Seleção brasileira vence. Mas não era preciso tanto sufoco, sofrimento e choro 

Brasil sai de campo com três pontos ao fazer 2 a 0 na Costa Rica, mas desempenho de Neymar gera discussão e futebol apresentado pelo time de Tite deixa novamente a desejar

Copa do Mundo 2018: Tite cai durante a comemoração do primeiro gol do Brasil contra a Costa Rica.
Compartilhe

Tivesse o Brasil feito boa partida, a vitória sobre a Costa Rica não aconteceria dramaticamente e com dois gols nos acréscimos. O primeiro deles no 42º (!) cruzamento da seleção brasileira, recorde em apenas uma peleja até aqui na Copa do Mundo 2018. 

Tivesse o Brasil feito boa partida, ao final os jogadores comemorariam, mas não seriam tão efusivos, como se estivessem diante de um poderoso rival. E o técnico Tite não cairia rolando no gramado ao trombar com os reservas ao correr loucamente na celebração. 

 >> TABELA DA COPA: confira os jogos, datas e grupos

Tivesse o Brasil feito boa partida, Neymar não faria cara e gesto de choro, como se tivesse superado a maior barreira de sua vida profissional, vencido um desafio épico. Tampouco teria apelado ao cavar pateticamente um pênalti, desmascarado pelo VAR. 

É óbvio constatar que o Brasil não fez uma boa partida, longe disso. Venceu sem convencer, se aproximou da classificação, mas ficou devendo diante do mais fraco rival do grupo. Nem a onda ufanista típica de Copa consegue esconder isso. 

Quando um time não encontra meios para furar a defesa oponente, uma tônica neste Mundial, despeja a bola na área sem parcimônia. Foi assim que, ante os costarriquenhos, o Brasil se transformou no que mais cruzou em um só jogo neste certame. 

O time de Tite superou os 38 da Alemanha na derrota para o México (1 a 0) na estreia. No ranking geral, os brasileiros estão em primeiro no quesito: 68 contra 50 de Marrocos, ambos em duas partidas. Na média por jogo a Alemanha ainda supera, 38 a 34. 

Os números são do Footstats, que registrou índices bem menores de cruzamentos das equipes treinadas por Tite em outras competições.  No Brasileiro de 2015 a média foi de 14,3, no de 2011 21,2, no Paulista de 2013 17,4, no Mundial de Clubes em 2012 11,5, na Libertadores do mesmo ano 16,9, e na Recopa 2013 12,0. Nas eliminatórias, em 12 jogos com o atual treinador, foram 16,4 cruzamentos do Brasil por peleja.

Fato é que a expectativa criada pela seleção brasileira no pré-Copa está longe de ser correspondida. Fora o bom começo de segundo tempo, quando pressionou e criou claras oportunidades, o time foi mal, tão previsível quanto alguns importantes rivais. 

Paulinho e Willian deixaram o campo antes do apito final, substituídos respectivamente por Roberto Firmino e Douglas Costa. O Brasil foi para o tudo ou nada com dois centroavantes, e embora nenhum deles seja típico grandalhão, funcionaram. 

No cruzamento de Marcelo, com 1,81 metro de altura Firmino ganhou de dois adversários, Oviedo (1,72 metro) e Calvo (tem a mesma estatura do brasileiro). Gabriel Jesus não conseguiu controlar a ajeitada de cabeça, mas acabou por amortecer a bola para Coutinho. Gol! 

A jogada de Douglas Costa pela direita após o tempo regulamentar, que resultou nos 2 a 0 com Neymar, coroou sua boa participação. Incisivo, o atacante da Juventus deu agressividade à equipe, preenchendo o quase desértico lado direito. Merece ganhar a posição. 

Em tempos nos quais há mil e uma sofisticadas explicações táticas para tudo, obviamente elas acompanham a justa vitória do Brasil. Na prática, a estratégia de Tite para chegar ao gol foi das mais rústicas: cruzamentos e gol na marra. Com dois centroavantes. Vale? Claro. Mas é pouco. 

DRAMA ARGENTINO – Os 2 a 0 da Nigéria sobre a Islândia beiraram a perfeição para os argentinos. Uma vitória sobre os africanos classifica a equipe de Messi, desde que a Islândia não derrote a Croácia. Caso os islandeses vençam, os sul-americanos terão que triunfar por um gol a mais, por exemplo: Argentina 2 x 0 Nigéria e Islândia 1 x 0 Croácia. A matemática ajuda, mas a falta de futebol não estimula a apostar nos hermanos. 

Leia também

 >> Simulador do campeão da Copa do Mundo 2018 na Rússia

WhatsApp da Copa do Mundo 2018

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho. Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples. Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

A cobertura da Copa no seu celular

  1. Adicione nosso contato (05541999573379) na sua agenda
  2. Mande-nos um whatsapp com a palavra COPA
Adicionar contato

  1. Baixe o app de mensagens Telegram no Google Play ou na App Store
  2. Clique e entre no canal da Gazeta do Povo no Telegram:
Entrar no canal
  • Pronto! Você receberá as notícias da Copa do Mundo gratuitamente no seu celular

Blogs