Memória Escolar do Paraná
Em junho de 2012, a Gazeta do Povo publicou o conteúdo especial "Memória Escolar do Paraná", convidando os leitores a enviarem suas histórias vivenciadas nas escolas antigas do estado. À época, o Paraná tinha mais de 500 escolas centenárias sem programas específicos de preservação.
Por falta de proteção, perderam-se fotografias, atas, boletins e a própria arquitetura escolar. Para virar esta página, o governo do estado iniciou um projeto de restauração dos edifícios antigos, assim como de seus documentos, atendendo, em princípio, as 13 escolas tombadas pelo Patrimônio.
Veja quais eram as escolas:
Colégio Estadual do Paraná
Foto: Antonio More / Gazeta do Povo
O CEP, como é chamado, tem sua origem no Ginásio Paranaense, de meados do século 19. A partir de 1950, ganhou sede nova e imponente, misto de estilo getulista e art nouveau, tendo chegado ao posto de segunda melhor escola pública do Brasil, atrás do D. Pedro II do Rio de Janeiro.
Instituto Est. de Educação Erasmo Pilotto
Foto: Marcelo Andrade / Gazeta do Povo
Escola foi criada no final do século 19 para alavancar a formação de professores no Paraná. São suas parceiras na empreitada os Institutos de Educação de Ponta Grossa e de Paranaguá.
Colégio Est. Dr. Xavier da Silva
Foto: Daniel Caron / Gazeta do Povo
Primeiro grupo escolar do Paraná, com origem em 1903, atendeu, nas primeiras décadas, principalmente os filhos do operariado que vivia na região do Rebouças, antigo bairro industrial ao qual a escola está ligada.
Colégio Estadual Tiradentes
Foto: Antonio More / Gazeta do Povo
Nos inícios do século 20, o velho Tiradentes era sobretudo a escola onde lecionava a professora Júlia Wanderley, um dos mitos da educação no estado. Nos anos 1950, com a inauguração do Centro Cívico, a Tiradentes é deslocada para prédio modernista, em princípio destinado a ser o Museu de História Natural. O projeto é de Rubens Meister, o mesmo que fez o Teatro Guaíra.
Colégio Estadual D. Pedro II
Foto: Antonio More / Gazeta do Povo
Fundada em 1928, bela escola em região nobre de Curitiba obedece a planta replicada em cinco cidades brasileiras. Projeto era uma homenagem ao centenário de nascimento do imperador D. Pedro II.
Grupo Escolar Cruz Machado
Foto: SEED
Ao lado do Xavier da Silva é uma das decanas dos grupos escolares do estado. Primor no estilo eclético, marca da primeira metade do século, pode vir a se tornar sede do Museu Escola.
Centro Est. Ed. Prof. Dr. Brasílio Machado
Foto: SEED
É a segunda mais antiga escola do estado do Paraná; sendo inaugurada em 1995. Em 1912 passa a categoria de Grupo Escolar, sendo transformada em ginásio no ano de 1947.
Col. Estadual Moysés Lupion
Foto: SEED
Nasceu como ginásio, em 1946, com a intervenção do estudioso Brasil Pinheiro Machado. Faz parte de conjunto recentemente tombado do Centro histórico de Antonina.
Col. Estadual Rocha Pombo
Foto: SEED
O Colégio Estadual .Rocha Pombo. foi inaugurado em 1939, logo integrando-se à vida e à história de Antonina, no litoral paranaense.
Colégio Estadual São José
Foto: SEED
Importante instituição do município histórico do Paraná, palco de grandes lutas democráticas, escola é, em certo sentido, extensão do significado da Lapa para a história brasileira.
Inst. Est. de Educ. Dr. Caetano Munhoz da Rocha
Foto: SEED
À maneira do Instituto de Educação Professor Erasmo Pilotto, de Curitiba, o instituto de Paranaguá surgiu para formar professores. Varou o século cumprindo sua missão.
Esc. Estadual Faria Sobrinho
Foto: SEED
Tem suas origens em 1883, em plena monarquia.
Col. Estadual Regente Feijó
Foto: SEED
Colégio funciona desde 1927 e integra a história do município de Ponta Grossa.