A Copa de Mo Salah e o imaginário coletivo do futebol
Com a ida do craque ao Mundial, perdemos a chance de engordar ainda mais o fabulário em torno do camisa 10 do Egito
Talvez fosse melhor para a própria figura do craque se Mohamed Salah tivesse ficado de fora da Copa do Mundo. Em vez da certeza do malogro, estaríamos todos aumentando ainda mais o fabulário desse egípcio. “Com ele em campo, tudo seria diferente”, bradaríamos enganados.
Vejam vocês que o futebol se debruça muito nesse acaso nunca confirmado.
O se, essa particulazinha miúda da nossa língua, uma conjunção inofensiva, abre espaço para o devaneio, para uma fantasia que nunca vai precisar existir.
Com o se, não há mais qualquer compromisso com a realidade. Basta respeitar um pouco do contexto e pronto – o resto é confabulação.
Nesse sentido, Mohammed Salah e sua temporada de gala no Liverpool, com chances reais de ser o maior artilheiro da história da Premier League, oferecem um combustível irresistível para um grande enredo.
Poderíamos dizer, sem nem enrubescer o rosto, que Salah faria picadinho dos beques uruguaios, que engoliria os russos com a facilidade que um mágico engole espadas e que dançaria feito bailarina sobre a camisa da Arábia Saudita. E ninguém poderia dizer o contrário pelo simples fato do se. Duas letrinhas que escrevem grandes narrativas incertas.
Mas a verdade é que Salah foi para a Copa do Mundo. Não inteiro, mas pela metade, com o ombro lesado e o corpo ainda se recuperando do golpe acintoso de Sérgio Ramos. E o meio Salah até não fez feio, ao contrário: marcou dois gols em seus dois jogos. Mas não foi nem sombra do monstro que a nossa expectativa construiu em segredo.
O Egito perdeu com ele e campo. E também nós perdemos a chance de construir um vulto ainda maior do que Salah pode ser.
Leia também
>> TABELA DA COPA: confira os jogos, datas e grupos
>> Simulador do campeão da Copa do Mundo 2018 na Rússia
>> Copa do Mundo: serviço de TV, agenda de jogos e notícias
###
WhatsApp da Copa do Mundo 2018
A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho. Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples. Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!
A cobertura da Copa no seu celular
- Adicione nosso contato (05541999573379) na sua agenda
- Mande-nos um whatsapp com a palavra COPA
- Baixe o app de mensagens Telegram no Google Play ou na App Store
- Clique e entre no canal da Gazeta do Povo no Telegram:
- Pronto! Você receberá as notícias da Copa do Mundo gratuitamente no seu celular