Fomos criticados por questionar como o coronavírus surgiu

Mas o tempo mostrou que a liberdade de expressão vale a pena

Publicado em:

Atualizado em:

A Gazeta foi um dos poucos espaços no Brasil onde a dúvida sobre como surgiu o novo coronavírus não foi tratada como teoria da conspiração.

Fomos muito criticados por isso. Recebemos algumas mensagens dizendo que estávamos espalhando uma mentira, ou que era ridículo imaginar que o vírus pudesse ter sido produzido em laboratório.

Nos últimos dias, porém, tivemos a certeza de que valeu a pena manter nosso compromisso com a liberdade de expressão. A cobrança de uma explicação clara sobre a origem do coronavírus cresceu e a hipótese de que ele escapou de um laboratório não foi descartada.

Na quarta-feira (26), o assunto chegou à Casa Branca. O presidente dos EUA, Joe Biden, deu 90 dias para suas agências de inteligência chegarem a uma conclusão.

Como surgiu o coronavírus?

Desde o início da pandemia, defendemos que é um direito do mundo todo saber o que aconteceu nos primeiros dias em que surgiu a nova doença em Wuhan, na China.

Resistimos às críticas porque entendemos que ir atrás dos fatos é nossa missão. E estamos acostumados. Já colocaram a Gazeta em uma lista de uma CPI com veículos que espalham fake news (fato retratado quando veio a público), já sofremos punições das redes sociais e até um ataque do Sleeping Giants.

É para manter essa postura que no fim do ano passado lançamos um manifesto pedindo ajuda da comunidade. Esse pedido continua atual: ainda estamos longe do equilíbrio financeiro e nossa voz corre o risco de ser enfraquecida.

O episódio da origem do coronavírus é só mais um exemplo da diferença que faz apoiar um jornal independente e comprometido com seus valores. Não abrimos mão da verdade em nome da conveniência ideológica e estamos prontos a enfrentar o politicamente correto.

No último ano, nossos assinantes puderam ler centenas de notícias e opiniões sobre a pandemia. Algumas descartando a origem laboratorial e outras lançando a dúvida. Não censuramos o debate.

Dois artigos, em particular, fizeram muita diferença na cobertura. Eles estão aqui, para você ter ideia do que estamos falando:

Por que é importante saber se o vírus escapou de um laboratório? Talvez esse seja o caminho para evitar que a tragédia se repita. A comunidade internacional precisa melhorar controles, criar sistemas de alerta mais eficientes e reagir com vigor para evitar uma nova pandemia.

Mas nada disso funciona se uma ditadura em algum lugar estiver acobertando a verdade sobre como surgiu o coronavírus.

Se você entende o valor de uma voz como a da Gazeta do Povo no Brasil, não deixe para expressar seu apoio no futuro. Pode não dar mais tempo.

Um grande abraço,

Equipe Gazeta do Povo