares do estado. Primor no estilo eclético, marca da primeira metade do século, pode vir a se tornar sede do Museu Escola.

Centro Est. Ed. Prof. Dr. Brasílio Machado

Infográfico:

Foto: SEED

É a segunda mais antiga escola do estado do Paraná; sendo inaugurada em 1995. Em 1912 passa a categoria de Grupo Escolar, sendo transformada em ginásio no ano de 1947.

Col. Estadual Moysés Lupion

Infográfico:

Foto: SEED

Nasceu como ginásio, em 1946, com a intervenção do estudioso Brasil Pinheiro Machado. Faz parte de conjunto recentemente tombado do Centro histórico de Antonina.

Col. Estadual Rocha Pombo

Infográfico:

Foto: SEED

O Colégio Estadual .Rocha Pombo. foi inaugurado em 1939, logo integrando-se à vida e à história de Antonina, no litoral paranaense.

Colégio Estadual São José

Infográfico:

Foto: SEED

Importante instituição do município histórico do Paraná, palco de grandes lutas democráticas, escola é, em certo sentido, extensão do significado da Lapa para a história brasileira.

Inst. Est. de Educ. Dr. Caetano Munhoz da Rocha

Infográfico:

Foto: SEED

À maneira do Instituto de Educação Professor Erasmo Pilotto, de Curitiba, o instituto de Paranaguá surgiu para formar professores. Varou o século cumprindo sua missão.

Esc. Estadual Faria Sobrinho

Infográfico:

Foto: SEED

Tem suas origens em 1883, em plena monarquia.

Col. Estadual Regente Feijó

Infográfico:

Foto: SEED

Colégio funciona desde 1927 e integra a história do município de Ponta Grossa.