Tudo sobre as Eleições 2018
PUBLICIDADE

Como tirar o título de eleitor pela primeira vez?

O documento pode ser solicitado em qualquer período, mas em anos com eleição a regra é diferente. Veja como na Gazeta do Povo!

Como tirar o título de eleitor pela primeira vez?
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Compartilhar

Para obter o título de eleitor pela primeira vez, a pessoa deve fazer a solicitação no cartório eleitoral do seu município. É preciso levar a carteira de identidade ou certidão de nascimento – a exigência é um documento oficial de identidade em que conste o nome dos pais e a nacionalidade brasileira, por isso, a carteira de motorista não pode ser usada. Além disso, é preciso um comprovante de residência emitido nos três meses anteriores e comprovante de quitação do serviço militar, exigido para homens com idade entre 18 e 45 anos. O título de eleitor fica pronto na hora.

O documento pode ser solicitado em qualquer período, mas em anos com eleição a regra é diferente. Só são emitidos os títulos solicitados até 151 dias antes da eleição. Em 2018, o último dia para solicitação é 9 de maio.

Esse processo pode ser agilizado com um pré-atendimento online, o Título Net. Ali, é possível preencher as informações básicas para agendar um horário de atendimento na Justiça Eleitoral ou comparecer a uma unidade em até cinco dias corridos após o requerimento. O objetivo desse serviço é apenas agilizar o atendimento do eleitor.

Quanto eu pago para fazer o título de eleitor ou para tirar a segunda via?

A emissão do título de eleitor, quer seja primeira vez, segunda via, transferência ou revisão, é gratuita, desde que o eleitor esteja em dia com suas obrigações eleitorais.

Compartilhar
PUBLICIDADE