A cultura do cancelamento e a demissão de Alexandre Garcia
Provavelmente você já sabe. Mas vamos lembrar: a cultura do cancelamento atacou novamente. A bola da vez foi o jornalista Alexandre Garcia. Ele foi demitido de uma emissora de TV por expressar opinião.
E logo surge a pergunta: até onde vai essa onda do politicamente correto? É importante que você sabia: aqui na Gazeta do Povo, o Alexandre Garcia continua a ter voz, com colunas diárias e uma newsletter exclusiva.
Afinal, defendemos como ninguém a liberdade de expressão. E é preciso coragem para isso, para contrariar um falso consenso. Coragem para desafiar o escrutínio. Por isso, convidamos você a assistir este vídeo:
Entendeu por que nossos colunistas têm total liberdade para expressarem suas opiniões?
Vamos a um exemplo concreto, também sobre o caso. Veja o que nosso colunista Paulo Polzonoff publicou sobre a demissão de Alexandre Garcia da TV. Polzonoff crava: a demissão de Alexandre Garcia diz muito sobre quem a celebrou.
Na Gazeta, conhecemos bem os efeitos da pressão contra a liberdade. No ano passado, fomos incluídos em uma lista de disseminadores de fake news por uma CPI. Mesmo com nossos mais de 100 anos de serviços prestados, a CPI preferiu confiar em dados de “checadores de conteúdo”. Após nossa manifestação, a Gazeta foi retirada da lista.
Ainda em 2020, fomos alvo da ação de uma milícia virtual que pedia a desmonetização do jornal. A motivação do Sleeping Giants na época foi um posicionamento da Gazeta embasado na ideia de liberdade de expressão.
Os ataques recentes contra a liberdade de expressão serviram para a Gazeta reafirmar seus valores. Eles não mudam de acordo com uma preferência política, ou com os ventos da moda do cancelamento.
Nosso convite agora é para você apoiar nosso trabalho, o do Alexandre Garcia e o do melhor time de colunistas do Brasil.
Assine a Gazeta do Povo e tenha acesso às colunas diárias do Alexandre Garcia e a todo o noticiário que realmente importa.