Metrô de papel

50 anos do primeiro projeto de transporte metroviário para Curitiba

Autor: Osvalter Urbinati e Katia Brembatti

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Jaime Lerner e outros arquitetos e engenheiros do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) desenharam, em 1969, o primeiro projeto de metrô para a cidade. Era uma proposta ousada, baseada no que havia de mais moderno no mundo à época. Teria uma pequena parte enterrada e o restante seria em elevados ou ao nível do solo. A ideia não foi para frente por falta de dinheiro e, também, porque não era a preferida por quem tinha a missão de planejar a cidade. Mas os traçados e os levantamentos daquele projeto serviram de base para todo o sistema de transporte coletivo de Curitiba. A Gazeta do Povo consultou o documento e traz os detalhes da proposta, com algumas intervenções para deixar o material mais colorido e explicativo. Aqui você mergulha na Curitiba de 50 anos atrás – que já se preocupava com congestionamentos.

Como tudo começou

No momento em que São Paulo iniciava as obras do primeiro metrô do Brasil, Curitiba decidiu estudar a possibilidade de fazer um transporte sobre trilhos. Na época, um grupo de arquitetos e engenheiros do IPPUC se dedicou a pesquisar quais soluções estavam sendo aplicadas pelo mundo. São comparadas as características da Europa (cidades antigas e preocupadas com a preservação) e dos Estados Unidos (mais modernas, mas já congestionadas).

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Modelos futuristas

O estudo do IPPUC também tentou se antecipar, pesquisando tendências e também soluções que ainda estavam só na prancheta. Uma das fontes usadas foi o Departamento de Desenvolvimento Habitacional Urbano dos Estados Unidos (HUD), que tentava imaginar como seria o transporte coletivo no futuro. Carros alugados, para transportes em menor quantidade, e passarelas para veículos estão entre os modelos que foram previstos.

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Congestionamentos

O projeto do metrô apontava que a concentração de veículos, principalmente na área central, já era um problema. Por isso, alternativas para diminuir os congestionamentos eram avaliadas. Os mapas de fluxo indicavam os gargalos no trânsito e como o inventivo ao transporte coletivo poderia desafogar as vias.

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O escolhido

Depois de analisar todas as opções, o grupo de engenheiros e arquitetos do projeto de metrô em Curitiba considerou que uma solução que estava em planejamento, na segunda fase experimental, em South Park, em Pittsburgh, no estado norte-americano da Pensilvânia, era a mais adequada para a capital paranaense. Era chamado de Transit Expressway ou Sky-bus, um sistema em elevados, com duas vias, na maior parte do trecho. Só um pequeno pedaço, na região central, seria enterrado e também teria uma porção ao nível do solo. O projeto que serviu de inspiração para Curitiba acabou não sendo implantado em Pittsburgh.

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Alto custo

O velho rival do metrô curitibano já o acompanhava desde os projetos. Analisando uma tabela de comparação de sistemas possíveis de metropolitanos extraídas do projeto, fica difícil apostar no metrô como solução da mobilidade quando comparado ao ônibus, mesmo o modelo mais econômico.

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Uma cidade redesenhada

Gráficos, mapas e diagramas mostram como era a cidade na época. Do fluxo diário de passageiros até o revelador mapa das duas linhas principais do nosso metrô voador. As etapas sequenciais de implantação de linhas de ônibus, metro e como elas funcionariam integradas. E por falar em integração, podemos ver uma projeção de linhas de metrô interligando toda região metropolitana em uma época em que São José do Pinhais não era nem uma região residencial.

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Várias tentativas sem sucesso

A primeira proposta de metrô chegou a ter até uma logomarca, que lembra o desenho das duas principais linhas propostas para o sistema. Depois do projeto de 1969, que foi engavetado por falta de recursos para a construção e também porque não foi considerado o mais adequado para a cidade à época, outros estudos para que Curitiba tivesse transporte sobre trilhos foram realizados. Foram sete tentativas. Uma delas ganhou o nome de Bonde Moderno. O mais recente projeto, que também ganhou uma logomarca e até placa na rua, chegou a ter edital de licitação, mas também não foi pra frente. Atualmente, não há perspectiva de fazer metrô em Curitiba.

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