A grande chance da seleção brasileira 

Partida contra a Costa Rica oferece a melhor oportunidade para a recuperação do Brasil na Copa do Mundo da Rússia, após estreia abaixo do esperado

Brasil x Costa Rica: Neymar tem tudo para desencantar na Copa do Mundo 2018. Foto de Jonathan Campos/Gazeta do povo
Compartilhe

Tem tudo para ser o compromisso mais simples da seleção brasileira na Copa do Mundo. A Costa Rica versão 2018 não é mais o time da solidez defensiva que calçou a campanha de quatro anos antes no Brasil. Los Ticos se classificaram ao lado do Uruguai no “Grupo da Morte”, eliminando outras duas campeãs do mundo, Itália e Inglaterra. 

Ao contrário do competitivo time suíço, que impediu a vitória do Brasil na estreia, o adversário da América Central está envelhecido. É um dos que mais remanescentes do Mundial passado levou à Rússia – 13, como a Croácia; com 15 estão Bélgica, México e Suíça. Na derrota para a Sérvia (1 a 0) houve equilíbrio em posse de bola e finalizações, com baixo ímpeto ofensivo. 

 >> TABELA DA COPA: confira os jogos, datas e grupos

Embora não tenham feito jogo de grande imposição contra os costa-riquenhos, os sérvios têm um time mais forte, duro, que deverá criar maiores dificuldades para os brasileiros na quarta-feira, em Moscou. Chegar a esse duelo precisando desesperadamente de resultado seria terrível para a equipe de Tite, por isso é preciso se impor nesta quinta, e São Petesburgo. 

O empate na estreia levou à seleção uma luz sobre seus problemas, que pode ajudá-la a enxergar soluções. O maior deles, Neymar e seu individualismo ante a Suíça, que atravancou o jogo coletivo, chamou faltas e pouco criou. A onda de críticas, pertinentes ao craque do Paris Saint Germain e as conversas com o treinador devem mudar sua postura, para a melhor. 

O técnico Oscar Ramírez, da Costa Rica, se vê às voltas com noticiário pesado. A imprensa do país aponta um elenco dividido e ele, nas entrelinhas, admite que impera um determinado perfil, mas nega o problema: “Nosso povo é emotivo, não gosta de perder. Sei que muitas vezes somos um pouco autodestrutivos(…) Não há nada que eu saiba, até agora”. 

Panos quentes do treinador? É possível, provável, talvez, cenário que aumenta as chances o Brasil, que enfrentará um rival disposto a abusar da bola parada. Tal jogada é a origem de 53% dos gols desta Copa, até as partidas de quarta-feira. É o que mostra levantamento do analista de desempenho Eduardo Cecconi. E foi assim que os suíços empataram no domingo. 

Avançando, o Brasil provavelmente enfrentara Suécia, México ou Alemanha. A Coreia do Sul não parece reunir forças para lutar pela classificação. E com a derrota dos campeões mundiais para a equipe asteca na estreia, não se sabe se é melhor ser primeiro ou segundo do grupo. É real a chance de vermos os germânicos, como vices, cruzarem o caminho do líder da chave dos brasileiros. 

Como seus adversários, a seleção precisa evoluir na competição. Por isso não seria bom enfrentar tão cedo um oponente como a Mannschaft, que entraria em campo reforçado pelos fantasmas do 7 a 1. Contudo, não existe escolha. Tite e seus jogadores precisarão estar prontos para encarar o que o destino lhes oferecer. Mais um motivo para jogar bem, vencer e convencer contra a Costa Rica. 

Leia também

>> Brasil x Costa Rica: saiba tudo sobre o jogo

 >> Simulador do campeão da Copa 2018

>> Copa do Mundo: TV, agenda de jogos e notícias

WhatsApp da Copa do Mundo 2018

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho. Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples. Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

A cobertura da Copa no seu celular

  1. Adicione nosso contato (05541999573379) na sua agenda
  2. Mande-nos um whatsapp com a palavra COPA
Adicionar contato

  1. Baixe o app de mensagens Telegram no Google Play ou na App Store
  2. Clique e entre no canal da Gazeta do Povo no Telegram:
Entrar no canal
  • Pronto! Você receberá as notícias da Copa do Mundo gratuitamente no seu celular

Blogs