Copa animada em gifs
Os lances mais marcantes da Copa 2018 em gifs animados. Das conquistas do Brasil com Pelé e companhia em mundiais até a Copa mais tecnológica de todos os tempos com o VAR, relembramos os tombos do Neymar, do Tite, gol de Mbappé, e os vexames argentino e alemão.
Animações e textos: Osvalter Urbinati
Clássicos cinco estrelas
No período pré-Copa 2018 a Gazeta do Povo produziu uma série de animações de lances clássicos que marcaram cada um dos cinco títulos da seleção brasileira de futebol. Afinal, o Brasil ainda é o único que pode fazer uma série dessas.
Animação do gol do Pelé (1958): Chantal Wagner
Pelé, na final de 1958, dá um chapéu no zagueiro sueco e marca um dos 5 gols que o Brasil fez contra 2 da Suécia. Esse foi seu segundo na partida e a primeira e única vez que um menino de 17 anos marca em uma final de Copa. Um feito histórico para o futebol.
1962: Vavá, depois do lançamento de Garrincha, aproveita a falha monstruosa do goleiro (que jogava contra o sol forte) e dá mais uma estrela ao Brasil.
O único gol de Carlos Alberto Torres na Copa de 1970 não poderia ser em melhor hora. Depois do passe de Pelé, o capita soltou a bomba para fechar a goleada e a copa. 4 a 1 e Brasil tricampeão.
1994: Na copa de Romário, como não gostar do craque italiano Roberto Baggio? Jogou muito, foi decisivo até a final e jogou o último pênalti pra longe, dando-nos o tetra. Segundo ele mesmo anos depois: "Fiz muito mais gente feliz no Brasil perdendo o pênalti do que faria na Itália se ganhasse a copa". Tem que ter algum lado bom, né?
Copa de 2002: eleito o melhor jogador antes da final, o imbatível Oliver Kahn tomou dois de Ronaldo no Brasil X Alemanha. O último gol foi esse aí, depois de Rivaldo enganar todo mundo e deixar passar por entre as pernas. Brasil penta. Hoje a Fifa espera o jogo final para decidir quem é o melhor.
Copa 2018
Durante o mundial, momentos marcantes foram registrados em gifs animados, sempre com o tom de humor que uma Copa do Mundo permite. A ideia inicial era poder aumentar a galeria dos gols clássicos acima com o lance da sexta estrela, mas...
CR7 se jogou? A copa na Rússia começou a mil com um clássico entre Portugal e Espanha que terminou em 3 a 3. Cristiano Ronaldo marcou os três de Portugal, um deles de pênalti, onde já pintou a primeira polêmica: ele simulou ou não?
Cadê o VAR? No primeiro jogo do Brasil também teve polêmica. O jogador suíço empurrou Miranda após cobrança de pênalti e marcou de cabeça. Foi falta? E o tal árbitro de vídeo? O juiz nem deu bola. Final de jogo: 1 a 1.
Cai o menino. Neymar começa a copa com o maior topete do planeta e com uma estratégia que virou prato cheio para os "memistas": suas quedas cinematográficas. Não fazer um gif sobre o tema seria um pecado mortal. Esse foi encomendado para veicular no programa A Protagonista, da Madeleine Lacsko na Gazeta do Povo no Youtube.
Adiós, hermanos. Não poderia faltar uma zoação com nossos vizinhos. No jogo em que a Argentina foi atropelada pela Croácia, o goleirão Caballero levantou essa bola para Rebic dentro da pequena área. Croácia 1 a 0 e aí, ladeira abaixo.
A queda de Tite. Zoação lá, zoação cá. O Brasil vence a Costa Rica nos acréscimos e faz dois gols em 6 minutos em jogo dramático. O clima foi tão tenso que o técnico Tite correu para comemorar e desabou. Lance foi alvo de vários memes pelo Brasil e mundo. Há quem diga que foi do professor que Neymar adotou a técnica.
E cai a Alemanha. Depois da Argentina, a Alemanha é a mais "secada" (temida) pelos brasileiros. E nessa copa ela veio para sentir o gosto do seu 7 a 1 particular. Foi eliminada na primeira fase pela Coreia do Sul, perdendo por 2 a 0 e terminando como última do grupo. E o Brasil sorriu aliviado.
Tchau, Hexa. Rir dos outros é sempre melhor... Quando o Brasil teve o seu revés derradeiro e adiou o sonho do hexa por quatro anos, sentimos daqui um baque danado e isso gerou o gif mais deprê da Copa. O sonho bateu na trave e ficamos no "se"...
A zebra xadrez. O Brasil venceu a Croácia por 2 a 0 em um amistoso antes do mundial. Quem diria que essa mesma Croácia seria a zebra da vez, chegando na raça à sua primeira decisão? Acho que nem o croatas diriam.
Liberté, égalité, Mbappé. Mas deu França. E o adolescente (segundo a Fifa) de 19 anos, Kylian Mbappé, fez a alegria de seu povo, marcando o último gol dos 4 a 2 da França sobre a Croácia na final. Como tem menos de 20 anos, o feito o colocou no clube de Pelé, aquele adolescente de 17 anos lá do primeiro gif desta página. Só que o Pelé fez 2 na final que disputou, e ainda temos esse recorde até 2022. E o simpático Mbappé sabe disso:
The king will always remain king 👑
— Kylian Mbappé (@KMbappe) 16 de julho de 2018