Coronavírus: pandemia ou epidemia?
A OMS declarou o coronavírus (Covid-19) como uma pandemia em março de 2020. Mas o que isso significa? E qual a diferença entre pandemia e epidemia?
O que é uma pandemia?
Segundo a OMS, uma pandemia é declarada quando uma nova doença para a qual as pessoas não têm imunidade se espalha de pessoa para pessoa em várias partes do mundo, além do esperado e de forma muito rápida.
Em fevereiro de 2020, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, havia explicado que a decisão de usar a palavra “pandemia” para descrever uma epidemia é baseada em uma avaliação contínua de:
- propagação geográfica do vírus,
- gravidade da doença que causa, e
- impacto que tem sobre toda a sociedade.
A última pandemia
A H1N1, conhecida como gripe suína, por exemplo, foi reconhecida como uma pandemia pela OMS em 2009. A doença matou 284,5 mil pessoas naquele ano.
Mary-Louise McLaws, especialista em controle de infecções que já trabalhou como consultora da OMS, explicou ao The Guardian que a OMS declara uma pandemia com o objetivo de alertar as populações para não ignorarem os sintomas da doença e levá-la a sério, bem como para levantar dinheiro que auxiliará os países a responder a um grande número de casos. Porém, ela fez um alerta de que se a declaração de uma pandemia causar pânico global, o objetivo de tentar aumentar a conscientização sobre a doença pode ir por água abaixo, já que corre-se o risco de elevar o número de pessoas que buscam o serviço de emergência mesmo sem ter a doença e consequentemente aumentar os gastos dos países com atendimento e medicamentos.”
Leia mais em: OMS declara pandemia do coronavírus
Mais informações:
- Tudo sobre o coronavírus: origem, sintomas, prevenção e como evitar a contaminação
- Sintomas do Coronavírus
- Prevenção: veja como evitar o contágio
- Últimas notícias sobre o Coronavírus