Coronavírus:

Infográficos animados para combater as Fake News

A Gazeta do Povo criou conteúdos em vídeos sobre a Covid-19 para você compartilhar em suas redes sociais e combater as fake news. Baixe e compartilhe com seus amigos e família!

A Máscara

Máscara segundo OMS

As máscaras não médicas, que podem ser feitas em casa, devem ter ao menos três camadas, de diferentes materiais. Saiba quais são as dicas para cada uma destas camadas. A orientação é da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Baixar o Video

Não se contamine, veja como usar a máscara

Além do isolamento social, o uso de máscaras se tornou outra importante ferramenta para evitar a propagação do novo coronavírus. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora de colocar a sua. Confira algumas dicas importantes e fique seguro sempre.

Baixar o Video

Máscaras para crianças

É compreensível que as crianças possam ter medo ou se incomode com o uso da máscara. Aqui estão algumas ideias para ajudá-las.

Baixar o Video

Como fazer uma máscara caseira

O Ministério da Saúde incentiva o uso de máscaras caseiras pela população, feitas de tecido de algodão, tricoline, TNT (tecido não tecido) ou outros. As máscaras podem ser usadas por pessoas assintomáticas em situações como dentro dos ônibus e no ir e vir nas ruas.

Baixar o Video

Cuidados com as pessoas

Como cuidar da mente durante a quarentena

À medida em que o coronavírus continua a se espalhar pelo mundo, aumentando o número de casos confirmados da doença, a ansiedade relacionada ao surto do Covid-19 também cresce. Confira dicas simples de como cuidar de sua saúde mental durante o isolamento social.

Baixar o Video

Guia para cuidar dos idosos

Familiares precisam ficar atentos ao comportamento de pais e avós, conversarem com eles a respeito da pandemia e agirem com carinho para protegê-los. Confira este guia prático de como cuidar dos mais velhos em tempos de Covid-19.

Baixar o Video

Higienização

Como higienizar seu carro

Manter o veículo limpo é uma das formas de se proteger contra a Covid-19

Baixar o Video

Cuidados depois de ir ao mercado

Veja quais cuidados tomar depois de ir ao supermercado e evite a transmissão da Covid-19.

Baixar o Video

Tome estes cuidados antes de entrar em casa

Precisou sair de casa para trabalhar, ir ao mercado ou levar o cachorro para passear? Tome estes cuidados e evite a contaminação.

Baixar o Video

O ambiente e a Covid-19

Locais de Super-contaminação

Um estudo feito por pesquisadores japoneses mapeou locais considerados como ambientes de supercontaminação da Covid-19. Saiba quais são os locais mais propícios para a transmissão.

Baixar o Video

Perigo de fazer exercício fora de casa

Durante a pandemia do novo coronavírus, as atividades ao ar livre, em parques e na rua, por exemplo, não são recomendadas pela OMS.Então, surge a dúvida: onde é melhor praticar as atividades físicas de maneira segura em meio ao período de isolamento? A resposta, como a que tem sido para quase qualquer tema envolvendo a Covid-19, é a mesma: em casa.

Baixar o Video

Sobre o vírus e a Covid-19

Contaminação vs isolamento social

O distanciamento social é um recurso que os especialistas em saúde pública recomendam com o fim de diminuir o alcance de uma doença contagiosa. Para dizer de modo simples, significa que as pessoas se mantêm a uma boa distância umas das outras de maneira que o coronavírus – ou qualquer outro patógeno – não se espalhe.

Baixar o Video

Quanto tempo o Coronavírus permanece nas superfícies

O novo coronavírus pode circular pelo ar por até três horas. Caso a superfície ou o objeto em que o vírus estiver presente for de cobre, ele é capaz de permanecer por ali até quatro horas. No papelão, 24 horas. Em plásticos e no aço inoxidável, dois a três dias. As estimativas foram calculadas por pesquisadores norte-americanos e publicadas na base de dados medRxiv e ainda são preliminares.

Baixar o Video

Sintomas do resfriado, gripe e coronavírus

Veja quais são as diferenças entre os sintomas do resfriado, da gripe e do coronavírus. Compartilhe este vídeo com seus amigos!

Baixar o Video

Informações gerais da pandemia

Por que ficar em casa evita o contágio?

Cada indivíduo contaminado com o vírus pode infectar de três a cinco pessoas, de acordo com estudo feito por Robin Thompson, pesquisador da Universidade de Oxford e especialista em matemática biológica. Este dado reforça a importância do isolamento social. Entenda como funciona o contágio da Covid-19.

Baixar o Video

Como sair da pandemia?

Existem 3 caminhos para se enfrentar uma pandemia: o lockdown, a vacinação e a imunidade de rebanho.

Baixar o Video

Quando chegaremos ao pico?

Por sua extensão territorial, diferenças climáticas regionais e comportamento social, fica difícil afirmar com precisão quando será o pico da Covid-19 no Brasil. No entanto, há fatores a se observar para se chegar o mais próximo possível dessa conclusão.

Baixar o Video

Como é feita uma vacina

Várias pesquisas seguem firmes na busca de uma vacina para o novo coronavírus. Mas afinal, como essa imunização é produzida? A cura para a Covid-19 não surge de uma hora para a outra e é necessário muito estudo e pesquisa para tentar chegar lá. Então saiba como é produzida uma vacina.

Baixar o Video

Assintomáticos

Entre todos que entrarem em contato com o novo coronavírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 80% não apresentarão sintomas graves para a doença. Em alguns casos, não terão sintoma algum. São os chamados assintomáticos que, por não terem sinais, podem disseminar o vírus sem nem saber. São justamente os vetores silenciosos aqueles que fazem do fim do isolamento social uma incógnita e risco.

Baixar o Video
Compartilhar