Na Copa do Mundo, alguns sons são maiores que o grito de gol

Pela primeira vez na história, o hino nacional do Panamá tocou em uma partida do Mundial

Román Torres (único com a mão na altura do peito) e o time do Panamá se emociona ao ouvir o hino do país em uma Copa do Mundo. AFP PHOTO / Nelson Almeida
Compartilhe

Os 90 minutos são só parte do jogo. Nunca o todo. Porque o que acontece antes de a bola rolar e o que se desdobra depois são pedaços fundamentais de uma narrativa maior – são o contexto pra entender o quadro completo.

Assim, quem viu só a bola rolando de Bélgica vs Panamá viu da missa a metade, se tanto, já que nem um dos gols de Lukaku nem o passe de trivela do Marcador foram mais sublimes do que o hino nacional do Panamá.

Gols vemos aos borbotões, de todas as cores, cheiros e gostos, mas o hino de um país tocar pela primeira vez em uma Copa do Mundo é artigo raro, coisa de beleza admirável, de simbologia única.

E foi isso que o pré-jogo nos trouxe ontem: uma cena imensa, de homens de braços dados uns com os outros, se desmanchando ao som da música. Era como se cada acorde lhes afrouxasse o peito e fizesse mostrar mais e mais a alma que se guarda lá dentro.

Um deles, Román Torres, herói da classificação comovente aos 42’ do segundo tempo do último jogo das Eliminatórias, nem o choro segurou. Aguou ali, no meio do campo, talvez porque não pudesse resistir, talvez porque quisesse que o mundo inteiro entendesse o tamanho daquele momento pra ele e outros 3.5 milhões de panamenhos.

“Alcanzamos por fin la victoria, en el campo feliz de la unión” bradavam os jogadores. Uma letra que conta as glórias do país, mas que não deixa de também expressar a chegada naquela cancha, o trajeto duro até o Mundial. Para eles, aquilo dali já é a vitória. Bater a Bélgica seria um delírio. Passar às oitavas, uma quimera. A verdade é que Copa do Mundo do Panamá é viver cada pedacinho do jogo, sorver todo detalhe como se fosse não o primeiro, mas o último.

Porque ninguém sabe quando vai aparecer outro Román Torres para patrocinar mais uma cruzada e levar o país por uma nova epopeia. Ou, se acontecer de aparecer outro paladino, não será mais a primeira vez. E então, tudo será diferente.

Que os panamenhos aproveitem a jornada. E que chorem a cada hino. Na Rússia, em casa, entre dois oceanos. A andança é melhor do que a chegada.

WhatsApp da Copa do Mundo 2018

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho. Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples. Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

A cobertura da Copa no seu celular

  1. Adicione nosso contato (05541999573379) na sua agenda
  2. Mande-nos um whatsapp com a palavra COPA
Adicionar contato

  1. Baixe o app de mensagens Telegram no Google Play ou na App Store
  2. Clique e entre no canal da Gazeta do Povo no Telegram:
Entrar no canal
  • Pronto! Você receberá as notícias da Copa do Mundo gratuitamente no seu celular

Leia também

 >> TABELA DA COPA: confira os jogos, datas e grupos

 >> Simulador do campeão da Copa do Mundo 2018 na Rússia

>> Copa do Mundo: serviço de TV, agenda de jogos e notícias

 

 

Blogs